Supertramp

É uma banda de rock britânica. Stanley Sam August Miesegaes, um milionário holandês, desapontado com a banda que financiava, a The Joint, decide cancelá-la e então oferece ao tecladista Rick Davies, a oportunidade de formar sua própria banda, novamente com seu apoio financeiro. Davies então reuniu Roger Hodgson no baixo e vocal, Richard Palmer na guitarra e Keith Baker na percussão depois de um anúncio no Melody Maker. O grupo inicialmente se referia a banda como Daddy. Para evitar confusões com a banda de nome parecido Daddy Longlegs, a banda mudou seu nome para Supertramp, um apelido inspirado na obra The Autobiography of a Super-Tramp de William Henry Davies. O Supertramp foi um dos primeiros grupos a assinar com a A&M Records no Reino Unido, e o seu primeiro álbum, Supertramp, foi lançado em 14 de julho de 1970 no Reino Unido e no Canadá. A banda se apresentou no Isle of Wight Festival. Os membros continuaram a mudar nos seis meses seguintes do lançamento do álbum. O seu segundo álbum, Indelibly Stamped, foi lançado em junho de 1971 no Reino Unido e nos EUA. 

 

Na sequência, todos os membros abandonaram a banda gradualmente exceto Hodgson e Davies, e Miesegaes retirou seu apoio financeiro em outubro de 1972. O seu terceiro álbum, Crime of the Century, foi lançado em 13 de setembro de 1974. Muitas de suas canções foram fortemente orquestradas, e algumas até mesmo têm destaque para Davies e Hodgson cantando em diálogo, como a música "Dreamer". O seu quinto álbum, Even in the Quietest Moments, foi lançado em 10 de abril de 1977, e teve o hit "Give a Little Bit", na posição 15 nos EUA e 29 no Reino Unido. A mudança da banda para uma abordagem mais pop, ocorreu no seu sexto álbum, Breakfast in America, lançado em 29 de março de 1979, e alcançou o topo na Billboard 200 e a terceira posição na UK Albums Chart, gerando quatro canções,"The Logical Song", "Goodbye Stranger", "Take the Long Way Home" e "Breakfast in America". O seu sétimo álbum, ... Famous Last Words ..., foi lançado em 7 de outubro de 1982. Foi o último álbum com Roger Hodgson, que deixou a banda para seguir uma carreira solo. O Supertramp com Davies continuou, e o seu oitavo álbum, Brother Where You Bound, foi lançado em 25 de maio de 1985.

 

Em 1997, os membros da banda decidiram abandonar todas as composições de Hodgson de seu setlist. Em 1988, a pressão da primeira turnê no Brasil os levou a reintroduzir várias das canções escritas por Hodgson. Depois da turnê de 1988, o grupo se fragmentou. Em 1996, Davies reformou o Supertramp com quatro novos membros. O seu décimo primeiro álbum, Slow Motion em 23 de abril de 2002, e a turnê One More for the Road Tour, depois da qual a banda ficou inativa mais uma vez. O Supertramp fez 35 shows no final de 2010 na Europa com a sua 70-10 Tour para comemorar o 40º aniversário do primeiro lançamento do grupo. Hodgson embarcou simultaneamente em uma turnê mundial solo. Hodgson e o Supertramp continuaram em turnê separadamente em 2011. De julho de 2011 a 2015, o Supertramp ficou inativo novamente. Hodgson fez sua turnê Breakfast in America World Tour a partir de 2012 a 2015. Em 2015, o Supertramp anunciou a sua Supertramp Forever. Em 4 de agosto, a banda anunciou o cancelamento da turnê devido a problemas de saúde de Rick Davies, que havia sido diagnosticado com mieloma múltiplo e necessitou de tratamento agressivo para combater a doença. 

 Rockdigital