Sugar Kane
É uma banda brasileira de Rock Independente. A banda foi formada em Curitiba, no Paraná, em 1997, por Alexandre Capilé no vocal e guitarra, Ico na guitarra, Junior Michels no baixo e Katatau na bateria. O seu primeiro álbum, Once One Day, foi lançado em 2000 pela Barulho Records, com canções em inglês. No ano seguinte, o guitarrista Ico foi substituído por Vini Zampieri. O seu segundo álbum, Por Nossa Paz, foi lançado em 2001 pela Terceiromundo Produções Fonográficas, com canções em português. Em 2002, Renê Bernuncia substituiu Katatau na bateria. O seu terceiro álbum, Continuidade da Máquina, foi lançado em fevereiro de 2003 pela Ostentaculos Records, com sonoridade Hardcore Melódica. O álbum foi lançado no Brasil e também em países da América do Sul e EUA, e impulsionou o quarteto a uma turnê de 2 anos, com mais de 100 concertos e shows no exterior. O seu primeiro DVD, 469 DCM, foi lançado em 2004. Foi o primeiro DVD de uma banda de Rock Independente no Brasil.
O seu quarto álbum, Elementar, foi lançado em 2005, com a sonoridade do Rock Alternativo. O álbum não foi um sucesso de vendas e se tornou um dos principais motivos pelo hiato da banda durante o ano de 2006. No ano seguinte, a banda voltou aos palcos, com Karacol no baixo e André Dea na bateria. O seu quinto álbum, Diversão Esquizofrênica para Mentes Ociosas, foi lançado em 2007. O álbum ganhou o Prêmio Dynamite de Melhor Álbum Punk/Hardcore, e também o Prêmio Zonapunk de Disco do Ano. Em 2009, o baixista Karacol foi substituído por Flávio Guarnieri. O seu sexto álbum, A Máquina Que Sonha Colorido, foi lançado em 7 de setembro de 2009 pela Olelê Music/Ideal Records. O vídeo clipe da canção "Revolução", com imagens de fãs em webcams e da banda em sua casa, alcançou mais de 385 mil visualizações no Youtube. O seu primeiro EP, Digital Native, foi lançado em 2010 pela Elê Music/Ideal Records. O seu segundo EP, Fuck the Emo Kids, foi lançado em 2011. No dia 26 de agosto de 2012, a banda participou da sétima edição do Sampa Music Festival no Espaço Victory, em São Paulo.
Em 2013, Vini Zampieri foi substituído por Ric Mastria na guitarra, e Flávio Guarnieri foi substituído por Igor Tsurumaki no baixo. O seu sétimo álbum, Ignorância Pluralística, foi lançado em 2015. A banda decide realizar um hiato por tempo indeterminado devido aos outros projetos dos integrantes. Em 2017 a banda retornou aos palcos com o retorno de Vini Zampieri na guitarra, para uma turnê de comemoração aos 20 anos da banda, realizando 30 shows pelo Brasil. O seu oitavo álbum, Novidade Média, foi lançado em 2021 pela Forever Vacation Records/Flecha Discos. O álbum foi eleito um dos 50 Melhores Álbuns do Ano pela APCA, a Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em 2023, Igor Tsurumaki foi substituído por Carlos Fermentão no baixo. A banda organizou uma série de ações comemorativas para o aniversário de 20 anos do seu terceiro álbum, Continuidade da Máquina, incluindo o seu lançamento remasterizado em vinil, e uma turnê nacional do álbum. O seu nono álbum, Antes que o amor vá embora, foi lançado em 11 de outubro de 2024 pela gravadora Deck. A canção "Dormi no Chão", tem a participa do Badauí, o vocalista da banda CPM 22.