Capa.jpg
Sá, Rodrix & Guarabyra - Hoje ainda é dia de Rock
Sá, Rodrix & Guarabyra

Foi um trio musical brasileiro. O primeiro sucesso de Guttemberg Guarabyra veio em outubro de 1967, quando ele fica em primeiro lugar no Festival Internacional da Canção com a música "Margarida" apresentada com o Grupo Manifesto, do qual fazia parte. Já Luiz Carlos Sá teve o seu primeiro grande sucesso gravado por Pery Ribeiro em 1966, "Giramundo". Zé Rodrix participou da banda Som Imaginário, que foi criada para acompanhar Milton Nascimento. Rodrix se desligou da banda em 1971, e venceu o Festival da Canção de Juiz de Fora, junto a Tavito, com a canção "Casa no campo". Zé Rodrix se juntou com  e Guarabyra a partir de 1972, formando o Sá, Rodrix & Guarabyra. O primeiro álbum do trio, Passado, presente e futuro, foi lançado em 1972 pela Odeon. Em julho de 1972, o trio se apresentou no Teatro Opinião, no Rio de Janeiro, seguido de espetáculos e aparições na TV. Nessa época, Sá e Guarabyra receberam prêmios de publicidade pelo jingle criado para a Pepsi, "Só Tem Amor Quem Tem Amor pra Dar" que foi lançado no compacto Numa Boa, com o lado B "Casa no Campo". O trio também gravou um compacto com as músicas "Viajante" e "Ribeirão", bons exemplos do estilo Rock Rural, criado por eles. O segundo álbum do trio, Terra, foi lançado em 1973 pela Odeon. Em São Paulo, por divergências ideológicas, depois de quase dois anos completos de vida em comum, os três se separaram, indo cada um perseguir a sua carreira solo.

 

e Guarabyra se encontram em um show e decidem se juntar e formam o Sá & GuarabyraZé Rodrix fez participações especiais em gravações de artistas diversos, como o disco de estreia do Secos & Molhados, no qual toca piano, ocarina e sintetizador na última faixa, chamada "Fala". O Sá & Guarabyra gravou o seu primeiro álbum, Nunca, que foi lançado em 1974 pela Odeon em 1974. O seu segundo álbum, Cadernos de viagem , foi lançado em 1975 pela Continental. Após um longo período fora dos estúdios de gravação, a dupla voltou com o seu terceiro álbum, Pirão de Peixe com Pimenta, lançado em 1977 pela gravadora Som Livre com os sucessos "Sobradinho" e "Espanhola". O seu quarto álbum, Quatro, foi lançado em 1979 pela Som Livre, com a faixa "Sete Marias". Em 1982, quando a dupla completou 10 anos, Zé Rodrix apareceu no show, em um circo perto do Anhembi, em São Paulo. Eles gravaram o primeiro álbum ao vivo da dupla, 10 anos juntos, uma coletânea de sucessos do trio e da dupla, onde foram apresentadas as canções "Dona" e "Caçador de Mim". Sendo o trabalho mais bem sucedido comercialmente da dupla. O seu quinto álbum, O Paraíso Agora, foi lançado em 1984 pela RCA Records. O seu sexto álbum, Harmonia, foi lançado em 1986 pela RCA Records. A canção "Verdades e Mentiras"foi incluída na trilha sonora da novela Roque Santeiro da Rede Globo. O seu sétimo álbum, Cartas, Canções e Palavras, foi lançado em 1987.

 

O seu oitavo álbum, Vamos Por Aí, foi lançado em 1990. O seu nono álbum, Sá e Guarabyra, foi lançado em 1994. O seu décimo álbum, Rio, Bahia, foi lançado em 1997. O seu segundo álbum ao vivo, Sá e Guarabyra e Orquestra Sinfônica de Americana SP, foi lançado em 1999. Quando se completou 25 anos de rock rural, Sá & Guarabyra convidou Zé Rodrix para fazer um arranjo no álbum. Ele fez e acabaram cantando juntos umas três músicas nesse mesmo álbum. Quando se completou 30 anos do Trio, eles decidiram colocar o pé na estrada, e escolheram o Rock in Rio III para a estréia nacional de sua tour Sá, Rodrix & Guarabyra – Reencontro: 30 Anos De Rock Rural em 2001. O retorno gerou o primeiro DVD do trio, Outra Vez na Estrada. Em dezembro de 2008, Zé Rodrix lança um single "Amanhece um outro dia" ao lado de Sá e Guarabyra. A canção foi tema de abertura da novela Revelação, exibida pelo SBT. Para promover a novela, o trio chegou a se apresentar ao vivo no programa Hebe na mesma emissora O terceiro álbum de estúdio do trio, Amanhã, foi lançado em 2010. Zé Rodrix faleceu no dia 22 de maio de 2009, após sentir-se mal e ser levado ao Hospital das Clínicas, em São Paulo. Em 2015, a dupla lançou seu Songbook em Livro, pela Editora Lumiar, reunindo 35 canções e em CD reunindo 14 canções do trio, lançado pela Gravadora Kuarup