oliver.jpg
Oliver

William Oliver Swofford nasceu no dia 22 de fevereiro de 1945, em North Wilkesboro, Carolina do Norte, EUA. Foi um cantor pop americano. Ele frequentou a University of North Carolina em Chapel Hill a partir de 1963 e começou a cantar como estudante de graduação. Integrou dois grupos musicais populares, o The Virginians e, mais tarde, o The Good Earth, e era então conhecido como Bill Swofford. O seu primeiro álbum, Good morning Starshine, foi lançado em 1969 pela Crewe Records. O álbum alcançou a posição 19 na Billboard 200. O single "Good Morning Starshine" fez parte do musical Hair, e alcançou o terceiro lugar na Billboard Hot 100, e foi premiado com um disco de ouro. O single "Jean" foi tema do filme The Prime of Miss Jean Brodie, que ganhou o Oscar, e alcançou o segundo lugar na Billboard Hot 100 e alcançou o primeiro lugar na Billboard Easy Listening, rendendo a Oliver seu segundo disco de ouro. Ele apresentou os dois sucessos em uma série de programas de variedades de TV e especiais no final dos anos 1960, incluindo The Ed Sullivan Show. Oliver teve um sucesso comercial mais modesto, com o single "Sunday Mornin'" em 1969, que alcançou a posição 35 na Billboard Hot 100 e na posição 14 na Billboard Adult & Contemporary.

 

O seu segundo álbum de estúdio, Again, foi lançado em 1970 pela Crewe Records. O álbum alcançou a posição 71 na Billboard 200. A canção "Angelica" alcançou a posição 26 na Billboard Adult Contemporary Chart e a posição 97 na Billboard Hot 100. O single "I Can Remember" alcançou o número 24 na Billboard Adult Contemporary Chart. Em 1971, Oliver grava um dueto com Lesley Gore, "Come Softly to Me", onde ele foi anunciado como Billy n 'Sue no single. O seu terceiro álbum, Prisms, foi lançado em 1971 pela United Artists Records. O single "Light the Way", foi composta por Eric Carmen. O último single de Oliver a entrar nas paradas de música pop foi seu cover "Early Morning Rain", de 1971, que alcançou a posição 38 na Billboard Easy Listening. Como o produtor Bob Crewe preferia arranjos musicais elaboradamente orquestrados e Oliver preferia um som folk mais simples, essas diferenças criativas os levaram a se separar em 1971. Oliver lança o single "Everybody I Love You" / "I Am Reaching" em 1973 pela Paramount Records. Retomando o nome Bill Oliver Swofford, o cantor percorreu centenas de campi universitários no leste e sul dos EUA em 1976 e 1977.

 

Ele participou em vários álbuns de seus amigos nas sessões de gravação. Apesar de seus talentos, Swofford desistiu de sua carreira musical, e em 1983, a revista People publicou um artigo sobre Swofford, descrevendo-o como um pai casado e feliz que mantinha distância da indústria musical, trabalhando em vendas para uma nova construtora. Durante os últimos dez anos de sua vida, ele serviu como presidente da American Heart Association em North Louisiana. Ele atuou como diretor musical para várias igrejas em Shreveport e de vez em quando se apresentava como Oliver para arrecadar fundos. Por vários anos, em meados da década de 1990, ele foi tratado para a síndrome de Sjögren, antes de ser diagnosticado com linfoma não-Hodgkin. Quando a doença foi confirmada, ela havia se espalhado por todo o corpo, dando pouca esperança de uma remissão completa. Em 1999, seu irmão John doou sua medula óssea para um transplante para tentar salvar a vida de Bill. No entanto, ele morreu dez meses depois, no dia 12 de fevereiro de 2000, dez dias antes de completar 55 anos. Oliver foi induzido no North Carolina Music Hall of Fame em 2010.