top of page
o-teatro-magico.jpg
O Teatro Mágico - Nosso Pequeno Castelo
00:00 / 04:26
O Teatro Mágico

É um grupo musical brasileiro de MPB e Indie Rock. O grupo foi criado na cidade de Osasco, em São Paulo por Fernando Anitelli, ator, músico e compositor. A equipe que o acompanha foi formada em dezembro de 2003 por Daniel Santiago na guitarra, Fernando Rosa no baixo, Rafael dos Santos na bateria, e por amigos e artistas que acreditaram no projeto. O grupo trabalha sem apoio de gravadoras ou campanhas midiáticas. Foram os recordistas em público na Virada Cultural de São Paulo nos anos 2007 e 2008. O seu primeiro álbum, Entrada para Raros, foi lançado em 2003 de forma independente. O álbum foi inspirado no best seller O Lobo da Estepe do escritor alemão Hermann Hesse. O seu primeiro DVD, Fragmentos III,  foi lançado em 2007. O DVD foi gravado ao vivo em outubro de 2007 em São Caetano do Sul. O DVD conta ainda com quatro clipes. O seu segundo DVD, Entrada para Raros - Ao Vivo, foi lançado em 2008. O DVD foi gravado ao vivo em dezembro de 2007 no Espaço das Américas, em São Paulo. Em 19 de abril de 2008, o grupo se apresentou no programa Altas Horas, da Rede Globo, com uma apresentação circense, cantando "Camarada d'água". O seu segundo álbum de estúdio, O Teatro Mágico: Segundo Ato, foi lançado em 18 de Junho de 2008 de forma independente.

 

No dia 28 de março de 2009, voltaram a se apresentar no programa Altas Horas, cantando duas canções do segundo álbum, "Pena" e "Mérito e o Monstro". O seu terceiro DVD, Segundo Ato - Ao Vivo, foi lançado em 2009. O DVD é uma parceria da banda com o programa Toca Brasil do instituto Itaú Cultural. Foi gravado ao vivo em maio de 2009 no espaço do instituto em São Paulo. No dia 24 de abril de 2010, o grupo participou da novela Viver A Vida da Rede Globo. Eles foram convidados pelo diretor de núcleo, Jayme Monjardim, e se apresentaram na inauguração de um restaurante da trama, executando as músicas "O Anjo mais velho" e "Pena". O seu terceiro álbum, A Sociedade do Espetáculo, foi lançado em 2011 de forma independente. Fernando Anitelli lança o seu álbum solo, As Claves da Gaveta, foi lançado em 12 de abril de 2011. Em 2012, a canção "Nosso Pequeno Castelo", do grupo foi indicado ao Hit do Ano pela MTV Video Music Brasil. Em 2013, o grupo fez participação especial no último capítulo da novela Flor do Caribe da Rede Globo. Neste mesmo ano, O Teatro Mágico faz uma participação especial na música “Presságio”, da banda Gloria, no álbum, [Re]nascido em ChamasO seu quarto DVD, Recombinando Atos - Ao Vivo em São Paulo, foi lançado em 2013 pela Zaluzejo Comercial.

 

Traz canções do terceiro álbum, e também canções dos trabalhos mais antigos do grupo com uma nova roupagem, além de trazer faixas inéditas. O DVD foi gravado no dia 2 de novembro de 2012 no Credicard Hall, em São PauloO seu quarto álbum, Grão do Corpo, foi lançado em 15 de abril de 2014 de forma independente. Em 2015, as músicas "Nosso Pequeno Castelo" e "Folia No Meu Quarto" entrou na trilha-sonora da telenovela infanto-juvenil Cúmplices de um Resgate do SBT. O seu quinto álbum de estúdio, Allehop, foi lançado em 25 de abril de 2016 de forma independente. O álbum marca uma mudança no estilo musical do grupo, abordando um som eletrônico dos anos 80 puxado ao Synthpop, diferente do Indie Folk com influências MPB de seus trabalhos anteriores. O seu sexto álbum de estúdio, Luzente, foi lançado em 18 de março de 2022 de forma independente. O álbum foi definido pelo grupo como dançante, pop e moderno, marca um retorno ao estilo musical do grupo, Indie Folk com influências MPB, mas ainda abordando características do álbum anterior. O álbum foi realizado com recursos do ProAC - Programa de Ação Cultural e Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

bottom of page