Robertinho do Recife

 

Carlos Roberto Cavalcanti Albuquerque nasceu em Recife no Pernambuco no dia 5 de novembro de 1953. É um Instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical. Aos 10 anos, é atropelado e, durante a recuperação, descobre a guitarra em programas de TV. Ganha o instrumento do avô, e sua mãe, cantora, ensina-lhe percepção musical. Aprende a tocar de ouvido e, aos 12 anos, forma a banda Os Ermitões. Aos 15, ele se apresenta profissionalmente com a banda de baile Os Moderatos. Com 17 anos, parte para os Estados Unidos e participa, por curto período, da banda de country music Candy Shoestring. Descoberto em uma jam session, é convidado a atuar como guitarrista da banda Watch Pocket. Volta ao Recife em 1973, e ingressa em um seminário batista, onde estuda teologia e música sacra. Participa da banda Ala D’Eli, de spiritual – music.

 

Robertinho participa do álbum, No Sub Reino dos Metazoários, do poeta e músico recifense Marconi Notaro, lançado em 1973. Ele participa também do álbum, Flaviola e O Bando do Sol, do cantor e compositor recifense Flaviola. Esses dois álbuns fazem parte da cena musical psicodélica pernambucana do movimento Udigrudi e são considerados clássicos da música psicodélica nacional. Depois de uma apresentação na igreja, é convidado para participar da gravação do álbum Raimundo Fagner de 1976. Em 1977, lança o seu primeiro álbum solo, Jardim da Infância, com parcerias de Fausto Nilo, Herman Torres e participações de Amelinha e Fagner. Depois da morte do seu segundo filho, Robertinho decide abandonar a música. Retoma a carreira por convite de Fagner para gravação do álbum, Revelação, lançado em 1978.

 

No mesmo ano, ele lança seu segundo álbum solo, Robertinho no Passo, com Hermeto Pascoal. O seu terceiro álbum, Loucos Swings Tropicais, foi lançado em 1979. O seu quarto álbum, Satisfação, foi lançado em 1981. O seu quinto álbum, Robertinho de Recife e Emilinha, foi lançado em 1982. O seu sexto álbum, Ah, Robertinho do Mundo, foi lançado em 1983. Robertinho cria a banda Metalmania, e lança o álbum, Metalmania em 1984. No final dos anos 1980, cria a banda Yahoo, cuja estratégia é regravar versões em português de canções internacionais de sucesso. O seu quinto álbum, Rapsodia Rock, foi lançado em 1990. Em 2014, depois de se recuperar de um infarto, lança o álbum, Back for More, retomando o trabalho com a banda Metalmania, com nova formação, após um intervalo de trinta anos.

 Rockdigital