Iron Butterfly

É uma banda americana de hard rock e rock psicodélico. Em 1966, em San Diego, o vocalista Doug Ingle, o baterista Jack Pinney, o baixista Greg Willis e o guitarrista Danny Weis, se reuniam na garagem dos pais de Darryl DeLoach, que no inicio também ensaiava com eles, na Luna Avenue onde se reuniam quase todas as noites. Jerry Penrod e Bruce Morse substituíram Willis e Pinney depois que a banda se mudou para Los Angeles em 1966 e Ron Bushy então entrou quando Morse saiu. Eles se apresentavam no Bido Lito Club na Sunset Strip, no Galaxy Club e no Whisky a Go Go.  Todos, exceto Ingle e Bushy, deixaram a banda após concluir o álbum no final do verão de 1967. O baixista Lee Dorman e o guitarrista Erik Brann de 17 anos foram acrescentados, e retomaram a turnê. Penrod e DeLoach deixaram o grupo depois que Weis também saiu.O primeiro álbum da banda, Heavy, foi lançado em 1968, após a assinatura de um acordo com a ATCO, uma subsidiária da Atlantic Records. O segundo álbum de estúdio da banda, In-A-Gadda-Da-Vida, foi lançado em 14 de junho de 1968. A faixa-título ocupa todo o lado B. O álbum alcançou a posição 4 na Billboard 200.  A banda tinha sido contratada para tocar no Festival de Woodstock, mas eles ficaram presos no aeroporto.

 

O terceiro álbum de estúdio, Ball, foi lançado em 17 de janeiro de 1969. O álbum alcançou o número 3 nas paradas da Billboard 200. Em 1970, Erik Brann saiu da banda e o Iron Butterfly lançou seu quarto álbum de estúdio, Metamorphosis com dois novos membros, o guitarrista Mike Pinera e o guitarrista Larry "Rhino" Reinhardt. O álbum alcançou a posição 16 na Billboard 200. Doug Ingle saiu da banda pouco depois de seu lançamento. Sem um organista, os quatro membros restantes, lançaram o single "Silly Sally" que foi lançado em 1971. O single não alcançou as paradas e o Iron Butterfly se desfez. A banda se separou depois de tocar em um show em 23 de maio. A banda se reformou em 1974 com Ron Bushy e o retorno de Erik Brann, com o baixista Philip Taylor Kramer e com o tecladista Howard Reitzes. O quinto álbum de estúdio, Scorching Beauty, foi lançado em janeiro de 1975, e o sexto álbum, Sun and Steel, lançado em outubro do mesmo ano, falharam comercialmente, não alcançando as paradas. Em dezembro de 1978, o baixista da banda, Keith Ellis morreu na Alemanha. Outra perda ocorreu em 1985, quando o baixista Kurtis Teal morreu devido a um sopro cardíaco. A morte de Teal levou a banda a se dissolver novamente. Em maio de 1988, a formação clássica da banda de 1968 se apresentou na comemoração do 40º aniversário da Atlantic Records no Madison Square Garden, juntamente com o Led Zeppelin.

 

Em 1997, a banda fez uma turnê pela Europa com os membros originais Ingle, Bushy e Dorman, juntamente com o tecladista Derek Hilland e o guitarrista Eric Barnett. Doug Ingle oficialmente se aposentou em 1999, e Larry Rust entrou para a banda como tecladista. Em 3 de outubro de 2002, o vocalista original Darryl DeLoach morreu de câncer de fígado com a idade de 55 anos. Em 25 de julho de 2003, Erik Brann morreu de insuficiência cardíaca com a idade de 52 anos. No início de 2010, um anúncio foi feito que o Iron Butterfly recebeu o prêmio Lifetime Achievement na 20th Annual San Diego Music Awards, que ocorreu em 12 de setembro de 2010. O ex-guitarrista Larry "Rhino" Reinhardt morreu em 2 de janeiro de 2012, aos 63 anos, devido à cirrose hepática. O baixista Lee Dorman morreu devido a problemas cardíacos no dia 21 de dezembro de 2012, com a idade de 70 anos. Após a morte de Dorman, o Iron Butterfly se dissolveu mais uma vez. Em janeiro de 2018, Martin Gerschwitz retornou no lugar de Phil Parlapiano. Em dezembro de 2019, Mike Green e Ray Weston deixaram o Iron Butterfly após um desentendimento. O ex-tecladista Larry Rust morreu pacificamente em sua casa perto de Los Angeles em 25 de novembro de 2016 aos 63 anos. O baixista Greg Willis faleceu em 11 de novembro de 2016. 

 Rockdigital