top of page
oswaldo.jpg
Oswaldo Montenegro - Bandolins
00:00 / 00:25
Oswaldo Montenegro

Oswaldo Viveiros Montenegro nasceu no Rio de Janeiro no dia 15 de março de 1956. É um músico brasileiro de MPB e Folk. Nascido no bairro do Grajaú, no Rio de Janeiro, sua mãe e os pais dela tocavam piano, seu pai tocava violão e cantava. Aos oito anos, se mudou, com os pais, para São João del-Rei, em Minas Gerais. Oswaldo teve aulas de violão com um dos seresteiros da cidade e compôs sua primeira canção, "Lenheiro", nome do rio que banha a cidade. No Rio de Janeiro, venceu um festival de música com apenas 13 anos. Em 1971, ele se mudou para Brasília e se tornou um músico profissional, e começou a ter contato com festivais e grupos de teatro e de dança estudantis. Em 1972, teve a música "Automóvel" classificada no último Festival Internacional da Canção da Rede Globo. Em 1974, em parceira com o amigo de infância e parceiro Mongol, escreveu sua primeira peça musical, João sem Nome, encenada em 1975, no Teatro Martins Pena, em Brasília. Em 1975, assinou seu primeiro contrato com uma gravadora, a Som Livre, e lançou o seu primeiro compacto, "Sem Mandamentos". O seu primeiro álbum, Trilhas, foi lançado em 1977 de forma independente. Oswaldo ficou em terceiro lugar no festival na TV Tupi com a canção “Bandolins” em 1979. O seu segundo álbum, Poeta Maldito... Moleque Vadio, foi lançado em 1979 pela WEA. Foi o primeiro por uma gravadora. Em 1980, ele venceu o Festival MPB 80 da Rede Globo com a canção “Agonia”, do seu amigo de infância Mongol.

 

O seu terceiro álbum, Oswaldo Montenegro, foi lançado em 1980 pela WEA. Oswaldo decidiu retornar a Brasília para montar, em 1982, o espetáculo musical, Veja Você, Brasília, com artistas locais. Desse espetáculo participaram Cássia Eller e Zélia Duncan. O seu sexto álbum, Cristal, foi lançado em 1983, com canções que fizeram parte da trilha sonora da peça de mesmo nome. Em 1985, participou do Festival dos Festivais, também pela Rede Globo, com a música “O Condor”, com acompanhamento de um coro de 25 cantores negros. O compacto foi lançado pela Polygram. Em 1989, lançou o álbum ao vivo, Oswaldo Montenegro ao vivo, pela Som Livre, com a música "Lua e Flor", que se tornou tema da novela O Salvador da Pátria, da Rede Globo. Foi o álbum mais vendido em sua carreira. O seu décimo sexto álbum, Aos Filhos dos Hippies, foi lançado em 1995 pela Albatroz. O seu álbum, Letras Brasileiras, foi lançado em 1997, e foi produzido por Roberto Menescal que participou da turnê do show. Em 1998, ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, concedido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. No carnaval de 2000, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente do Gama, lhe fez uma homenagem, fazendo, de sua vida artística, o enredo da escola. Em 2000, ele comemorou os 20 anos de carreira com o show Vinte Anos de Histórias.

 

O seu trigésimo álbum, Estrada Nova, foi lançado em 2002, e a sua turnê bateu recorde de público. O seu álbum, Letras Brasileiras 2, foi lançado em 2004, em parceria com Roberto Menescal, e na TV, lançou o programa Tipos no Canal Brasil. O CD e DVD, Oswaldo Montenegro - 25 Anos de História, foi lançado em 2005. Em 2006, ele lançou em parceria com Roberto Menescal, o programa Letras Brasileiras no Canal Brasil. O programa foi inspirado no CD e no show que Oswaldo e Menescal apresentaram em 1997 por todo o país. Na TV, iniciou a terceira temporada do programa Letras Brasileiras, que apresentou com Menescal no Canal Brasil. Em 2010 estreou no Festival do Recife seu longa-metragem Léo e Bia e também lançou o seu álbum, Canções de Amor. Em 2011, lançou o álbum, De Passagem, com músicas inéditas, que foi sucesso de críticas. Em 2014, ele estreou sua turnê 3x4 em Natal, no Rio Grande do Norte. Em março de 2016, Oswaldo Montenegro lançou em seu canal oficial do YouTube, o seu novo filme O Perfume da Memória. O filme foi vencedor do prêmio California Film Awards na categoria Filme Estrangeiro e sua trilha sonora venceu o prêmio de Melhor Música no Festival Internacional de Toronto. O seu quadragésimo álbum, Mayã - Uma Ideia de Paz, foi lançado em 2021, como a trilha sonora do seu musical.

bottom of page