Jackson Browne

Clyde Jackson Browne nasceu em 9 de outubro de 1948, em Heidelberg, Alemanha. É um cantor, compositor e músico americano. Aos três anos, Browne e sua família se mudaram para Abbey San Encino, no distrito de Highland Park, em Los Angeles. Em sua adolescência, ele começou a cantar canções folclóricas em locais como o Ash Grove e o The Troubador Club. Depois de se formar em 1966, ele se juntou ao Nitty Gritty Dirt Band, se apresentando no Golden Bear, em Huntington Beach, Califórnia, onde abriram para The Lovin 'Spoonful. A banda posteriormente gravou uma série de canções de Browne. Ele também passou um curto período na banda Gentle Soul de sua amiga Pamela Polland. Browne deixou a Dirt Band depois de alguns meses e se mudou para Greenwich Village, Nova York, onde se tornou redator da Elektra Records. Ele passou o restante de 1967 e 1968 em Greenwich Village, onde apoiou Tim Buckley e a cantora Nico do Velvet Underground. Em 1968, após seu rompimento com Nico, Browne voltou para Los Angeles, onde formou uma banda folk com Ned Doheny e Jack Wilce, e conheceu Glenn Frey. Em 1971, Browne assinou um contrato com a Asylum Records e o seu primeiro álbum, Jackson Browne, foi lançado em janeiro de 1972, e alcançou a posição 53 na Billboard 200. O seu segundo álbum, For Everyman, foi lançado em outubro de 1973. O seu terceiro álbum, Late for the Sky, foi lançado em 13 de setembro de 1974, e alcançou a posição 14 na Billboard 200. A faixa-título também foi apresentada no filme Taxi Driver de Martin Scorsese. No outono de 1975, ele fez shows com os Eagles, Linda Ronstadt e Toots and the Maytals.

 

O seu quarto álbum, The Pretender, foi lançado em novembro de 1976, após o suicídio de sua primeira esposa, Phyllis Major. Um ano após a sua morte, o single "Here Come They Tears Again" que ele co-escreveu com Nancy Farnsworth, a mãe de Major, alcançou a posição 23 na Billboard Hot 100. O seu quinto álbum, Running on Empty, foi lançado em 6 de dezembro de 1977, gravado inteiramente em turnê, tornou-se seu maior sucesso comercial. Na primavera de 1978, Browne apareceu no local da usina de reprocessamento nuclear de Barnwell, Carolina do Sul, para realizar um concerto gratuito na noite anterior a uma ação de desobediência civil, ele não participou da ação. Em junho de 1978, ele se apresentou no local de construção da Usina Nuclear da Estação Seabrook em New Hampshire. Logo após o acidente nuclear de Three Mile Island, em março de 1979, Browne se juntou a vários amigos músicos para fundar a organização antinuclear Musicians United for Safe Energy. Ele foi preso protestando contra a Usina Energética Diablo Canyon perto de San Luis Obispo. O seu sexto álbum, Hold Out, foi lançado em 24 de junho de 1980, e alcançou o topo na Billboard 200. O seu único álbum nessa posição. Em 1982, ele lançou o single "Somebody's Baby" na trilha sonora do filme Fast Times at Ridgemont High, que se tornou seu maior sucesso, alcançando a sétima posição na Billboard Hot 100. O seu sétimo álbum, Lawyers in Love, foi lançado em 2 de agosto de 1983. Houve uma mudança perceptível do pessoal para o político em suas letras.

 

O seu oitavo álbum, Lives in the Balance, foi lançado em 18 de fevereiro de 1986, e alcançou a posição 23 na Billboard 200. A faixa-título, "Lives in the Balance", foi um clamor contra as guerras apoiadas pelos EUA na Nicarágua, El Salvador e Guatemala. Durante a década de 1980, Browne se apresentou com frequência em concertos beneficentes por causas que apoiava, incluindo Farm Aid, Anistia Internacional. O seu nono álbum, World in Motion, foi lançado em 6 de junho de 1989. O álbum alcançou a posição 45 na Billboard 200. Ele também se apresentou no  especial de TV Roy Orbison and Friends: A Black and White Night do canal Cinemax de 1988. O seu décimo álbum, I'm Alive, foi lançado em 11 de outubro de 1993. O seu décimo primeiro álbum, Looking East, foi lançado em 13 de fevereiro de 1996, e alcançou a posição 36 na Billboard 200. O seu décimo segundo álbum, The Naked Ride Home, foi lançado em 24 de setembro de 2002, e alcançou a posição 36 na Billboard 200. Em 2004, Browne foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame. O seu décimo terceiro álbum, Time the Conqueror, foi lançado em 23 de setembro de 2008 pela Inside Recordings. O álbum alcançou a posição 20 na Billboard 200, e alcançou o segundo lugar na parada de álbuns independentes da Billboard. O seu décimo quarto álbum, Standing in the Breach, foi lançado em 7 de outubro de 2014. Em 15 de fevereiro de 2016, no 58º Grammy Awards, Browne e os Eagles apresentaram "Take It Easy" em homenagem a Glenn Frey, que havia morrido no mês anterior. 

 Rockdigital