top of page
oldfield.jpg
Mike Oldfield - Portsmout
00:00 / 00:25
Mike Oldfield

Michael Gordon Oldfield nasceu no dia 15 de Maio de 1953 em Reading, Berkshire. É um músico e compositor inglês de Rock Progressivo. Oldfield aprendeu sozinho a tocar violão. A sua carreira começou em seus primeiros anos de adolescência, tocando violão em clubes locais em Reading. Em 1967, Oldfield e sua irmã Sally, formaram a dupla folclórica The Sallyangie e assinaram um contrato com a Transatlantic Records. O álbum, Children of the Sun, foi lançado em 1968. Depois que o The Sallyangie se separou, Oldfield formou outro duo Barefoot com seu irmão Terry, tocando rock. Em 1970, Oldfield se juntou ao The Whole World. Em setembro de 1971, como músico e baixista do Arthur Louis Band, ele assinou um contrato solo com a Virgin Records. O seu álbum de estreia, Tubular Bells foi lançado em 25 de maio de 1973, e alcançou o topo na UK Albums Chart. Oldfield tocou mais de vinte instrumentos diferentes durante a gravação. No Reino Unido o álbum alcançou a trigésima quarta posição. A faixa-título entrou no Top 10 dos EUA depois que foi usada no filme The Exorcist em 1973. O seu segundo álbum, Hergest Ridge, foi lançado em 1974 e alcançou o topo na UK Albums Chart, e se manteve por três semanas.

 

Oldfield recebeu o Grammy Awards de Melhor Composição Instrumental com a canção "Tubular Bells” do álbum de trilha sonora, Theme from The ExorcistA versão de 1976 de "Portsmouth", de Oldfield, continua sendo seu single de melhor desempenho na parada de singles do Reino Unido, alcançando a terceira posição. Em 1979, Oldfield tocou a trilha sonora do filme The Space Movie, que celebrava o décimo aniversário da missão Apollo 11. Em 1981, Oldfield foi convidado a compor uma peça para o casamento real do Principe Charles e Lady Diana, intitulado "Royal Wedding Anthem". Oldfield começou a compor, com uma série de colaborações com vários vocalistas ao lado de seus solos de guitarra característicos. A sua composição mais bem sucedida nas paradas pop da Billboard nesse período foi a canção "Family Man" interpretada por Hall & Oates, que foi lançado como o terceiro single do álbum, ele alcançou o Top 10. O seu décimo segundo álbum, Earth Moving, foi lançado em julho de 1989 e foi um sucesso moderado. O álbum foi o primeiro a consistir apenas de canções Rock e Pop, e foi um momento de muito atrito com sua gravadora. O seu décimo quinto álbum, Tubular Bells II, foi o seu primeiro trabalho com a Warner Bros.. O álbum foi o seu terceiro trabalho no topo na UK Albums Chart. Em 1994, o asteroide, 5656 Oldfield, recebeu esse nome em homenagem ao músico.

 

O seu décimo oitavo álbum, Tubular Bells III, foi lançado em 1998 pela Warner Music UK. Uma sequência do álbum Tubular Bells de 1973 para comemorar o seu vigésimo quinto aniversário. Em 2003, a Oldfield lançou o álbum, Tubular Bells 2003, uma regravação do original. O álbum foi feito para consertar muitas imperfeições do original devido às tecnologias de gravação do início dos anos 70 e às limitações de tempo que ele poderia passar no estúdio de gravação. O  seu vigésimo terceiro álbum, Light + Shade, foi lançado em 26 de setembro de 2005 como um álbum duplo, e foi o primeiro trabalho lançado pela Mercury Records. O seu vigésimo quarto álbum, Music of the Spheres, foi lançado em 14 de março de 2008, O álbum liderou a parada de clássico do Reino Unido e alcançou a nona posição na UK Album Chart. Oldfield se apresentou na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O seu vigésimo quinto álbum, Man on the Rocks, foi lançado em 3 de março de 2014 pela Virgin EMI. O álbum marca o retorno de Oldfield para a Virgin, através da fusão da Mercury Records UK e da Virgin Records após a compra da EMI pela Universal Music. O seu vigésimo sexto álbum, Return to Ommadawn, foi lançado em 20 de janeiro de 2017 e alcançou a quarta posição na UK Album Chart

bottom of page