John Miles

John Errington nasceu em Jarrow, County Durham, Inglaterra no dia 23 de abril de 1949. É um vocalista, compositor, guitarrista e tecladista britânico. Quando aluno da Jarrow Grammar School, Miles era membro de uma banda local chamada The Influence, que também incluía Paul Thompson, mais tarde baterista da Roxy Music e Vic Malcolm, mais tarde guitarrista do Geordie. A banda lançou o single "I Want to Live" em 1969. Depois disso, ele formou a The John Miles Set, e iniciando sua carreira solo em 1971. Miles assinou um contrato de gravação com a Decca Records no Reino Unido em 1975, e eles o apresentaram ao produtor Alan Parsons. A primeira música que eles gravaram foi a música "Highfly" que foi lançada como um single, alcançando a posição 17 no Reino Unido e 68 na Billboard Hot 100. A música "Music" foi lançada, e se tornou um hit instantâneo, alcançando a posição 3 no Reino Unido, e 88 nos Estados Unidos. O seu primeiro álbum, Rebel, foi lançado em maio de 1976, e alcançou a posição 171 na Billboard 200. Miles fez várias aparições no programa pop semanal de TV Supersonic. O seu segundo álbum, Stranger in the City, foi lançado em fevereiro de 1977. O seu terceiro álbum, Zaragon, foi lançado em 1978, e alcançou a posição 43 nas paradas britânicas.

 

O seu quarto álbum, More Miles Per Hour, foi lançado em 1979. A maioria de suas músicas foram co-escrita com o baixista do seu grupo de apoio, Bob Marshall. O seu quinto álbum, Miles High, foi lançado em agosto de 1981, sendo o primeiro pela EMI Records. O álbum alcançou a posição 96 na UK Albums Chart. Miles saiu em turnê de 13 datas no Reino Unido para promover o álbum. O seu sexto álbum, Play On, foi lançado em 1983. A EMI prometeu que Miles usaria um dos principais produtores e músicos para o segundo álbum pela gravadora, e eles escolheram Gus Dudgeon. O álbum estava planejado para ser lançado em 1982, mas como Dudgeon não estava disponível no momento, o lançamento foi adiado. Em 1983, uma nova estação de rádio no sul da Inglaterra, a Radio Mercury usou partes da música "Music" para seus jingles. No início de 1984, Miles começou a trabalhar em músicas para seu próximo álbum e saiu em turnê para promover seu álbum atual. No final da primavera de 1984, Miles e Marshall escreveram mais músicas do álbum enquanto seu empresário procurava uma nova gravadora.

 

Em Ibiza, Miles conheceu Phil Carson, executivo da Atlantic Records, e contratou Miles para a gravadora, Valentino Records. O seu sétimo álbum, Transition, foi lançado em 1985, e creditado à John Miles Band. Desde 1985, Miles participa quase todos os anos da Night of the Proms, uma série de shows combinando música pop e música clássica popular, que é realizado anualmente em vários países da Europa. Miles saiu em turnê com Tina Turner em 1987, tocando teclados, guitarra e vocais de apoio em todas as suas turnês, e tocou em vários de seus álbuns. Ele também apareceu no álbum Outrider, de Jimmy Page, lançado em 1988, e tocou órgão Hammond no álbum de Joe Cocker, Night Calls, lançado em 1992. O seu oitavo álbum, Upfront, foi lançado em 1993. Foi seu primeiro álbum em oito anos, porque ele esteve envolvido em vários projetos. Tom and Catherine é um álbum de John Miles lançado em 1999. Sara Murray participa dos vocais principais junto com Miles. O álbum é a trilha sonora de um musical que trata da vida da romancista Catherine Cookson e seu marido Tom Cookson. O musical foi escrito pelo dramaturgo Tom Kelly. Seu primeiro DVD, John Miles - Live in Concert, foi lançado em 2002.

 Rockdigital