kiko.jpg
Kiko Loureiro

Pedro Henrique Loureiro nasceu no Rio de Janeiro no 16 de junho de 1972. É um violonista e guitarrista brasileiro. Loureiro nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado em São Paulo, e começou a estudar música e tocar violão aos 11 anos de idade, iniciando os estudos no violão clássico, mas somente alguns anos mais tarde, após adentrar o mundo do rock progressivo, do heavy metal, do jazz e do fusion, ele descobriria sua verdadeira vocação, e mudou para a guitarra elétrica aos 13 anos, e aos 16 já havia se juntado a duas bandas, Legalize e A Chave, e tocava em boates de São Paulo. Apesar de ser um guitarrista destro, Loureiro é naturalmente canhoto. Como tal, ele passa a maior parte de seus pré-aquecimento concentrando-se em suas técnicas para a mão direita. Aos 19, ele foi co-fundador da banda Angra. Aos 21 anos, ele participou do primeiro show do Angra, que foi dia 17 de Abril de 1993 no Black Jack em São Paulo. Com o aumento da popularidade do power metal, Loureiro fez muito sucesso, tanto no Angra quanto como artista solo. O seu primeiro álbum solo, No Gravity, foi lançado em 10 de março de 2005. Ele gravou com Mike Terrana na bateria. Loureiro gravou todos os instrumentos no álbum. O seu segundo álbum solo, Universo Inverso, foi lançado em 23 de setembro de 2006.

 

No mesmo ano, Loureiro foi eleito o melhor guitarrista do mundo em votação feita pela revista japonesa Burrn!, uma das principais revistas do cenário musical. O álbum é totalmente instrumental, e tem fortes influências do Jazz e da Bossa Nova. Loureiro participou do segundo álbum solo da Tarja Turunen, My Winter Storm, que foi lançado em 19 de novembro de 2007. E também participou do seu primeiro EP, The Seer, que foi lançado em 1 de dezembro de 2008. O seu terceiro álbum solo, Fullblast foi lançado em 25 de março de 2009. Como os outros, foi totalmente instrumental. No mesmo ano, Loureiro também anuncia o seu projeto de fusion, Neural Code, onde a banda explora o rock e o jazz, repletos de ritmos brasileiros. O seu quarto álbum solo, Sounds of Innocence, foi lançado em 2012. Em 2013, Loureiro lança o seu primeiro DVD solo. The White Balance, que foi gravado no Auditório Ibirapuera em São Paulo e o show foi apresentado em três fases, e apresentou os seus estilos preferidos, o rock e o metal, o set acústico e o fusion brasileiro.

 

Além da música, ele também tem se dedicado ao ensino e estudo do music business, marketing musical e desenvolvimento de carreira, palestrando para músicos e corporações em diversos lugares do Brasil e realizando cursos presenciais e online sobre os temas. O Angra lançou o seu oitavo álbum, Secret Garden, em 17 de dezembro de 2014 no Japão e em janeiro de 2015 no Brasil e na Europa. Foi o último álbum da banda a contar com o guitarrista Kiko Loureiro. Em 2 de abril de 2015, foi anunciado que Loureiro se juntou à banda Megadeth, substituindo o guitarrista Chris Broderick.  Em 12 de fevereiro de 2017, Loureiro, junto com Dave Mustaine, David Ellefson e Chris Adler, ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Performance de Metal pela canção "Dystopia" do Megadeth. Loureiro se tornou o primeiro músico brasileiro de rock e heavy metal a receber esse prêmio. O Angra lançou o seu nono álbum, Omni, em 16 de fevereiro de 2018. Foi o primeiro álbum da banda com o guitarrista Marcelo Barbosa que substituiu Kiko Loureiro. Foi eleito o segundo melhor álbum de metal de 2018 pela revista japonesa de heavy metal Burrn!. O seu quinto álbum solo, Código aberto, foi lançado em 2020.