tutti.jpg
Tutti Frutti

É uma banda brasileira de rock. Em 1971, no bairro da Pompeia, em São Paulo, 3 amigos de origem italiana, o guitarrista Luis Sérgio Carlini, o baixista Lee Marcucci e o baterista Emilson Colantonio, formaram a banda Coqueiro Verde. No ano seguinte, após alguns shows em pequenas casas noturnas e, também, devido a influência das substâncias químicas bastante em voga na época como o ácido lisérgico, a banda trocou seu nome para Lisergia. Tocando na noite paulistana, e com Carlini já sendo notado pela sua qualidade como guitarrista, acabaram sendo vistos por Rita Lee, em julho de 1973, que tinha montado uma dupla feminina com Lúcia Turnbull, a Cilibrinas do Éden, com a sua primeira apresentação no primeiro dia do Festival Phono 73. A descoberta da banda por Rita acabou levando a um convite para que eles se tornassem a sua banda de apoio. Rita e sua empresária Mônica Lisboa montaram um show, que ficaria em cartaz no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo, de 15 de agosto até 16 de setembro de 1973. O nome do show era Tutti Frutti, e assim, a banda foi rebatizada como Tutti Frutti, tendo Carlini registrado o nome da banda como de sua propriedade. A banda começa a fazer shows com um repertório que inclui canções do projeto Cilibrinas e canções novas compostas por Rita, Lúcia e Carlini. Como a gravadora vetou a ideia de lançar um álbum ao vivo do espetáculo do Ruth Escobar, a banda gravou em diversas datas durante o ano, mas o material é vetado pela gravadora. O álbum, Cilibrinas do Éden, só foi lançado de forma pirata no início de 2008, embora as gravações sejam do Tutti Frutti, e não do projeto acústico de Rita e Lúcia.

 

Com o veto ao álbum gravado, Rita e a banda entram em estúdio no início de 1974 e gravam novas músicas do que seria o primeiro álbum da banda. A gravadora não ficou contente com o trabalho do baterista no material vetado e, por isso, foram convocados Paulinho Braga e Mamão para fazer novas bases de bateria. Além disso, sem o conhecimento da banda, a gravadora alteraria completamente a canção "Menino Bonito" que foi gravada com dois violões e as vozes de Rita e Lúcia, mas a gravadora retirou a voz de Lúcia e acrescentou piano, cordas, baixo e bateria. O terceiro álbum de Rita Lee e o primeiro da banda, Atrás do Porto Tem uma Cidade, foi lançado em junho de 1974 pela Phonogram, através do selo Philips, que traz o seu primeiro sucesso "Mamãe Natureza". Em janeiro de 1975, a banda se apresenta no Festival Hollywood Rock. Essa sucessão de desistências de lançamentos da gravadora, bem como a remixagem de "Menino Bonito" e o lançamento de material sem a autorização da banda, levaram ao fim do contrato. Em abril do mesmo ano, a banda assina um contrato com a Som Livre que dava a eles liberdade artística total. A banda passa por mudanças na sua formação, com a saída do baterista Emilson Colantonio e Lúcia Turnbull e a entrada de Franklin Paolillo e os irmãos gêmeos Gilberto e Rubens Nardo nos vocais. O tecladista Guilherme Bueno foi contratado para a gravação do novo álbum. Com essa formação, a banda se reuniu numa casa à beira da represa de Ibiúna, e o álbum foi gravado no estúdio Eldorado, na rua Major Quedinho, no centro de São Paulo. O quarto álbum de Rita Lee e o segundo da banda, Fruto Proibido, foi lançado em junho de 1975, com a canção "Ovelha Negra", e faz grande sucesso.

 

O álbum é considerado um clássico do rock nacional, com a participação do multi-instrumentista Manito. Para a turnê, o tecladista Paulo Maurício entraria no lugar de Guilherme Bueno. O quinto álbum de estúdio de Rita Lee e o terceiro com o Tutti Frutti, Entradas e Bandeiras, foi lançado em 1976 pela Som Livre. Roberto de Carvalho iniciou na banda como tecladista. O sexto álbum de Rita e o quarto e último com o Tutti Frutti, Babilônia, foi lançado em abril de 1978 pela Som Livre. Carlini resolve deixar a banda, insatisfeito com sua posição secundária, e leva consigo o nome da banda, registrado por ele desde 1973, formando então um novo grupo com o mesmo nome, com Simbas, ex-vocalista da Casa das Máquinas, o baixista Renato Figueiredo e o baterista Juba Gurgel. O co-fundador do Tutti Frutti, Lee Marcucci, continuou com Rita. Com essa formação, o seu quinto álbum, Você Sabe Qual o Melhor Remédio, foi lançado em agosto de 1980 pela RCA, mas não fez sucesso. A banda terminou no começo dos anos 80. Em 1997, retornaram aos palcos com a cantora Helena Theodorellos, então casada com Carlini, com Ronaldo Bebeuz nos teclados, o baixista Mr. Ruffino e Franklin Paolillo na bateria. Essa formação fez muito sucesso na noite paulistana e com várias turnês pelo país, se separando em 2007 com a saída de Helena. Nos anos seguintes, a banda continuou na ativa com a cantora Sol Ribeiro, além de Roy Carlini, filho de Carlini na guitarra e Johnny Boy nos teclados. Em 2013, a banda sofreria nova mudança de formação com a morte de Mr. Ruffino. A banda continua com Marinho Testoni nos teclados, e Geraldo Vieira no baixo.