top of page
wry.jpg
WRY - Sister
00:00 / 00:25
WRY

É uma banda brasileira de Rock Alternativo. Em 1993, em Sorocaba, São Paulo, os amigos Mario Bross, Luciano Marcello, Chokito e Renato Bizar, que tradicionalmente se reuniam para jogar basquete, montaram a sua própria banda, a Piso Sonoro. No início nenhum dos membros possuía conhecimento musical. No ano seguinte, em 1994, a Piso Sonoro passou a se chamar WRY, que foi o nome de uma música que eles tocavam no inicio e foi sugerido por Sergio Vanalli, que organizou do Festival JuntaTribo. Com algumas músicas compostas, a WRY fez seu primeiro show em um festival alternativo na cidade de Santos, no dia 24 de maio de 1994, e foram uma das selecionadas para participar da segunda edição do Festival JuntaTribo, em Campinas, ao lado de bandas como Garage Fuzz, Câmbio Negro e Planet Hemp. No ano seguinte, a WRY se já apresentava como atração principal em bares noturnos de São Paulo. No inicio, a banda compunha apenas em inglês, o que levou seus integrantes a fazer permuta com uma escola de idiomas, para melhorar sua fluência, recebendo aulas de inglês em troca de shows. Em 1995, a WRY lançou a sua demo tape, Morangoland. O seu primeiro álbum, Direct, foi lançado em 1998, com destaque para a canção “Do You Dance With Me?”. O seu segundo álbum de estúdio, Heart-Experience, foi lançado em 2000 pela gravadora Tamborete. Em 2001, a banda se apresentou no programa Musikaos, transmitido pela TV Cultura, e organizou a primeira edição do Festival Circadélica, na cidade de Sorocaba, com o intuito de arrecadar alimentos e agasalhos a serem destinados a entidades beneficentes locais. Em agosto do mesmo ano, a banda anunciou a sua mudança para Londres, em busca de novas experiências e oportunidades em sua carreira, e estabeleceu parceria com a produtora Reckless Management.

 

Em 14 de março de 2002, a banda realizou a sua primeira apresentação ao vivo em Londres no bar On The Rocks, e no segundo semestre do ano, retornou ao Brasil para a sua turnê WRY - I Love & Hate You Brazil Tour 2002. De volta a Londres, em fevereiro de 2003, o grupo passou a ser empresariado pelo americano Tom O'Connor. O seu primeiro EP, Come and Fall/Where I Stand, foi lançado em 2004. No Brasil foi distribuído em formato compacto pela Monstro Discos e no exterior distribuído nas lojas Rough Trade. O seu terceiro disco, Flames in the Head, foi lançado em 2005. No final do ano, a banda retornou ao Brasil para promover o álbum com a turnê WRY em Chamas no Brasil, sendo anunciada pela imprensa nacional como uma banda inglesa, e com sua estadia no país, o grupo recebeu o convite para compor a trilha sonora do desfile da Ellus, no São Paulo Fashion Week, onde se apresentou em janeiro de 2006. Ainda em 2006, André Zanini se tornou o novo baterista da banda. O seu segundo EP, Whales and Sharks, foi lançado em julho de 2007 pela gravadora inglesa Club AC30, que teve distribuição no Reino Unido, Japão, EUA e no Brasil. Destaque para a canção "Sister". Em abril de 2009, a banda volta definitivamente ao Brasil. O baixista Chokito, que permaneceu em Londres, foi substituído por William Leonotti, e em junho foi anunciado que Renato Bizar voltaria a assumir o posto de baterista na banda. O seu quarto álbum, She Science, foi lançado em abril de 2009, com canções em português. Em 2010, devido aos compromissos com o Asteroid Bar, fundado por membros da banda, a WRY anunciou que encerraria suas atividades, e também que faria seu último show no dia 29 de maio em Sorocaba. O seu quinto álbum, National Indie Hits, foi lançado em 2010, como um tributo à bandas da cena independente do Brasil da década de 1990, como Pin Ups, Walverdes, entre outras. O álbum só foi lançado em  formato físico somente em 2016.

 

Em 2014, após um hiato de 4 anos, a WRY se reuniu para um único show, no Asteroid Bar, em 24 de maio, comemorando os 20 anos do seu primeiro show, com a participação de todos os integrantes que passaram oficialmente pela banda. O seu terceiro EP, Deeper in a Dream, foi lançado em outubro de 2014 em formato de fita K7. Em janeiro de 2015, definitivamente de volta aos palcos, a WRY foi anunciada com uma das atrações no Festival Primavera Sound, na Espanha, e com a volta do baterista André Zanini, com shows nacionais e internacionais, com passagem pela Inglaterra e Portugal, e também em importantes festivais nacionais. Ainda em 2015, a banda se apresentou no programa Estúdio Showlivre, no canal Music Box Brazil. O seu álbum de compilação, Whales, Sharks and Dreams, foi lançado em 2016 pelo selo americano Sonovibe Records, que traz os seus dois últimos EPs, em versões remasterizadas. Com o lançamento do álbum em vinil, a banda saiu em uma turnê com Ítalo Ribeiro na bateria, percorrendo o Brasil até 2017. O seu sexto álbum de estúdio, Noites Infinitas, foi lançado em 30 de outubro de 2020 pelo selo norte-americano OAR, no serviço de streaming. No ano seguinte, o álbum foi vencedor do Prêmio Dynamite de Música Independente na categoria de Melhor Lançamento de Indie Rock. A WRY fez uma apresentação ao vivo no Festival Febre. O seu sétimo álbum de estúdio, Reviver, foi lançado em 12 de novembro, com 10 faixas B-Sides da banda. O seu oitavo álbum de estúdio, Aurora, foi lançado em 11 de novembro de 2022 nas plataformas de streaming, sendo o primeiro álbum totalmente em português. A banda disponibilizou parte de seu acervo inédito no seu segundo álbum de compilações, Demolição, que foi lançado em 2023, onde reuniu demos e primeiras versões de músicas nunca antes divulgadas. 

bottom of page