top of page
o-surto.jpg
O Surto - A Cera (Pirou o Cabeção)
00:00 / 00:25
O Surto

 

Foi uma banda brasileira de Hardcore. A Banda foi formada em 1994 em Fortaleza, no Ceará, pelo vocalista Reges Castro, conhecido como Reges Bolo, o guitarrista Zé Wilclei, o baixista Franklin Roosevelt e o baterista Jucian Carlos. O seu primeiro álbum, O surto, foi lançado em 1997 de forma independente em 1997. Com o sucesso do álbum, a banda se apresentou no Skol Rock Festival de 1998, sendo ovacionada como a melhor apresentação do festival. A boa apresentação despertou o interesse da Virgin Records, que assinou um contrato com a banda. A banda foi para São Paulo, onde conheceu os integrantes dos Raimundos, para quem abriu vários shows. O seu segundo álbum, Todo Mundo Doido, foi lançado em 2001, com Reges Bolo, o baixista Leandro Estevão, os guitarristas Gelson Cherazzy e Rodolfo Zarbinatti, e o baterista Marcos Morini.

 

A canção “A cera (Pirou o cabeção)” foi a música mais executada nas rádios brasileiras em 2001. Com o sucesso do álbum, a banda foi convidada a se apresentar no Festival Rock in Rio 3. O sucesso do álbum foi tão grande que a banda participou de programas de TV em diversas emissoras, além de festivais por todo o país e uma série de 5 shows no Japão. O seu terceiro álbum, Equalizando as Idéias, foi lançado em 2002. A canção “O Veneno” foi uma das músicas mais executadas por todo o Brasil, e seu videoclipe foi um dos mais executados na MTV Brasil. O baixista Marcelo Magal entrou para banda, logo após o fim da banda Rodox em 2006. O seu quarto álbum, De onde foi que paramos mesmo?, foi lançado em 2007. Em 2008, Magal saiu da banda.

 

Após um hiato, a banda retornou em 2021 com o projeto O SURTO 20 anos, em comemoração aos 20 anos do álbum, Todo Mundo Doido. Guilherme Expoleta assumiu a bateria e Alex Guterres assumiu a guitarra, e a banda lançou o single “JAH”, pela SOMA Records. O baixista Franklin Medeiros foi substituído por Chicano Fernandes, e o guitarrista Marvin Portello assumiu a vaga Alex Guterres. Em 2023, a formação atual da banda contou com Reges Bolo, o baixista e humorista Franklin Medeiros, o baterista Markão Morini e o guitarrista Giuliano Giarolo. No dia 24 de abril de 2023, o vocalista Reges Bolo, foi encontrado morto em sua residência em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, aos 52 anos.

bottom of page