Lobos
Foi uma banda de Rock brasileira. Fundada pelo guitarrista Cássio Tucunduva, em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1965 com a explosão da Beatlemania. Cassio convidou Zé Antonio da Cunha na guitarra base, Roberto Gomes no baixo e o baterista Homero Lara. Com a formação de Dalto e Cristina no vocal, Ronaldo e Cássio nas guitarras, Fábio nos teclados, Francisco no baixo e Cláudio na bateria, a canção “Fanny” na voz de Antonio Quintella, ficou em primeiro lugar durante meses nas rádios, e também gravaram a canção “Cabine Classe A”, na voz de Dalto, no primeiro compacto gravado pela banda em 1969, e lançada em 1970 pela gravadora Savoya de Ed Lincoln. O seu segundo compacto, Compacto II, foi lançado no mesmo ano, com as canções "Cristina" e "Só Vejo Você". O seu primeiro álbum, Miragem, foi lançado no mesmo ano. Logo depois, Dalto foi seguir carreira solo. O tecladista Fábio Motta saiu e entrou Fred Vasconcelos, mudando de orientação musical.
Os Lobos participaram do VII Festival Internacional da Canção em 1972, onde interpretaram a canção "Eu sou eu, Nicuri é o Diabo" de Raul Seixas. Logo em seguida, a banda assinou contrato com a Som Livre. A banda passou por várias formações ao longo dos anos e em 1977 acabou se dissolvendo, por desgaste nos relacionamentos e também pelo desejo dos integrantes de seguirem carreira solo e até outras profissões. A banda apareceu em alguns livros da história do Rock brasileiro, como Histórias secretas do Rock Brasileiro, de Nélio Rodrigues, e Lindo Sonho Delirante, de Bento Araújo. Com essa nova motivação, eles se reuniram em 1991 para relançarem o seu primeiro álbum, Miragem.
Em 2010, a música título desse álbum, foi incluída na trilha sonora do filme 1972, de José Emílio Rondeau e Ana Maria Bahiana. Em 2013, Cássio e Antônio Quintela reuniram a banda para o show De Volta à Estrada, no Teatro Municipal de Niterói, quando foram acompanhados por Denise Pinaud na voz, Rogério Fernandes no contrabaixo, Danielli Espinoso no teclado e Francesco Nizzardelli na bateria. Nesse mesmo ano, Os Lobos teve sua obra lançada em coletânea pela gravadora Discobertas e sua biografia em livro do jornalista Nélio Rodrigues, em evento no Teatro Municipal de Niterói no dia 6 de Setembro.