top of page
Som Imaginário

É uma banda brasileira de Rock Progressivo. Em 1968, Marco Antônio Araújo integrou, como guitarrista, a banda Vox Populi que era formada pelo tecladista Zé Rodrix, pelo guitarristas Frederyko e pelo violonista Tavito. Em 1969, eles gravaram o compacto simples "Spassomanguim", pelo selo regional BEMOL. Em 1970, Marco Antônio foi morar na Inglaterra. O restante seguiram como músicos de apoio. O Som Imaginário foi criado primeiramente para acompanhar o cantor Milton Nascimento no show Milton Nascimento, ah, e o Som Imaginário. A banda participou da gravação do seu quarto álbum de estúdio, Milton, que foi lançado em 1970. A banda foi formado por Wagner Tiso no piano, Frederyko ou Fredera, na guitarra, Tavito no violão, Robertinho Silva na bateria, Luiz Carlos Carvalho Alves no baixo, Naná Vasconcelos na percussão e Zé Rodrix nos vocais e piano.

 

O grupo passou por várias mudanças de formação. O seu primeiro álbum, Som Imaginário, foi lançado em 1970 pela EMI-Odeon. Tavito participou somente da gravação desse álbum. No ano seguinte, foi lançado o seu segundo álbum, Som Imaginário (Nova Estrela). Zé Rodrix se desligou da banda em 1971. O seu terceiro álbum, Matança do Porco, foi lançado em 1973, e contou com os vocais de Milton Nascimento. Além do Milton, o Som Imaginário acompanhou em gravações diversos artistas. Milton gravou, ao lado do Som Imaginário e de uma orquestra, o álbum ao vivo, Milagre dos Peixes Ao Vivo, da turnê do seu sexto álbum, no Theatro Municipal de São Paulo, nos dias 7 e 8 de maio de 1974. Zé Rodrix faleceu no dia 22 de maio de 2009, após sentir-se mal e ser levado ao Hospital das Clínicas, em São Paulo

 

O álbum ao vivo foi lançado no mesmo ano. Em 2012, depois de quase 40 anos depois da última apresentação do grupo, ocorreu a reunião de Wagner Tiso, Luiz Alves, Robertinho Silva, Tavito e Nivaldo Ornelas no projeto Wagner Tiso e o Som Imaginário. Com apoio do Sesc, o grupo fez três apresentações na unidade do Belenzinho e depois, várias apresentações. No início de 2013, Wagner Tiso convidou o guitarrista Victor Biglione para ser o sexto integrante do grupo. Como um sexteto, o show do Som Imaginário fechou a Virada Cultural de São Paulo com um show no Theatro Municipal e também estreou na casa de shows Circo Voador no Rio de JaneiroTavito faleceu no dia 26 de fevereiro de 2019, aos 71 anos, no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo, vítima de um câncer.

som-imaginario.jpg
bottom of page