The Doors
Foi uma banda americana de Rock. Os estudantes Jim Morrison e Ray Manzarek da Escola Cinematográfica UCLA, se encontraram em Venice Beach, na Califórnia em julho de 1965. Manzarek sugeriu que formassem uma banda depois de Morrison cantar uma música que ele tinha escrito. No inicio, eles formaram a banda Rick & the Ravens, e gravaram uma demo, com Jim Morrison nos vocais, Ray Manzarek no piano e vocais de apoio, John Densmore na bateria, Rick Manzarek na guitarra, Jim Manzarek na gaita e Patricia "Pat" Hansen no baixo. Rick e Jim Manczarek deixaram a banda. Por sugestão de Morrison, a banda mudou seu nome para Doors um mês depois de terem gravado a demo. Eles retiraram o nome da banda do título do livro The Doors of Perception de Aldous Huxley. O guitarrista Robby Krieger se juntou a banda em outubro de 1965. Ray Manzarek assume o baixo e Pat Sullivan saiu da formação em dezembro de 1965. Em 1966, a banda tocou no clube The London Fog, e pouco tempo depois, foram para o Whisky a Go Go. Em 10 de agosto, foram vistos por Jac Holzman presidente da Elektra Records, e após duas performances da banda no Whisky a Go Go, eles assinaram um contrato com a Elektra. O seu primeiro álbum, The Doors, foi lançado em 4 de janeiro de 1967. O seu segundo single, "Light My Fire" alcançou o topo na Billboard Hot 100. O seu segundo álbum, Strange Days, foi lançado em 25 de setembro de 1967, e incluiu canções clássicas do Doors como "People Are Strange" e "Love Me Two Times". Em abril, a gravação do próximo álbum ficou marcada pela tensão resultante da crescente dependência de Morrison pelo álcool. Morrison foi preso em New Haven, Connecticut, no dia 10 de dezembro por insultar a polícia durante o show.
O seu terceiro álbum, Waiting for the Sun, foi lançado em 3 de julho de 1968, e se tornou o seu primeiro e único álbum a chegar no topo na Billboard 200, e o single "Hello, I Love You" alcançou o topo na Billboard Hot 100. A banda fez um show em Amsterdan sem Morrison, após ele ter perdido os sentidos devido ao abuso de drogas. Morrison regressou a Londres no dia 20 de setembro e permaneceu lá durante um mês. A banda lançou o single "Touch Me" em dezembro de 1968, que chegou a terceira posição na Billboard Hot 100. No dia 1 de Março de 1969, num concerto no Dinner Key Auditorium em Miami, na Flórida, Morrison expôs as suas partes íntimas para a platéia. O incidente indignou as autoridades locais e Morrison foi preso por obscenidade. Concertos por todo o país foram cancelados. Morrison reduziu o seu consumo de drogas e começou a beber bastante, o que afetou as suas performances em palco e no estúdio. O seu quarto álbum, The Soft Parade, foi lançado em 18 de julho de 1969. O seu quinto álbum, Morrison Hotel, foi lançado em 9 de fevereiro de 1970. O primeiro single do álbum "Roadhouse Blues" alcançou a quarta posição na Billboard Hot 100. Em agosto, Morrison enfrentou um julgamento em Miami, mas a banda ainda conseguiu fazer a sua única participação no Festival da Ilha de Wight no dia 29. Em 16 de setembro, Morrison voltou ao tribunal. O júri considerou Morrison culpado por falar palavra de baixo calão e por exposição indecente de partes íntimas. Ele foi condenado a 8 meses de prisão, mas pagou fiança, e ficou em liberdade. A última performance pública dos Doors foi no Warehouse em Nova Orleans no dia 12 de dezembro de 1970. Morrison aparentemente teve um colapso nervoso, tendo deixado cair por várias vezes o microfone no chão.
O seu sexto álbum, L.A. Woman, foi lançado em 19 de abril de 1971, e os singles "Love Her Madly" e "Riders on the Storm" alcançaram o Top 20 na Billboard Hot 100. Após a gravação desse álbum, Morrison decidiu parar algum tempo para descansar, e partiu para Paris com a namorada, Pamela Courson, em 11 de março. No dia 3 de julho de 1971, Jim Morrison foi encontrado morto na banheira do seu apartamento em Paris, aos 27 anos. O seu sétimo álbum, Other Voices, foi lançado em 18 de outubro de 1971, com Manzarek e Krieger compartilhando os vocais. O seu oitavo álbum, Full Circle, foi lançado em 15 de agosto de 1972. O The Doors parou as atuações e as gravações no final de 1972. Em 1974, a namorada de Morrison, Pamela Courson, também faleceu aos 27 anos. O seu nono e último álbum de estúdio, An American Prayer, foi lançado em 17 de novembro de 1978. Em janeiro de 1993, a banda foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2007, o The Doors recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. No dia 12 de fevereiro de 2003, John Densmore ajuizou ação legal contra Ray Manzarek, e Robby Krieger por quebra de contrato, violação de marca registrada e concorrência desleal, por usar o nome da banda. A banda foi completada com Ian Astbury nos vocais e Stewart Copeland na bateria. Densmore ganhou o processo em julho de 2005 e a nova banda foi forçado a parar de se chamar The Doors. Em 2007, o Doors recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award. Manzarek foi diagnosticado com um câncer do ducto biliar e viajou para a Alemanha para tratamento especial. Em 20 de maio de 2013, Ray Manzarek faleceu em um hospital em Rosenheim, Alemanha, aos 74 anos.