top of page
Tracy Chapman - Fast Car
00:00 / 00:25
Tracy Chapman

Tracy Chapman nasceu em Cleveland, Ohio no dia 30 de março de 1964. É uma cantora norte-americana de Pop Rock, Blues, Folk e SoulChapman começou a tocar guitarra e escrever canções com a idade de oito anos. Ela se formou na Wooster School em Connecticut, e depois frequentou a Universidade Tufts. Ela se graduou com um grau de BA em antropologia e em estudos africanos. Durante a faculdade, ela começou a tocar nas ruas em Harvard Square e no Club Passim, o Nameless Coffeehouse, e outros cafés em Cambridge, Massachusetts. Ela fez sua estreia nos palcos abrindo um show para Women's music da pioneira Linda Tillery do movimento feminista, no Strand Theatre de Boston no dia 3 de maio de 1985. Outro estudante da Tufts, Brian Koppelman, ouviu Chapman tocar e mostrou a seu pai, Charles Koppelman, diretor da SBK Publishing, que assinou um contrato com Chapman em 1986. Depois que ela se formou na Tufts em 1987, Brian a ajudou a assinar um contrato com a Elektra Records. O seu primeiro álbum, Tracy Chapman, foi lançado em 5 de abril de 1988. O álbum alcançou o primeiro lugar na Billboard 200 e na UK Albums Chart.

 

O single "Fast Car" começou a sua ascensão nas paradas dos EUA logo depois que ela se apresentou no concerto Nelson Mandela 70th Birthday Tribute em junho, e fez com que a música se tornasse um hit Top 10 nos EUA, alcançando o sexto lugar na Billboard Hot 100. No Reino Unido, alcançou a quarta posição na UK Singles Chart. É a canção com classificação mais elevada escrita e executada por uma mulher, ganhando três Grammy Awards, incluindo uma honra para Chapman como Melhor Artista Novo. Mais tarde, em 1988, Chapman foi uma artista de destaque na turnê da Organização Mundial de Direitos. De acordo com o site da VH1, o seu álbum ajudou a inaugurar a era do politicamente correto, juntamente com 10.000 Maniacs e o R.E.M.. O seu segundo álbum, Crossroads, foi lançado em 3 de outubro de 1989, e alcançou o topo na UK Albums Chart. O seu terceiro álbum, Matters of the Heart, foi lançado em 28 de abril de 1992. O seu quarto álbum, New Beginning, foi lançado em 14 de novembro de 1995, e alcançou o quarto lugar na Billboard 200. O single "Give Me One Reason", ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Canção de Rock em 1997, e se tornou o single de maior sucesso de Chapman, alcançando o terceiro lugar na Billboard Hot 100.

 

Depois de um hiato de quatro anos, seu quinto álbum, Telling Stories, foi lançado em 2000. O seu primeiro álbum de compilações, Collection, foi lançado em 30 de outubro de 2001. O seu sexto álbum, Let It Rain, foi lançado em 15 de outubro de 2002. foi lançado em  Para apoiar o seu sétimo álbum de estúdio, Where You Live, que foi lançado em 13 de setembro de 2005, Chapman visitou grandes cidades dos EUA em outubro e em toda a Europa durante o restante do ano. A sua Where You Live Tour foi estendida até 2006. Chapman compôs música para Blood Knot, uma peça sobre o Apartheid na África do Sul, encenada no início de 2008. O seu oitavo álbum, Our Bright Future, foi lançado em 11 de novembro 2008. O álbum alcançou a posição 57 na Billboard 200. Chapman foi nomeado um membro do júri de Documentário do  Sundance Film Festival de 2014. Ela tocou "Stand By Me" no Late Show with David Letterman em abril de 2015. O desempenho se tornou um hit viral e foi o foco de vários artigos de notícias. O seu segundo álbum de compilações, Greatest Hits, foi lançado em 20 de novembro de 2015, e  foi a sua primeira compilação global da ChapmanNa véspera da eleição presidencial dos EUA de 2020, Chapman apresentou a canção "Talkin' 'bout a Revolution" no Late Night with Seth Meyers, incentivando as pessoas a votar.

bottom of page