Skank
É uma banda brasileira de Pop Rock. Em 1983, Samuel Rosa e Henrique Portugal começaram a tocar na banda de reggae Pouso Alto do Reggae, junto com os irmãos Dinho na bateria e Alexandre Mourão no baixo. Em 1991, o Pouso Alto conseguiu um show na casa de concertos Aeroanta, em São Paulo. Os irmãos Mourão não puderam participar, e foram substituídos pelo baixista Lelo Zaneti e o baterista Haroldo Ferretti no show. Antes da apresentação, o grupo mudou seu nome para Skank, inspirado na música "Easy Skanking" do Bob Marley. A banda fez sua estreia em 5 de junho de 1991. O seu primeiro álbum, Skank, foi lançado de forma independente, em 1992. O destaque da banda na cena underground despertou o interesse da gravadora Sony Music que, junto ao Skank, inaugurou no Brasil o selo Chaos, e relançou o álbum em abril de 1993. O seu segundo álbum, Calango, foi lançado em 1994, com as músicas "Jackie Tequila" e "Te Ver" que se tornaram hits. O seu terceiro álbum, O Samba Poconé, foi lançado em 1996, e levou a banda a se apresentar fora do Brasil. O single "Garota Nacional" foi sucesso no Brasil e liderou a parada espanhola na versão original por três meses.
A canção foi o único exemplar da música brasileira a integrar o box Soundtrack for a Century, lançada para comemorar os 100 anos da Sony Music. O seu quarto álbum, Siderado, foi lançado em julho de 1998. As músicas "Resposta" e "Saideira" se tornaram hits. O álbum foi mixado no estúdio londrino Abbey Road. O seu quinto álbum, Maquinarama, foi lançado em julho de 2000. Os principais singles do álbum foram "Três Lados" e "Balada do Amor Inabalável". O seu primeiro álbum ao vivo, MTV ao Vivo: Skank, foi lançado em 2001 pela Chaos. O álbum foi gravado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, em Minas Gerais, e alcançou a primeira posição nas paradas de sucesso com a balada "Acima do Sol". O seu sexto álbum, Cosmotron, foi lançado em agosto de 2003 pela Epic. O primeiro single lançado foi "Dois Rios". A banda saiu em turnê fora do país, e fez uma apresentação no palco principal do Festival de Roskilde, na Dinamarca. Em novembro 2004, a banda lança a sua primeira coletânea de sucessos, Radiola. O seu sétimo álbum, Carrossel, foi lançado em 2006 pela Sony BMG. Na época do lançamento do álbum, o Skank disponibilizou todo o conteúdo do álbum em um aparelho de celular W300 da Sony Ericsson.
Com esta ação, o Skank se tornou a primeira banda brasileira a fazer esse tipo de ação mobile, rendendo para a banda o Primeiro Celular de Ouro do Brasil, certificação reconhecida pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos. O seu oitavo álbum, Estandarte, foi lançado em outubro de 2008. O primeiro single, "Ainda Gosto Dela" teve a participação de Negra Li. Ainda no mesmo ano, o álbum foi indicado ao Grammy Latino 2009, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro. O seu segundo álbum ao vivo, Multishow Ao Vivo - Skank no Mineirão, foi lançado em 2010, gravado no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. No mesmo ano foi lançado uma versão comemorativa dos 15 anos do seu segundo álbum, Calango. Em junho de 2011, o Skank se tornou a primeira banda brasileira a ganhar um Leão de Ouro no Cannes Lions, pelo projeto Skankplay, na categoria Melhor Uso de Mídia Social. O seu terceiro álbum ao vivo, Rock in Rio 2011 - Skank, foi lançado em 2012. O seu nono álbum, Velocia, foi lançado em 2014 pela Sony Music, com canções voltadas para o folk e o reggae, tendo como primeiro single "Ela me deixou". O seu quarto álbum ao vivo, Os Três Primeiros, foi lançado em 10 de outubro de 2018, foi gravado no Circo Voador, no Rio de Janeiro e consiste em versões dos seus 3 primeiros álbuns.