The Doors

Foi uma banda de rock americana. Dois estudantes da Escola Cinematográfica UCLA, Jim Morrison e Ray Manzarek se encontram em Venice Beach, na Califórnia em Julho de 1965. Manzarek sugeriu que formassem uma banda depois de Morrison cantar uma música que ele tinha escrito. A banda foi formada por Morrison, Manzarek, Robby Krieger e John Densmore, e retirou o seu nome do título do livro The Doors of Perception de Aldous Huxley. Em 1966, o grupo tocava no clube The London Fog, e pouco tempo depois, passaram para o Whisky a Go Go. Em 10 de agosto, foram vistos por Jac Holzman presidente da Elektra Records, e após duas performances da banda no Whisky a Go Go, eles assinaram um contrato com Elektra. O seu primeiro álbum, The Doors , foi lançado em 4 de janeiro de 1967. O seu segundo single, "Light My Fire" alcançou o topo na Billboard Hot 100. O seu segundo álbum, Strange Days, foi lançado em lançado em 25 de setembro de 1967, e incluiu canções clássicas dos Doors como "People Are Strange" e "Love Me Two Times". Em abril, a gravação do terceiro álbum ficou marcada pela tensão resultante da crescente dependência de Morrison pelo álcool. Morrison foi preso em New Haven, Connecticut, no dia 10 de dezembro por insultar a polícia durante o show. O seu terceiro álbum, Waiting for the Sun, foi lançado em 3 de julho de 1968. Tornou-se o seu primeiro e único álbum a chegar ao topo na Billboard 200, e o single "Hello, I Love You" alcançou o topo na Billboard Hot 100

 

A banda fez um show em Amesterdan sem Morrison, após ele ter perdido os sentidos devido a abuso de drogas. Morrison regressou a Londres no dia 20 de Setembro e permaneceu lá durante um mês. A banda lançou o single "Touch Me" em dezembro de 1968, que chegou a terceira posição na Billboard Hot 100. O incidente de Miami ocorreu no dia 1 de Março de 1969, num concerto no Dinner Key Auditorium em Miami, Flórida. Morrison expôs as suas partes íntimas para a platéia. O incidente indignou as autoridades locais e Morrison foi preso por obscenidade. Concertos por todo o país foram cancelados. Morrison reduziu o seu consumo de drogas e começou a beber bastante, o que afetou as suas performances em palco e no estúdio. O seu quarto álbum, The Soft Parade, foi lançado em 18 de julho de 1969. O seu quinto álbum, Morrison Hotel, foi 9 de fevereiro de 1970. O primeiro single do álbum "Roadhouse Blues" alcançou a quarta posição na Billboard 200Morrison enfrentou um julgamento em Miami em agosto, mas o grupo ainda conseguiu fazer a sua única participação no Festival da Ilha de Wight em 29 de Agosto. Em 16 de Setembro, Morrison voltou ao tribunal. O júri considerou-o culpado por falar palavra de baixo calão e por exposição indecente de partes íntimas. Morrison foi condenado a oito meses de prisão mas foi-lhe permitido sair em liberdade, após pagar fiança. 

 

Durante a última performance pública dos Doors foi no Warehouse em Nova Orleans no dia 12 de dezembro de 1970. Morrison aparentemente teve um colapso nervoso, tendo deixado cair por várias vezes o microfone no chão. O seu sexto álbum, L.A. Woman, foi lançado em 19 de abril de 1971, com os singles "Love Her Madly" e "Riders on the Storm" alcançaram o Top 20 na Billboard Hot 100. Após a gravação desse álbum, Morrison decidiu parar algum tempo para descansar e partiu para Paris com a namorada, Pamela Courson, em 11 de Março. Jim Morrison morreu em circunstâncias misteriosas no dia 3 de Julho de 1971, aos 27 anos. O seu corpo foi encontrado na banheira do seu apartamento. O seu sétimo álbum, Other Voices, foi lançado em 18 de outubro de 1971, com Manzarek e Krieger compartilhando os vocais. O seu oitavo álbum, Full Circle, foi lançado em 15 de agosto de 1972. O The Doors parou as atuações e as gravações no final de 1972. Em 1974, a namorada de Morrison, Pamela Courson, também morreu aos 27 anos. O seu nono e último álbum de estúdio, An American Prayer, foi lançado em 17 de novembro de 1978. Manzarek, Krieger e Densmore se reuniram e gravaram faixas de apoio, postumamente para Morrison das suas poesias recitadas originalmente em 1969 e 1970. Em Janeiro de 1993, a banda foi induzida no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2007, o The Doors recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Manzarek foi diagnosticado com um câncer do ducto biliar e viajou para a Alemanha para tratamento especial. Em 20 de maio de 2013, Ray Manzarek morreu em um hospital em Rosenheim, Alemanha, aos 74 anos.

 Rockdigital