oficina-g3.jpg
Oficina G3

É uma banda brasileira de Rock e Metal Cristã. A banda teve início na década de 1980 na cidade de São Paulo, com o surgimento de várias bandas de rock cristão no Brasil, intensificado pelo movimento gospel, que difundiu o gênero pelo país. Em 1987, na Igreja Cristo Salva, em São Paulo, Juninho Afram, Walter Lopes, Wagner García e Tulio Regis, frequentadores do local, se juntaram e formaram a banda, a fim de suprir a necessidade de mais músicos naquela congregação. Eles formaram assim o Grupo 3 daquela igreja, com Luciano Manga, além dos músicos convidados James Conway na guitarra, e Márcio Woody de Carvalho no teclado. A banda foi denominada como G3, abreviatura de Grupo 3, pelo fato de que eram o terceiro grupo de louvor da Igreja Cristo Salva. Mais tarde, resolveram mudar de nome e escolheram Oficina. Por essa época, a banda se inscreveu num concurso de talentos cristãos sob o nome Oficina G3, nome provisoriamente adotado por uma sugestão de um amigo dos integrantes da banda. Na ocasião, a banda participaria em um evento chamado Terça Gospel, no Dama Shock, em São Paulo, junto a outras bandas, onde ganharam uma certa relevância. Posteriormente os membros da banda passaram a frequentar a Igreja Metodista de Santo Amaro e tocar na Renascer em Cristo onde foram contratados pela Gospel Records. Por esse tempo a banda ganhou alguma notoriedade pelo seu estilo hard rock, que era algo raro no meio da música cristã brasileira. Em 1990 a banda lançou o seu primeiro trabalho, o álbum, Ao Vivo, gravado em uma apresentação no Dama Shock. Passado algum tempo, o baixista Wagner García e o vocalista Túlio Régis saíram, sendo substituído por Duca Tambasco como único vocalista. O seu primeiro álbum de estúdio, Nada É Tão Novo, Nada É Tão Velho, foi lançado em 1993 pela Gospel Records. O seu segundo álbum, Indiferença, foi lançado somente em 1996, com a entrada Jean Carllos nos teclados. Após o lançamento do álbum, Luciano Manga saiu da banda. Por conta do fato, Manga e os membros do Oficina G3 escolheram PG, que era membro da igreja ao qual faziam parte para assumir a posição de vocalista. Assim que PG ingressou, Luciano Manga se retirou da banda.

 

Para comemorar dez anos de carreira, o seu terceiro álbum, Acústico, foi lançado em 1998. Um ano depois, lançou o álbum ao vivo, Acústico ao Vivo. A banda assinou contrato com a MK Music, e saindo da Gospel Records, perdendo os direitos autorais de todas as músicas. A entrada do Oficina G3 no cast da MK Music coincidiu com a saída da banda Catedral da mesma. O seu quarto álbum, O Tempo, foi lançado em outubro de 2000, se tornando um grande sucesso comercial, com vídeos musicais da banda sendo apresentados no canal Multishow e na MTV Brasil. Em 2001, a banda participou do Rock in Rio 3. O baterista Walter Lopes deixou a banda por motivos pessoais, entrando em seu lugar o irmão de PG, Johnny Mazza, como freelancer que permaneceu até o final de julho de 2002. Após a saída de Mazza, Lufe assume a bateria da banda, mas também não como integrante oficial. O seu álbum, Humanos, foi lançado em 11 de setembro de 2002. Em junho de 2003, PG também decidiu sair da banda para se dedicar à carreira pastoral e carreira solo. Por conta de tais mudanças na estrutura interna da banda, Juninho Afram assumiu o vocal enquanto a banda procurava um novo membro. O seu sexto álbum, Além do que os Olhos Podem Ver, foi lançado em 17 de fevereiro de 2005. O álbum foi indicado ao Grammy Awards Latino na categoria Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa. Após a turnê do álbum, Déio Tambasco retornou à banda Katsbarnea, que estava sendo reformulada, e Lufe deixou de tocar com a banda em novembro de 2006. Por conta da saída dos dois músicos, a banda convidou Alexandre Aposan e Celso Machado. Com essa formação, a banda entrou em estúdio para gravar um álbum comemorativo dos seus vinte anos de carreira. O seu sétimo álbum, Elektracustika, foi lançado em 21 de maio de 2007, em formato acústico. O trabalho, apesar de incompreendido pelo público, chegou a concorrer ao Grammy Awards Latino. Com uma presença maior de Jean Carllos e Duca Tambasco nos vocais, a banda fez uma pequena turnê nos EUA. Posteriormente, a banda anunciou oficialmente a entrada do vocalista Mauro Henrique, que já estava a um tempo com a banda, inclusive fazendo participações especiais em shows.

 

O seu oitavo álbum, Depois da Guerra, foi lançado em dezembro de 2008. A banda gravou o clipe da canção "Incondicional" em maio de 2009, e foi lançada em 35mm digital HD, alcançando milhões de visualizações no YouTube. Tempos depois, o álbum foi premiado no Grammy Awards Latino na categoria Melhor álbum cristão em Língua Portuguesa, e recebeu comentários positivos do público em geral, tanto cristão quanto não-religioso. O seu DVD ao vivo, D.D.G. Experience, foi gravado numa usina abandonada, na cidade de Santa Bárbara d'Oeste nos dias 25 e 26 de julho de 2009. Em 2011, a banda encerra a turnê DDG e anuncia a YourTourG3. O repertório foi escolhido pelo público através da internet e consequentemente trouxe várias canções da banda, incluindo antigas. Neste mesmo ano, em 16 de agosto, o Oficina G3 anunciou, oficialmente, a entrada de Alexandre Aposan como baterista. Em agosto de 2012, a banda foi para Londres, onde iniciou as gravações do álbum, Histórias e Bicicletas (Reflexões, Encontros e Esperança), que foi lançado em 30 de abril de 2013. O projeto foi dedicado à ex-esposa de Mauro Henrique, Jaky Dantas, que morreu de câncer meses antes da gravação. Em julho do mesmo ano, o baterista Alexandre Aposan anunciou sua saída da banda, e desde então, o Oficina G3 não definiu oficialmente nenhum baterista em seu lugar. Após isso, a banda passou a atuar com o baterista contratado Maick Souza. Em 2016, Mauro Henrique anunciou que a banda encerrou contrato com a MK Music. Em 25 de setembro de 2017, a banda comunicou oficialmente um hiato e fez shows até o final do mesmo ano. A última data prevista, ocorrida em São Paulo foi em dezembro, com as participações de Walter Lopes, PG, Luciano Manga, Alexandre Aposan, Déio Tambasco e Lufe. Apesar disso, a banda chegou a se apresentar novamente em 2018 em um show beneficente para ajudar o ex-vocalista Túlio Regis, diagnosticado com câncer. Em 2020 foi anunciado no canal do YouTube da banda que o vocalista Mauro Henrique saiu do Oficina G3