Parliament-Funkadelic
É um coletivo musical americano. A história do P-Funk começou em 1956 em Newark, Nova Jersey, com um grupo de Doo-Wop formado por George Clinton, de quinze anos, o The Parliaments. O nome foi inspirado nos cigarros Parliament. No início dos anos 1960, o grupo se solidificou na formação com cinco membros com Clinton, Ray "Stingray" Davis, Clarence "Fuzzy" Haskins, Calvin Simon e Grady Thomas. Mais tarde, o grupo ensaiou na barbearia Silk Palace no West End de Plainfield, Nova Jersey, na 216 Plainfield Avenue, de propriedade em parte de Clinton, composta por vários membros da banda e conhecida como o ponto de encontro de todos os cantores e músicos locais, na cena musical de Doo-Wop, Soul, Rock e Proto-Funk dos anos 1950 e 1960 de Plainfield. Depois de se apresentar por quase 10 anos, o Parliaments adicionou uma seção rítmica em 1964 para turnês e trabalho de fundo, composta pelo guitarrista Frankie Boyce, seu irmão Richard no baixo e o baterista Langston Booth. O The Parliaments teve um single de sucesso em 1967 com "(I Wanna) Testify", enquanto Clinton começava a viajar para Detroit como compositor e produtor da Motown Records. Após uma disputa contratual na qual Clinton perdeu temporariamente os direitos do nome The Parliaments. Quando a banda se mudou para Detroit, seu som funk cru baseado na guitarra, com suas pesadas influências de rock psicodélico, inspirou Billy Bass Nelson, que cunhou o nome Funkadelic. Clinton assinou um contrato da Funkadelic com a Westbound Records, e os cinco cantores do The Parliaments foram creditados como convidados, enquanto os cinco músicos foram listados como os principais membros do grupo.
O seu primeiro álbum, Funkadelic, foi lançado em 1970. Clinton recuperou os direitos sobre o nome The Parliaments e iniciou outra nova entidade, agora conhecida como Parliament, com os mesmos cinco cantores e cinco músicos, mas desta vez como um conjunto de Funk baseado em R&B mais suave como contraponto ao The Funkadelic mais voltado para o rock. O Parliament gravou o seu primeiro álbum, Osmium, que foi lançado em julho de 1970 pela Invictus Records, e depois de um hiato em que Clinton se concentrou no Funkadelic, o Parliament assinou contrato com a Casablanca Records e lançou o seu segundo álbum, Up for the Down Stroke, em julho de 1974. As duas bandas começaram a fazer turnês juntas sob o nome coletivo Parliament-Funkadelic. No período de 1975-1979, tanto o Parliament quanto o Funkadelic alcançaram vários álbuns e singles nas paradas de R&B e Pop da Billboard. O seu quarto álbum, Mothership Connection, foi lançado em 15 de dezembro de 1975 com um álbum conceitual. Os shows de palco do Parliament-Funkadelic, particularmente o P-Funk Earth Tour de 1976, foram expandidos para incluir imagens de ficção científica e um suporte de palco conhecido como Mothership. Esses conceitos ficaram conhecidos como a mitologia do P-Funk. Os membros originais do Parliaments, Fuzzy Haskins, Calvin Simon e Grady Thomas partiram em 1977, depois de se desiludirem com a influência de novos membros, e mais tarde gravaram um álbum sob o nome Funkadelic. Devido a dificuldades financeiras e ao colapso da Casablanca Records, Clinton dissolveu o Parliament e o Funkadelic como entidades separadas. No início da década de 1980, Clinton continuou a gravar enquanto lutava contra problemas financeiros e seus problemas com drogas. Os membros restantes do Parliament-Funkadelic gravaram o álbum de sucesso, Computer Games, que foi lançado em 1982 como um álbum solo de George Clinton. O single do álbum, "Atomic Dog" alcançou o topo na Billboard Hot Black Singles e na Bubbling Under Hot 100.
No ano seguinte, Clinton formou o P-Funk All Stars, e incluía muitos dos membros da versão do final dos anos 1970 do coletivo Parliament-Funkadelic, e recebeu esse nome devido a várias questões legais relacionadas ao uso dos nomes Parliament e Funkadelic depois de 1980. O grupo não teve grande sucesso comercial, pois a banda continuou a produzir álbuns sob o nome de George Clinton como artista solo. O P-Funk All Stars se aposentou das turnês de 1984 a 1989. Em 1993, o P-Funk All Stars foi reformado com o relançamento do álbum, e o seu álbum, Dope Dog, lançado em 25 de novembro de 1994 pela P-Vine no Japão, e no ano seguinte nos EUA. Em 1994, o grupo excursionou com o festival Lollapalooza e apareceu no filme de comédia PCU. O álbum, TAPOAFOM (The Awesome Power of a Fully Operational Mothership), foi lançado em 1996 sob o nome George Clinton & the P-Funk All Stars, como um álbum de reunião com contribuições dos compositores mais notáveis da banda como Bootsy Collins, Bernie Worrell e Junie Morrison. Alguns ex-membros do Parliament se apresentam sob o nome de Original P. 16 membros do Parliament-Funkadelic foram induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1997. Em 2019, o grupo recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award. Em 23 de julho de 1999, George Clinton e o Parliament-Funkadelic, incluindo notáveis ex-membros Bootsy e Catfish Collins e Bernie Worrell, se apresentaram no palco do Woodstock '99. O coletivo continuou a fazer turnês esporádicas até os anos 2000, com a participação de alguns dos filhos e netos dos membros originais. Em 2013, o Parliament-Funkadelic foi induzido no Michigan Rock and Roll Legends Hall of Fame.