top of page
rosetta.jpg
r.i.p.png
S. Rosetta Tharpe - Strange Things Happening Every Day
00:00 / 00:25
Sister Rosetta Tharpe

Rosetta Nubin nasceu em Cotton Plant, Arkansas no dia 20 de março de 1915. Foi uma cantora, compositora e guitarrista de música gospel. Filha de Willis Atkins e Katie Bell Nublin, apanhadores de algodão. A sua mãe se tornou pastora evangélica, cantando e tocando para a sua congregação. É através da sua mãe e pela sua mão que a pequena Rosetta faz a sua primeira atuação aos 4 anos, acompanhada pela guitarra, cantou o conhecido tema gospel "Jesus is on the mainline". Aos 6 anos de idade, segue a sua mãe, que abandonou o seu pai e migrou para o norte. A jovem Rosetta misturava o Gospel com os ritmos seculares. Rosetta era também uma das poucas mulheres negras a tocar guitarra na década de 20 do século passado. Casou-se com Thomas A. Thorpe, um pastor evangélico abusivo e controlador que se aproveitara do talento e da popularidade de Rosetta. Decide divorciar-se, mantendo o nome do ex-marido, mas alterando a grafia para Tharpe, nome pelo qual ficou conhecida. Muda-se para Nova York com a mãe, onde conquistou o sucesso e atuou no prestigiado Cotton Club, ao lado de Cab Calloway, para um público mais mundano. O que gerou polêmica junto do seu fiel público-base.

 

Em 1938, se torna a primeira cantora gospel a assinar por uma grande gravadora, a Decca Records. Um contrato controverso, pois impunha que Rosetta cantasse tudo o que o seu manager propunha. As canções Rock Me e The lonesome Road conquistam as paradas Pop em Outubro do mesmo ano. A irmã Rosetta era uma superestrela. Apesar do mal estar entre a comunidade gospel causado por músicas como Tall Skinny Papa, ninguém conseguia ficar indiferente ao seu estilo particular. Durante os anos que se seguiram, percorreu os EUA, encheu salas de espetáculos, é uma das poucas vozes femininas negras a animar os soldados norte americanos, durante a guerra. Sua música "Strange Things Happening Every Day", gravada em 1944 com Sammy Price, pianista de boogie woogie da Decca, mostrou sua virtuosidade como guitarrista e suas letras espirituosas. Essa também foi a primeira música gospel a ir para a corrida do Top 10 da Billboard, algo que Sister Rosetta Tharpe conseguiu mais algumas vezes em sua carreira. A gravação é creditada por algumas fontes como a primeira gravação de Rock and roll. Depois de um segundo casamento falhado. Depois da guerra, a Decca juntou Sister Rosetta à cantora Marie Knight que grava Up Above My Head, uma música sublime. Sua popularidade entrou em decadência quando gravou algumas canções de blues no começo da década de 50.

 

Marie Knight queria ir para o lado da música pop, enquanto Sister Rosetta continuava na igreja. Em uma ida para a Europa, Sister Rosetta voltou para o circuito gospel, entretanto nunca mais obteve o mesmo sucesso. Russel Morrisson, seu marido e agente, acompanha-a até ao fim dos seus dias. Chris Barber convida Rosetta para embarcar numa nova digressão, desta vez, no Reino Unido. Para um público que nunca tinha visto ao vivo, uma verdadeira artista Gospel como Rosetta aparece como algo do outro mundo. A atuação de 1964 em Manchester, gravada num dia frio e chuvoso na estação de comboios, é a prova disso. Sister Rosetta estava de regresso e conquista o público europeu. Em 1968, a sua mãe, Katie Bell falece e esta perda marcou bastante a cantora. Sister Rosetta parou subitamente de se apresentar após um derrame que sofreu em 1970, depois do qual teve uma perna amputada como resultado de complicações de diabetes. Ela faleceu no dia 9 de outubro de 1973 depois de outro derrame, na véspera de uma sessão de gravações agendada. Foi enterrada no Northwood Cemetery na Philadelphia, Pennsylvania em um túmulo sem identificação. Em 2007, Sister Rosetta entra para o Blues Hall of Fame e, em 2008, o governador Edward Rendell declara o dia 11 de Janeiro o dia da Sister Rosetta Tharpe, no estado da Pensilvânia. Sister Rosetta Tharpe foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame em 2018 por influência precoce.

bottom of page