Wilson Sideral
Wilson da Silveira Oliveira Filho nasceu em Alfenas, Minas Gerais no dia 5 de maio de 1975. É um cantor, compositor, guitarrista e produtor musical brasileiro. Em 1987, Sideral montou a banda Contacto Imediato. No ano seguinte, aos 13 anos, conquistou o troféu de melhor instrumentista no Primeiro Festival de Rock de Poços de Caldas em Minas Gerais. A sua segunda banda, a Capitão Gancho, foi montada em 1992, com repertório inspirado em clássicos do rock’n roll dos anos 70 e da cena retrô de Seattle. Em 1993, a convite do amigo Alexandre Mourão, ele se muda para Belo Horizonte, para integrar a banda Omeriah, com fortes influências do reggae e da música caribenha. Com a banda, ele gravou, no ano seguinte, o álbum, Omeriah, lançado pela Plug/BMG. Após quatro anos como guitarrista, backing vocal e compositor da Omeriah, Sideral sai da banda e, finalmente, começa sua carreira solo, adotando, a partir de então, o nome artístico Wilson Sideral. Em 1997, ele grava a sua primeira demo, Um Caipira na Era Espaciar, que foi recebida com entusiasmo pela cena independente de Belo Horizonte. Em 1998 começou a ganhar reconhecimento nacional após uma composição de sua autoria, a música "Fácil" ser gravada pelo seu parceiro e irmão, Rogério Flausino do Jota Quest.
Por conta do sucesso da música, a gravadora Universal Music oferece a Sideral um contrato para a gravação. O seu primeiro álbum solo, 1, foi lançado em 1999 em formato de CD. O primeiro single do álbum, “Não Pode Parar”, foi muito bem aceito pelas rádios jovens, o que lhe rendeu um videoclipe que figurou no Top 20 da MTV. O álbum foi indicado ao prêmio de Artista Revelação no Prêmio Multishow de Música Brasileira no ano seguinte. O seu segundo álbum, Na Paz, foi lançado em 2002 em formato de CD. O single “Um Beijo Seu”, foi tema da novela teen Malhação da Rede Globo. No final do ano, o álbum foi indicado ao Grammy Latino como Melhor Álbum de Rock Brasileiro. Em julho de 2004, Wilson Sideral monta o seu selo independente Sideral Experience. O seu terceiro álbum, Lançado Ao Mar, foi lançado em outubro, em parceria com a Universal Music em formato de CD. A turnê do álbum lhe rendeu um convite pelo Multishow e Universal Music para participar do DVD, Um Barzinho e um Violão – Jovem Guarda, gravando o clássico de Roberto e Erasmo Carlos, “Lobo Mau”. O seu quarto álbum, Dias Claros, foi lançado em 2007 em formato de CD, que emplacou as canções em várias trilha de novelas, e a releitura do clássico do Cazuza, “Exagerado”.
Em janeiro de 2009, em comemoração aos 10 anos do lançamento do seu primeiro álbum, Sideral gravou o seu primeiro álbum ao vivo, Ao Vivo Wilson Sideral, que foi lançado no início de 2010 em formato de CD e DVD. O álbum foi gravado na cidade de Serra no Espírito Santo. Nesse mesmo ano, a canção "Vem Andar Comigo" fez parte da trilha sonora da novela Caras & Bocas da Rede Globo. O seu primeiro EP, #Singles, foi lançado em 2010. Com edição limitada, o EP foi lançado exclusivamente em formato de USB Flash Drive (Pen Drive), sendo o primeiro trabalho musical no Brasil com essa tecnologia. O seu quinto álbum de estúdio, Canções de Computador, foi lançado em 2014. Em 2015, Sideral tocou no Rock in Rio ao lado da cantora Luana Camarah. O seu sexto álbum, Tropical Blues – volume 1, foi lançado em 2017 pela Sideral Experience. Sideral disponibilizou no seu site oficial, o primeiro volume do projeto, recriando pérolas da música brasileira sob a influência do Blues e do Jazz, gravado em áudio e vídeo, em sessões ao vivo. O seu sétimo álbum, Tropical Blues – volume 2, foi lançado em 2019. No dia 07 de fevereiro de 2020, Sideral se apresentou no Blue Note São Paulo, no Conjunto Nacional na Avenida Paulista, em São Paulo.