top of page
xtc.jpg
XTC

Foi uma banda de Art Rock inglesa. Andy Partridge e Colin Molding cresceram em Swindon Wiltshire, na Inglaterra. Uma das primeiras bandas de Partridge se chamava Stiff Beach, formada em agosto de 1970. No início de 1972, ele tocou na Star Park. No final de 1972, Molding e o baterista Terry Chambers se juntaram à banda de Partridge, e a banda foi renomeada para Star Park (Mark II). Depois que a banda abriu para o Thin Lizzy em maio de 1973, eles se renomearam Helium Kidz. Essa versão da banda foi até 1975, quando a Helium Kidz decidiu mudar seu estilo para o Pop, e Partridge sugeriu a mudança do nome para XTC da exclamação de Jimmy Durante ao descobrir o acorde perdido: "É isso! Estou em êxtase!". O tecladista Jonathan Perkins deixou a banda, e Partridge contratou Barry Andrews através de um anúncio em dezembro de 1976. Os membros cortaram seus longos cabelos e, por um tempo, usaram roupas de mecânico de kung-fu no palco. Depois que a banda se apresentou no programa do John Peel da BBC Radio 1, eles assinaram um contrato com a Virgin Records. Eles lançaram o seu, 3D EP, em outubro, e o seu primeiro álbum, White Music, que foi lançado em janeiro de 1978. O álbum alcançou a posição 38 na UK Albums Chart. Andrews deixou a banda em dezembro de 1978, enquanto eles estavam em sua primeira turnê americana. 

 

Em vez de contratar um tecladista substituto, Dave Gregory foi convidado a se juntar como segundo guitarrista. O lançamento da canção "Life Begins at the Hop"  escrita por Moulding em 1979, foi o primeiro single da banda a entrar nas paradas, chegando ao número 54 na UK Singles Chart. O seu quarto álbum, Black Sea, foi lançado em setembro de 1980. O single "Sgt. Rock" provocou mensagens de ódio feministas para a letra "mantenha-a na fila" e "Respectable Street" foi banido da rádio BBC devido às suas referências ao aborto. O álbum alcançou a posição 16 na Billboard 200, sendo o álbum de maior sucesso nos EUA de sua carreira. Em 1982, Chambers deixou a banda para ficar com sua esposa na Austrália. O baterista Pete Phipps foi contratado como músico de sessão e nunca mais a banda empregaria um baterista permanente após a saída de Chambers. Em 1985, o The Dukes of Stratosphear, que consistia em Partridge, Molding, Dave Gregory e seu irmão baterista Ian, e cada um adotou um pseudônimo. Nas sessões, a banda se vestiu com roupas Paisley e acendia velas perfumadas. Modelados a partir de bandas Pop Psicodélicas da década de 1960, os Dukes foram inicialmente divulgados pela Virgin Records como um novo ato misterioso. O XTC inicialmente negou ter qualquer envolvimento com o projeto.

 

O XTC lançou o seu décimo álbum, Oranges & Lemons, em fevereiro de 1989, com música que tinha uma veia psicodélica semelhante à dos Dukes, e alcançou a posição 28 na UK Albums Chart. O single "Mayor of Simpleton" alcançou a posição 72 na Billboard Hot 100, se tornando seu único single nas paradas americanas. Em 1998. Dave Gregory deixou a banda. O seu décimo terceiro álbum, Apple Venus Volume 1, foi lançado em fevereiro de 1999 pela gravadora independente Cooking Vinyl. O seu décimo quarto álbum, Wasp Star (Apple Venus Volume 2), foi lançado em 23 de maio de 2000. A The Dukes of Stratophear com Dave e Ian Gregory se reuniram para o single de caridade "Open a Can (of Human Beans)" de 2003. Em outubro de 2017, Partridge e Terry Chambers lançaram o EP, Great Aspirations, creditado a TC&I. Seu lançamento coincidiu com um documentário de TV da carreira da banda, XTC: This Is Pop, que estreou na Sky Arts em 7 de outubro. De 29 de outubro a 1 de novembro, o TC&I realizou quatro shows no Swindon's Art's Centre, em Old Town. Em janeiro de 2019, um comunicado divulgado através da mídia social anunciou que o TC&I havia se dissolvido. Em 2020, Chambers começou a excursionar com uma banda chamada EXTC, com um repertório de músicas da XTC.

bottom of page