4 Non Blondes

 

Foi uma banda de rock alternativo norte-americana. A baixista Christa Hillhouse e a guitarrista Shaunna Hall eram colegas de quarto e conheceram a baterista Wanda Day quando se juntaram a banda em que ela tocava. Quando as três deixaram a banda, começaram a tocar em trio. Depois de ver Linda Perry cantar em uma apresentação solo, ela foi convidada para se juntar a banda como vocalista. Seu primeiro ensaio deveria ser às 18h10 do dia 17 de outubro de 1989, mas logo após as 17h o terremoto de Loma Prieta atingiu a área de São Francisco. Elas começaram no cenário dos bares de São Francisco, especialmente bares de lésbicas, ganhando um número significativo de seguidores. Em julho de 1991, a banda assinou contrato com a Interscope Records, após uma apresentação na Convenção Gavin, onde elas abriram o Primus no Dia dos Namorados do mesmo ano.

 

Quando começaram a pré-produção do seu primeiro álbum, Wanda Day foi demitida e substituído por Dawn Richardson em 1991. Em 1992, enquanto gravava o álbum, o produtor David Tickle, sugeriu a saída de Shaunna Hall, que foi dispensada da banda, e foi substituída pelo guitarrista Louis Metoyer. O seu primeiro álbum, Bigger, Better, Faster, More!, foi lançado em 13 de outubro de 1992, e alcançou a posição 11 na Billboard 200. O seu primeiro single do álbum foi "Dear Mr. President", e o seu segundo single "What's Up?", que alcançou a posição 14 na Billboard Hot 100, e alcançou o topo das paradas em 8 países. O guitarrista Roger Rocha se juntou a banda após a conclusão do álbum. No final de 1992, a ex-baterista Wanda Day se envolveu num acidente que esmagou as suas pernas e quebrou as costas. 

 

No dia 10 Setembro 1993, a banda lançou o álbum ao vivo, Hello Mr. President (Live in Italy 1993). A banda se separou no final de 1994 durante a gravação do seu segundo álbum que não foi concluído. Perry seguiu carreira solo em 1995. Wanda Day morreu em 10 de julho de 1997. Christa Hillhouse mantém o site oficial do 4 Non BlondesLinda Perry e Hillhouse se reuniram em 1999 para apoiar a turnê solo de Perry. Em 11 de maio de 2014, a banda se reuniu para realizar um concerto em uma festa de arrecadação de fundos de Uma noite para mulheres: celebrando artes, música e igualdade, realizada no Beverly Hilton em Los Angeles. Linda Perry produz o evento anual do LA Gay & Lesbian Center para arrecadar dinheiro para o centro, e em 2015, ela foi induzida no Songwriters Hall of Fame.

 Rockdigital