top of page
mca.jpg
Móveis Colo... - O Tempo
00:00 / 00:25

 

Foi uma banda brasileira de Pop Rock. A banda foi formada em 1998, em Brasília, por Leonardo Bursztyn na guitarra, Renato Rojas na bateria e Xande Bursztyn no trombone. O nome da banda foi inspirado em um evento histórico fictício da história brasileira, a Revolta do Acaju. Aconteceu por volta do século XVIII, como um suposto conflito unindo índios e portugueses contra os ingleses na Ilha do Bananal. Os ingleses teriam começado a produzir móveis coloniais da madeira local, um cedro de tom avermelhado chamado popularmente de Acaju. Os portugueses saem vitoriosos e resolvem queimar os móveis produzidos pelos ingleses, como uma forma de celebração. As primeiras apresentações da banda foram na Tenda Comunitária da Universidade de Brasília. A participação no Porão do Rock de 2000, garantiu à banda uma série de participações em festivais do Brasil e aparições e na imprensa nacional. O seu primeiro EP, Móveis Coloniais de Acaju, foi lançado em 2001. O saxofonista Rodrigo Montes foi contratado, mas só permaneceu até 2002. Em 2003, a banda se apresentou no Brasília Music Festival. O seu primeiro álbum, Idem, foi lançado em 2005 pela Deck Disc, de forma independente, já com o guitarrista BC sendo acrescentado na formação da banda. O álbum teve boa aceitação do público. No mesmo ano, a banda se apresentou no Curitiba Rock Festival.

 

A banda criou seu próprio festival, o Festival Móveis Convida. A primeira edição foi no final de 2005. Em 2007, eles participaram do Festival Indie Rock, ao lado de bandas nacionais e estrangeiras do gênero. No mesmo ano, a banda lançou o single “Sem Palavras”, que ficou na posição 21 na lista das 50 Melhores Músicas do Ano na revista Rolling Stone. O seu segundo EP, Vai Thomaz No Acaju, foi lançado em 2007, com a participação do guitarrista Gabriel Thomaz. Em 2008, a banda participou do Festival de MPB da UNESP de Ilha Solteira, e realizou uma turnê pela Europa. A última edição do Festival Móveis Convida foi em abril de 2009. A banda lançou o single “Falso Retrato (U-HU)”. O seu segundo álbum, C mpl te, foi lançado em 8 de maio de 2009 pela gravadora Trama. O álbum foi lançado para download gratuito pelo site Álbum Virtual, disponibilizado pela própria Trama, e foi considerado o quinto Melhor álbum do Ano pela revista Rolling Stone. A canção "O Tempo" fez com que a banda fosse indicada ao prêmio de Rock Alternativo no VMB 2009, e fez parte da trilha sonora da novela Araguaia da Rede Globo. O álbum contou com André Gonzales no vocal, BC na guitarra, Beto Mejía na flauta transversal, Eduardo Borém na gaita e teclados, Esdras Nogueira no sax barítono, Paulo Rogério no sax tenor, Xande Bursztyn no trombone, Fabio Pedroza no baixo e Renato Rojas na bateria. Em 2009, a partir de um contato com a Monstro Discos, o Festival Móveis Convida ocorreu também em Goiânia. O seu primeiro DVD, Ao vivo no Auditório Ibirapuera, foi lançado em 2010. Em 2011, a banda se apresentou no Festival Rock In Rio.

 

O seu terceiro álbum de estúdio, De Lá até Aqui, foi lançado em 12 de agosto de 2013 pela Som LivreEm 2014, a banda criou Móveis Axé 90, um evento de carnaval que tinha no repertório sucessos dos anos 90 e a banda se apresentou em palcos de todo o Brasil. O seu documentário musical em DVD, Mobília em Casa - Móveis Coloniais de Acaju e a Cidade, foi lançado em 2014, e foi dirigido e roteirizado por José Eduardo Belmonte. No mesmo ano, o Festival Móveis Convida deixa de ser da banda, sendo organizado somente pelo seu baixista Fabio Pedroza e pelo seu produtor Fabrício Ofuji. Em 2015, a banda se apresentou no Festival João Rock. Em 26 de setembro de 2016, após 18 anos de estrada, a banda anunciou que fará uma pausa por tempo indeterminado em suas atividades. Os shows de despedida da banda, aconteceu nos dias 19 e 20 de novembro, no Teatro Mars, em São Paulo, dia 16 de dezembro no Centro Cultural Imperator, no Rio de Janeiro, e no dia 31 de dezembro de 2016, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em 30 de março de 2020, os ex-integrantes André Gonzales, Beto Mejía, Esdras Nogueira, Fernando Jatobá e Gustavo Dreher retomam parceria no projeto Remobília, que surgiu no final de 2019 como um nome de projeto de show intinerante. O seu primeiro EP, Janelas, foi lançado no final de 2020, e o seu primeiro álbum, Ponto Final, foi lançado em 2022.

Móveis Coloniais de Acaju

bottom of page