top of page
novos_baianos.jpg
Novos Baianos - Acabou Chorare
00:00 / 00:25
Novos Baianos

É uma banda brasileira de Rock e Frevo. Em 1969, com o espetáculo O Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio Universal, no Teatro Vila Velha, em Salvador, na Bahia, onde pela primeira vez se apresentaram juntos, Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira, Baby Consuelo, e Pepeu Gomes. Moraes Moreira foi apresentado a Tom Zé, que era amigo de Galvão. Baby Consuelo conheceu os dois em um bar, enquanto passava as férias em Salvador. Mais tarde, Paulinho Boca de Cantor conheceu os três, e se uniu a eles. Dos membros que formariam o grupo mais tarde, apenas Pepeu Gomes era músico profissional e havia passado por diversas bandas anteriormente. Nas apresentações em palco e gravações, a banda era inicialmente composto de um quarteto, acompanhado pelo grupo Os Leifs, mais tarde renomeado, A Cor do Som, onde Pepeu Gomes foi o guitarrista. Pepeu foi incorporado definitivamente a banda após seu casamento com a Baby Consuelo. Em 1969, a banda se inscreveu para o V Festival de Música Popular Brasileira com a canção "De Vera". A origem do nome da banda surgiu em decorrência de uma apresentação na Rede Record, quando, ainda sem nome definido para o grupo, o coordenador do festival, Marcos Antônio Riso gritou: Chama aí esses novos baianos!A banda assinou um contrato com a gravadora RGE, onde lançaram um compacto simples, "De Vera"/"Colégio de Aplicação".

 

O seu primeiro álbum, É Ferro na Boneca, foi lançado em 1970. Com a desclassificação de "Vera" do Festival da Record, Os Novos Baianos resolveram partir para o Rio de Janeiro. Em 1971, gravaram o segundo compacto simples, "Volta que o Mundo dá". O segundo álbum, Acabou Chorare, foi lançado em 1972 pela Som Livre. Em Jacarepaguá, alugaram um sítio apelidado de "Cantinho do Vovô". Eles viviam de forma quase anárquica em pleno regime militar. O seu terceiro álbum, Novos Baianos F.C., foi lançado em 1973 pela Continental Discos.O álbum ganhou um filme homônimo de Solano Ribeiro. Os Novos Baianos se mudam novamente, para uma fazenda em São Paulo, a convite de um executivo da Continental, e o seu quarto álbum, Novos Baianos, mais conhecido por Alunte, foi lançado em 1974. O álbum não foi bem recebido quanto os anteriores, o que levou a um desentendimento com a gravadora, e Moraes Moreira resolveu partir para a carreira solo. O seu quinto álbum, Vamos pro Mundo, foi lançado no mesmo ano pela Som LivreO seu sexto álbum, Caia na Estrada e Perigas Ver, foi lançado em 1976 pela Tapecar. O seu sétimo álbum, Praga de Baiano, foi lançado em 1977, já enfraquecidos pelo processo inicial das carreiras solo de Paulinho, Pepeu e Baby. A banda se tornou a atração dos trios-elétricos, e Baby Consuelo foi a primeira cantora desse tipo de evento. O seu oitavo álbum, Farol da Barra, foi lançado em 1978 pela CBS, e homenageia os compositores Ary Barroso e Dorival Caymmi.

 

No ano seguinte a banda encerra suas atividades. Em 1987, Baby, Pepeu e Paulinho se reuniram em uma apresentação única no Teatro Castro Alves. Em 1990, a reunião aconteceu em um trio elétrico nas ruas de Salvador. Nesse mesmo ano, Pepeu e Moraes gravam dois álbuns juntos. A banda também se reuniu em meados da década de 1990 para uma apresentação com Marisa Monte, que apoiou o retorno da banda aos estúdios. Em 1997, a banda reúne sua formação original e o seu primeiro álbum ao vivo, Infinito Circular, foi lançado em 1997 pela Globo Polydor. Em 2009, durante o carnaval de Salvador, eles se reuniram novamente para duas apresentações a bordo do trio elétrico Os Novos Baianos. Também em 2009 o grupo se apresentou na Virada Cultural em São Paulo. Os Novos Baianos, com Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, se apresentaram em Salvador com a Turnê Acabou Chorare, no dia 11 de fevereiro de 2017. O seu segundo álbum ao vivo, Acabou Chorare - Novos Baianos Se Encontram, foi lançado em 2017 pela Som LivreMoraes Moreira faleceu no dia 13 de abril de 2020, após sofrer um Infarto Agudo do Miocárdio, em sua casa no Rio de JaneiroLuiz Galvão faleceu no dia 23 de outubro de 2022, aos 87 anos. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Incor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, em São Paulo, desde o dia 19 de setembro.

bottom of page