Os Mutantes
É uma banda brasileira de Rock Psicodélico. Em 1964, os irmãos Arnaldo Baptista e Cláudio César Dias Baptista, juntamente com Raphael Vilardi e Roberto Loyola, fundaram a banda The Wooden Faces. Um ano depois, conheceram e convidaram Rita Lee, da Teenage Singers para integrar a banda, e também Sérgio Baptista. A nova banda passou a se chamar Six Sided Rockers, e depois mudou o nome para O´Seis. Em 1966, eles gravaram o compacto simples "Suicida"/"Apocalipse" pela Continental. Ainda naquele ano, Cláudio César, Raphael e Roberto saíram da banda. e Arnaldo, Rita e Sérgio mantiveram a banda. O cantor e apresentador Ronnie Von não gostou do nome da banda e sugeriu Os Mutantes. Em 15 de outubro de 1966, eles estrearam no programa O Pequeno Mundo de Ronnie Von na TV Record. Em 1967, eles conheceram o maestro, Rogério Duprat, que ajudou a banda a participar do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, como banda de apoio da canção, "Bom Dia", com Nana Caymmi e "Domingo no Parque", com Gilberto Gil, que alcançou o segundo lugar no Festival. O trio assinou um contrato com a Polydor, e o seu primeiro álbum, Os Mutantes, foi lançado em 1968. Também naquele ano, a banda participou, ao lado de vários artistas, do álbum-manifesto, Tropicalia ou Panis et Circencis, do movimento tropicalista. Em setembro, eles participaram do III Festival Internacional da Canção da TV Globo, interpretando "Caminhante Noturno", que foi classificada na sétimo posição. Os Mutantes acompanharam Caetano Veloso como sua banda de apoio na final paulista do FIC, realizada no Teatro da Universidade Católica de São Paulo. A canção, "É Proibido Proibir" de Caetano foi recebida sob intensas vaias pela plateia que lotava o auditório. No final do ano, os Mutantes estiveram no IV Festival da Música Popular Brasileira, defendendo "Dom Quixote" e "2001", essa última uma parceria de Rita Lee com Tom Zé.
No ano seguinte, os Mutantes excursionaram pela França. O seu segundo álbum, Mutantes, foi lançado em fevereiro de 1969, já com a participação do baterista Dinho Leme e do baixista Liminha. No final de 1969, a banda defendeu a canção "Ando Meio Desligado" no IV Festival Internacional da Canção. O seu terceiro álbum, A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado, foi lançado em março de 1970. No final daquele ano, os Mutantes retornam à França para realizar algumas apresentações. Eles aproveitaram para gravar algumas canções principalmente em inglês para atrair o público internacional. Mas a Polydor desistiu do projeto mesmo com um álbum inteiro já gravado. O seu quarto álbum Jardim Elétrico, foi lançado em 1971, no qual foram utilizados alguns instrumentos fabricados por Cláudio Baptista. Em 30 de dezembro de 1971, Rita Lee e Arnaldo se casaram. Na volta da lua-de-mel, o casal rasgou a certidão de casamento no programa de TV da apresentadora Hebe Camargo. O seu quinto álbum, Mutantes e Seus Cometas no País dos Baurets, foi lançado em maio de 1972. A banda tentou convencer a Polydor a lançar mais um álbum naquele ano, mas a gravadora estava interessada em lançar a carreira solo de Rita Lee, que acabou sendo expulsa da banda por Arnaldo, devido ao fim do seu casamento. O seu sexto álbum, O A e o Z, foi gravado em 1973, mas só foi lançado em 1992 pela Philips, já em formato de CD. Todas as suas faixas foram compostas e executadas sob o efeito de ácido lisérgico (LSD), o que desagradou a Polydor, que não aprovou o trabalho, e decidiu demitir a banda. Arnaldo deixou a banda, seguido pelo baterista Dinho. Depois de uma briga com os demais integrantes, o baixista Liminha foi o próximo a sair. Sérgio Dias decidiu manter a banda com uma nova formação e conseguiu um contrato com a Som Livre.
O seu sétimo álbum, Tudo Foi Feito pelo Sol, foi lançado em 1974, somente com o guitarrista Sérgio Dias da formação original. O álbum foi um retorno ao Rock Progressivo. O seu primeiro álbum ao vivo, Mutantes Ao Vivo, foi lançado em 1977, e foi gravado no MAM do Rio de Janeiro. Em 1978, Sérgio decidiu terminar com a banda. O seu oitavo álbum, Tecnicolor, foi gravado no Des Dames Studio em Paris, em novembro de 1970, durante a sua segunda visita à França, mas só foi lançado em abril de 2000 pela gravadora Universal. O álbum contém versões de várias músicas já gravadas, em inglês, francês, castelhano e português. Em 2006, os Mutantes foram homenageados na mostra Tropicália - A Revolution in Brazilian Culture, no Barbican Hall, em Londres. A cantora Zélia Duncan cantou no lugar de Rita Lee. A primeira apresentação com a nova formação, foi no dia 22 de maio em Londres. O seu segundo álbum ao vivo, Mutantes Ao Vivo - Barbican Theatre, Londres 2006, foi lançado no mesmo ano. Depois do concerto, os Mutantes seguiram a temporada nos EUA. Em 25 de janeiro de 2007, a banda faz a sua primeira apresentação no Brasil depois de quase 30 anos. O concerto fez parte dos festejos do 453º aniversário da cidade de São Paulo no Museu do Ipiranga. Em seguida, realizaram uma turnê pelo Brasil. Em setembro daquele ano, Zélia Duncan e Arnaldo Baptista anunciaram as suas saídas da banda. Sérgio Dias e Dinho Leme mantiveram a banda, dessa vez com Bia Mendes nos vocais. O seu nono álbum, Haih or Amortecedor, foi lançado em 2009 pela ANTI- Records. O seu décimo álbum, Fool Metal Jack, foi lançado em 30 de abril de 2013 pela gravadora americana Krian Music Group. O seu décimo primeiro álbum de estúdio, Zzyzx, foi lançado em 24 de janeiro de 2020 pelo selo Jardim Elétrico, e com os vocais de Esméria Bulgari.