healey.jpg
Jeffrey Healey

 

Norman Jeffrey Healey nasceu no dia 25 de Março de 1966 em Toronto, Ontário, no Canadá. Foi um músico canadense de jazz e de blues rock. Healey foi adotado ainda criança. Quando tinha quase um ano de idade, ele perdeu a visão devido ao retinoblastoma, um câncer raro nos olhos. Seus olhos tiveram que ser removidos cirurgicamente e ele recebeu próteses oculares. Healey começou a tocar guitarra quando tinha três anos, desenvolvendo seu estilo único de tocar o instrumento deitado no colo. Aos 9 anos, seus talentos musicais foram apresentados em uma entrevista no programa infantil Cucumber da TV de Ontario. Quando ele tinha 15 anos, Healey formou a banda Blue Direction, um quarteto que tocava principalmente covers de bandas de bar. Essa banda tocou em vários clubes locais em Toronto, incluindo o Colonial Tavern. Healey foi apresentado a dois músicos, o baixista Joe Rockman e o baterista Tom Stephen, com quem formou um trio, a The Jeff Healey Band. A banda fez sua primeira aparição pública no Birds Nest, localizado no andar superior do Chicago's Diner na Queen Street West em Toronto. Eles receberam um artigo na revista NOW de Toronto e logo tocavam quase todas as noites em clubes locais, como a Grossman's Tavern e o Albert's Hall Blues Club, onde Jeff Healey foi descoberto pelos guitarristas Stevie Ray Vaughan e Albert Collins.

 

Depois de assinar um contrato com a Arista Records em 1988, e o seu primeiro álbum, See the Light, foi lançado em 13 de setembro de 1988, e alcançou a posição 22 na Billboard 200. Apresentava o single "Angel Eyes" que alcançou o quinto lugar na Billboard Hot 100 e a música "Hideaway", que foi nomeado para o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Instrumental de Rock. Enquanto a banda estava gravando o álbum, See the Light, eles também estavam filmando e gravando para a trilha sonora do filme Road House de Patrick Swayze. e atuou, já que a sua banda era uma banda cover no filme. Em 1990, a banda ganhou o Juno Awards de Artista Canadense do Ano. O seu segundo álbum, Hell to Pay, foi lançado em junho de 1990, e alcançou o quinto lugar na Billboard Mainstream Rock. O cover de "While My Guitar Gently Weeps", dos Beatles, tem a participação de George Harrison e Jeff Lynne nos vocais de apoio e violão. O seu quinto álbum, Get Me Some, foi lançado em 3 de julho de 2000. No álbum, Healey começou a concentrar seu talento em uma direção musical diferente, mais próxima do jazz. Ele lançou três CDs de música do jazz americano tradicional das décadas de 1920 e 1930. Ele tinha participado de bandas desse tipo em Toronto desde o início de sua carreira musical. Healey também tocou trompete durante apresentações ao vivo. Seu principal grupo de jazz para turnês e gravações foi o Jazz Wizards.

 

O seu primeiro álbum com essa banda e o seu primeiro álbum solo, Among Friends, foi lançado em 2002. Por muitos anos, Healey fez turnê pela América do Norte e Europa e se apresentou em seu clube, Healey's na Bathurst Street em Toronto, onde tocou com sua banda de blues nas noites de quinta e também com seu grupo de jazz nas tardes de sábado. Ao longo dos anos, Healey fez turnês e se reuniu com muitos artistas conhecidos. Em 11 de janeiro de 2007, ele foi submetido a uma cirurgia para remover tecido metastático de ambos os pulmões. Nos 18 meses anteriores, ele teve dois sarcomas removidos de suas pernas. No dia 2 de março de 2008, Jeffrey Healey faleceu de sarcoma em sua cidade natal, Toronto, aos 41 anos. O seu quinto álbum solo, Mess of Blues, foi lançado em 11 de março de 2008, menos de duas semanas após a sua morte. O álbum completo apresenta a banda que normalmente acompanhava Healey em seu clube, a Jeff Healey's Roadhouse. Em 2009, Healey foi induzido no Hall da Fama de Terry Fox. Em junho de 2011, o Woodford Park em Toronto foi renomeado como Jeff Healey Park em sua homenagem. Em 2014, Healey foi induzido na Calçada da Fama do Canadá. Em setembro de 2016, Jeff Healey foi induzido no Mississauga Music Walk of Fame. Em março de 2016, o seu oitavo álbum póstumo, Heal My Soul, foi lançado em 2016, e a versão Heal My Soul: Deluxe Edition, foi lançado em 2020.