Metrô
É uma banda brasileira de Pop Rock. A Gota Suspensa foi fundada em 1978 como uma banda de Rock Progressivo Experimental. Com uma formação mutante, em que participaram vários músicos. A sua última formação foi composta pela atriz e modelo Virginie Boutaud no vocal, Alec Haiat na guitarra, Yann Laouenan nos teclados, Xavier Leblanc no baixo e Dany Roland na bateria. Todos eram colegas franco-brasileiros que estudavam juntos no Liceu Pasteur, Em 1983, eles gravaram uma fita demo para se inscrever no festival interno do Colégio Objetivo, e um produtor independente se interessou pela banda. O seu álbum, A Gota Suspensa, foi lançado em 1983 pela gravadora independente Underground Discos e Artes, com a participação de Tavinho Fialho no baixo no lugar de Xavier e Marcel Zimberg no saxofone e flauta. O sucesso do álbum chamou a atenção de várias gravadoras. Em 1984, A Gota Suspensa trocou seu nome para Metrô, e assumiu um estilo musical Rock Romantico, e assinou um contrato com a CBS Records. O seu primeiro lançamento foi o compacto "Beat Acelerado"/"Sândalo de Dândi".
O seu primeiro álbum, Olhar, foi lançado em 1985 pela Epic Records. O Metrô contribuiu com a canção "Não Dá pra Parar a Música" no álbum da série infantil de TV, Balão Mágico, também lançado em 1985. Apesar de seu imenso sucesso, as intensas e ininterruptas viagens da turnê acabaram implodindo a banda. Parte sentia falta da fase mais experimental. Virginie saiu da banda em 1986, e foi substituída pelo português Pedro Parq. O Metrô seguiu uma direção mais vanguardista e experimental. Pedro propôs mudar o nome de Metrô para Tristes Tigres, mas a Epic Records não permitiu. O seu segundo álbum, A Mão de Mao, foi lançado em 1987 pela CBS Records. Apesar de uma recepção bastante favorável por parte da critica, o álbum foi um fracasso de vendas. O Metrô se separou em 1988. Em 2001, Dany, Yann e Virginie retomaram o trabalho, e gravaram um novo álbum na casa do Dany, no Rio de Janeiro, o seu quarto álbum, Déjà Vu, que foi lançado em novembro de 2002 pela gravadora independente Trama.
Alec decidiu não participar da reunião e foi substituído por André Fonseca. Um ano após o lançamento do álbum, Yann deixou a banda e foi substituído nas apresentações por Donatinho, filho do pianista João Donato. Em 2004, a banda se apresentou no Brasil, na França, Inglaterra, Moçambique e em Portugal. Após essa turnê, os membros do Metrô seguiram novamente outros projetos pessoais. Em 8 de novembro de 2014, fizeram em São Paulo um show em que celebravam o reencontro dos 5 no palco depois de 30 anos, e o 30º aniversário do seu primeiro álbum. Em maio de 2015, o Metrô anunciou uma terceira e definitiva reunião, mais uma vez com sua formação original. O seu show de retorno aconteceria na Virada Cultural de São Paulo em 21 de junho, mas foi cancelado devido à morte do marido de Virginie. A banda se apresentou ao vivo no Domingo Legal no canal SBT em 16 de agosto de 2015, tocando uma canção inédita, "Dando Voltas no Mundo". Em 2016 a banda se apresentou na Virada Cultural de São Paulo, marcando definitivamente o seu retorno.