The Dave Clark Five

Foi uma banda de pop rock britânica. A banda teve suas origens em 1958, como músicos de apoio do vocalista do norte de Londres, Stan Saxon. Dave Clark tocou bateria, juntamente com uma formação em constante mudança. Clark e o guitarrista Rick Huxley participaram da formação de 1958. Clark e seus colegas de banda acabaram se separando de Saxon e formaram a banda Dave Clark Five, frequentemente chamado de The DC5, em janeiro de 1962, com Clark na bateria, Huxley no baixo, Lenny Davidson na guitarra, Denis Payton no saxofone e gaita e segunda guitarra e Mike Smith nos teclados e nos vocais principais. O The Dave Clark Five assinou contrato com a Columbia Records no Reino Unido e com a Epic nos EUA. Dave insistiu e ganhou o controle criativo da banda, incluindo a palavra final sobre quais músicas poderiam ser lançadas como singles. Ele montou uma editora para o material original da banda. Em essência, Dave Clark fez com que o Dave Clark Five fosse nos anos 60 uma das poucas bandas que não foram vinculadas por contratos de gravação padrão extremamente desfavoráveis.

 

Hoje em dia, se fala muito sobre o controle artístico e independente, mas Dave Clark elaborou o projeto no início da primeira invasão britânica. O seu primeiro álbum, Glad All Over, foi lançado em março de 1964 nos EUA pela Epic Records. A faixa título alcançou o topo na UK Singles Chart. O sucesso continuou com "Because", "Bits and Pieces", "Over and Over" que alcançou o topo na Billboard e, além disso, eles apareceram 18 vezes no The Ed Sullivan Show, mais do que qualquer grupo da Invasão Britânica. Durante esse período, a banda,  colocou 15 singles consecutivos no Top 40 da Billboard. O seu quinto álbum, Weekend in London, foi lançado em maio de 1965, e alcançou a posição 24 na Billboard 200. Depois de um sucesso incrível alcançado e depois de uma participação no filme Catch Us If You Can, de 1965 e um especial de TV de 1967, e dos sucessos com as músicas "Ninetten Days" e "You Got What It Takes" a banda começou seu declínio devido à recusa de abraçar a nova moda psicodélica dos hippies. Em 1970, Davidson, Huxley e Payton foram embora, e Alan Parker e Eric Ford se juntaram na guitarra e ao baixo.

 

Essa formação foi renomeada Dave Clark & ​​Friends, e durou até 1972. Nenhuma de suas músicas estava disponível para compra devido ao fato de Clark ter recusado licenciar as gravações da banda. Em 1993, um único CD, Glad All Over Again, foi produzido pelo próprio Dave e lançado pela EMI. Nenhum material do DC5 estava disponível legalmente até 2008, quando a compilação de 28 faixas hits foi lançada pela Universal Music. Denis Payton morreu no dia 17 de dezembro de 2006, aos 63 anos, após uma longa batalha contra o câncer. O Dave Clark Five foi induzido no  Rock and Roll Hall of Fame em 10 de março de 2008. Presentes os três membros sobreviventes do DC5. Mike Smith havia planejado comparecer, mas morreu onze dias antes da indução. Ele morreu no dia 28 de fevereiro de 2008 em um hospital de Buckinghamshire por pneumonia, uma complicação de uma lesão medular paralisante sofrida por uma queda em 2003. Em 2009, as seleções do catálogo da banda foram lançadas no iTunes. Rick Huxley morreu de enfisema no dia 11 de fevereiro de 2013, aos 72 anos. E em 2019, quase todo o catálogo da banda ficou disponível no Spotify.

 Rockdigital