lynyrd.jpg
Lynyrd Skynyrd

É uma banda americana de southern rock. Em meados de 1966, na cidade portuária de Jacksonville, norte da Flórida. Ronnie Van Zant e um vizinho, Robert Burns, que tinha uma bateria, se juntaram ao colega de escola Gary Rossington que por sua vez, sugeriu o baixista Larry Junstrom. O guitarrista Allen Collins que tinha o amplificador, além de ser colega de escola dos outros integrantes, também se juntou à banda. Começaram a tocar influenciados por country, rock britânico e blues. Nesse período, a banda mudou várias vezes de nome. Durante um show, Ronnie Van Zant anunciou a banda com o nome de Leonard Skinner, o instrutor de ginástica dos então estudantes Ronnie, Gary e Bob na Robert Lee High School em Jacksonville. Em seguida, os membros substituíram as vogais por Y, tornando-se Lynyrd Skynyrd. Passaram a ensaiar numa espécie de barracão de madeira e zinco, tão pequeno e quente que foi apelidado pelos integrantes de Hell House, ao sul de Jacksonville.  O baixista Leon Wilkeson entrou na banda no final da segunda sessão, em 1972. O tecladista Billy Powell também foi contratado. Leon saiu do Skynyrd e o baixista Ed King foi convocado. Depois, quando Leon retornou, encontrou a formação estabelecida com três guitarristas.

 

Em 1973, a banda assina com a MCA Records. O seu primeiro álbum, Lynyrd Skynyrd, foi lançado em 13 de agosto de 1973. O álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. O seu quinto álbum de estúdio, Street Survivors, foi lançado em 17 de outubro de 1977. O álbum alcançou a quinta posição na Billboard 200. O Lynyrd Skynyrd se encontrava num ponto alto de sua carreira, com a entrada de Steve Gaines e uma série de shows antológicos. Decidem trocar o ônibus utilizado nas turnês por um pequeno avião modelo Convair 240 fabricado em 1947. O avião foi apelidado de Free Bird. No dia 20 de outubro, a banda tinha como compromisso um show no Lousiana State University, Baton Rouge, Luisiana. O Convair, com 26 pessoas, a banda, sua equipe e dois tripulantes levantou voo de Greenville, Carolina do Sul, no final da tarde. O avião apresentou problemas e começou a perder altitude. Um dos motores parou durante o voo, e os pilotos tentaram transferir o combustível restante para o outro motor, sem efeito. O avião caiu em uma densa floresta, em uma área pantanosa próxima a Gillsburg, McComb no Mississipi. Na colisão, o avião partiu-se no meio. O guitarrista Steve Gaines, o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray morreram na hora.

 

Ronnie Van Zant foi arremessado contra a fuselagem do avião sofrendo traumatismo craniano, morrendo instantaneamente. Cassie Gaines sofreu um profundo ferimento na garganta e sangrou até a morte nos braços do tecladista Billy Powell. O irmão mais novo de Ronnie, Johnny Van Zant se tornou o novo vocalista da banda quando ela se reuniu novamente em 1987. No dia 23 de janeiro de 1990, o ex-guitarrista, Allen Collins, morreu de pneumonia após passar vários meses doente. Ele tinha 37 anos. No dia 14 de março de 2006, o Lynyrd Skynyrd foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame. No dia 28 de janeiro de 2009, o tecladista Billy Powell morreu em sua casa em Orange Park na Flórida. O músico tinha 56 anos. No dia 7 de maio, o baixista Donald Ean Evans morreu de câncer em sua casa no Mississippi. Ele tinha 48 anos. Ele fazia parte da banda desde 2001, quando substituiu Leon Wilkeson, que morrera em um quarto de hotel naquele ano. O seu décimo terceiro álbum, God & Guns, foi lançado em 29 de setembro de 2009, e alcançou a posição 18 na Billboard 200. O seu décimo quarto álbum, Last Of A Dyin' Breed, foi lançado em 21 de agosto de 2012, e alcançou a posição 14 na Billboard 200. Foi o primeiro álbum a apresentar Peter Keys nos teclados e Johnny Colt no baixo.