lagum.jpg
Lagum

É uma banda de pop rock e reggae brasileira. Morador de Brumadinho, em Minas Gerais, o vocalista Pedro Calais postou um vídeo de umas de suas composições no Facebook em 2014, na cidade de Belo Horizonte. Um amigo que era promotor de eventos de uma casa de shows visualizou e o incentivou a montar uma banda para se apresentar na casa. Calais decidiu chamar os amigos de infância, que eram seus vizinhos em Brumadinho, os guitarristas Luizinho e o Jorge, o baixista Pepa e o baterista Léo e formaram a banda Lagum. Pepa foi substituído por Francisco Jardim, e o Léo foi substituído pelo baterista Luggi. Luizinho saiu e foi substituído por Otavio Cardoso, conhecido como Zani. A banda iniciou a carreira se apresentando nessa casa de shows da cidade, tocando músicas próprias, que são creditadas a todos da banda. Em 2015 a Red Bull promoveu o Festival Red Bull Break Time Sessions Stage com o objetivo de levar bandas universitárias para se apresentarem em algumas das melhores casas noturnas de São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília e Santa Maria.

 

A banda Lagum ficou entre os finalistas. No mesmo ano a Rádio 98 FM promoveu o Festival Palco 98, e a Lagum foi a grande vencedora e ganhou três meses de veiculação de sua música na programação da rádio. Em 2016, o baterista Breno Braga, conhecido como Tio Wilson, entrou na banda. O seu primeiro álbum de estúdio, Seja o Que Eu Quiser, foi lançado em 8 de maio de 2016 de forma independente. Em fevereiro de 2018, foi lançada uma versão acústica da canção "Deixa" em parceria com a cantora Ana Gabriela. A música, nessa versão, se tornou um sucesso, estando entre as mais tocadas do país, dando visibilidade para a banda participar de programas de TV e assinou um contrato com a Sony Music Brasil. O seu segundo álbum, Coisas da Geração, foi lançado em 14 de junho de 2019. No dia 29 de outubro, a banda ganhou o Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Fiat Argo Experimente, e em 2020 ganhou na categoria Grupo do Ano.

 

No dia 12 de setembro de 2020, a banda com uma nova formação, faria dois shows no formato drive-in na arena Go Dream erguida no estacionamento das Faculdades Milton Campos, em Nova Lima, em Belo Horizonte. No entanto, o baterista Breno Braga, conhecido como Tio Wilson, teve uma indisposição no intervalo entre as duas apresentações e faleceu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, aos 34 anos. A Lagum pretendia lançar o seu próximo álbum em julho de 2020, mas foi adiado devido a pandemia de COVID-19. No dia 29 de agosto do mesmo ano, ocorreu a live da banda no Festival Sarará. O show foi realizado no Estádio Mineirão e teve a participação de vários artistas. A live foi transmitida pelo canal oficial do Festival no Youtube. No dia 2 de outubro de 2020, a banda lançou o single, "Ninguém Me Ensinou", em homenagem ao baterista da banda Tio Wilson. O seu terceiro álbum, Memórias (De Onde Eu Nunca Fui), vai ser lançado em 10 de dezembro de 2021. O baterista Glauco Mendes foi escalado como free lance na banda.