Santana

Carlos Alberto Santana Barragán nasceu em Autlán de Navarro, 20 de julho de 1947, é um guitarrista, multi-instrumentista e compositor mexicano. Depois que a família mudou-se para Tijuana, Santana começou a tocar em casas noturnas e bares. Ficou em Tijuana quando sua família decidiu mudar para São Francisco, nos Estados Unidos, porém logo se juntou a eles. Em 1966, ajudou a formar a Santana Blues Band, nome posteriormente encurtado para Santana. A banda começou a tocar no Fillmore West Auditorium, onde muitas das grandes bandas de São Francisco começaram. A primeira gravação de Santana foi o álbum The Live Adventures of Mike Bloomfield and Al Kooper de Al Kooper e Mike Bloomfield

 

Depois de assinar com a Columbia Records, Santana lançou um álbum Santana. Na turnê que fizeram para divulgar o álbum, a banda tocou no Festival de Woodstock. A apresentação aumentou enormemente a popularidade de Santana. O álbum Santana se tornou um grande sucesso, tal como o álbum Abraxas, de 1970, destacando a música "Oye Como Va" e Santana III, de 1971. Carlos Santana manteve o nome e utilizou diversos músicos diferentes para continuar a turnê pelo país, lançando vários álbuns. Durante este período, ele adotou o nome Devadip, dado a ele pelo líder espiritual Sri Chinmoy. Vários álbuns foram lançados nas décadas de 1970 e 1980.

 

Carlos Santana foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1998. Ele lançou em 1999 o álbum Supernatural, que teve as participações de Rob Thomas, Eric ClaptonLauryn Hill e a banda Maná, ganhando o Grammy em nove categorias, no ano seguinte igualando um record histórico que somente Michael Jackson detinha. Foi aclamado pela revista Rolling Stone como o 20º melhor guitarrista de todos os tempos. Carlos Santana já recebeu 10 prêmios Grammy. Em 19 e 24 de janeiro de 1991, Santana se apresentou no Rock in Rio II e em 2014, no show de encerramento da Copa do mundo no Brasil. Em 3 de junho de 2006, Santana atuou no Rock in Rio Lisboa.
 

 Rockdigital