Vange Leonel
Maria Evangelina Leonel Gandolfo nasceu em São Paulo no dia 4 de maio de 1963. Foi uma cantora-compositora, guitarrista rítmica, jornalista, blogueira, cronista, romancista, dramaturga, sommelier de cervejas, e ativista feminista e LGBT brasileira. Vange foi bisneta do general Ataliba Leonel, que lutou na Revolução Constitucionalista de 1932. Em 1980, Vange fez parte da banda Os Camarões, com o seu primo, Nando Reis. O seu primeiro registro foi no álbum de coletânea, Festival da Feira da Vila Madalena, com os participantes o festival de 1980 com a canção, “O Cheiro de Beterraba e…” de sua autoria. A primeira faixa do álbum, “Nêgo Dito”, de Itamar Assumpção, ficou em 3º lugar no festival. Logo depois, ela particou da banda Estéreos Tipos. Em 1985, Vange participou da banda NAU nos vocais e guitarra, enquanto participava como atriz no grupo de teatro XPTO de Osvaldo Gabrieli.
O primeiro álbum da banda, NAU, foi lançado em 1987. A banda se desfez em 1989. A Sony, no instante em que adquiriu o espólio da CBS, tinha grande interesse que Vange Leonel seguisse uma carreira solo, porém sob as tendências de uma fusão pop-eletrônica que ganhava força nas rádios. O seu primeiro álbum solo, Vange, foi lançado em 1991 pela Sony Music Entertainment, e continha sua canção mais famosa, "Noite Preta", que foi usada como o tema de abertura da popular telenovela Vamp da Rede Globo. Outra canção do álbum, "Esse Mundo", também foi usada como tema de outra telenovela, Perigosas Peruas também da Rede Globo. O seu primeiro EP, Vermelho, foi lançado em 1996 pela gravadora independente Medusa Records, fundada pela própria Vange e por sua parceira Cilmara Bedaque no mesmo ano. O EP não obteve sucesso, e Vange abandonou a carreira musical e se dedicou à literatura, escrevendo livros e peças de teatro. Em 1995, Vange Leonel começou a militar pela causa gay e pelos direitos das mulheres.
Em 1999 publicou o seu primeiro livro, Lésbicas, e escreveu para a Revista da Folha, CartaCapital e MixBrasil, e junto a Cilmara Bedaque mantinha um blog sobre cervejas de nome "Lupulinas". Em 2000, escreveu sua primeira peça teatral, As Sereias da Rive Gauche, encenada no mesmo ano sob a direção de Regina Galdino e publicada em formato de livro em 2002. O seu primeiro e único romance, Balada para as Meninas Perdidas, foi lançado em 2003. Em meados de junho de 2014, foi diagnosticada com câncer ovariano, e foi internada no Hospital Santa Isabel em São Paulo para tratamento. O câncer mais tarde se espalhou para sua mucosa gástrica, evoluindo para um câncer de peritônio, e Vange faleceu em 14 de julho de 2014, aos 51 anos de idade. O seu corpo foi cremado no Cemitério Horto da Paz em Itapecerica da Serra. Em 6 de novembro de 2014, Vange Leonel recebeu postumamente do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural.