A Chave do Sol

 

A Chave do Sol foi uma banda brasileira de hard rock. A banda foi formada em 1982 na cidade de São Paulo, inicialmente integrada por Rubens Gióia na guitarra e vocal, Luiz Domingues na época, também conhecido pelo apelido de Luiz Tigueis no baixo e vocal e José Luiz Dinola na bateria e voz. O primeiro show oficial foi no dia 25 de setembro de 1982. Inicialmente, a banda contou com a presença do vocalista Percy Weiss, ex-Made in Brazil e ex-Patrulha do Espaço, como convidado especial, mas logo em seguida a banda efetivou a vocalista Verônica Luhr, que saiu da banda em abril de 1983. A Chave do Sol prosseguiu como um trio com Rubens Gióia, José Luis Dinola e Luiz Domingues. A banda ficou muito conhecida com a sua primeira aparição no programa A Fábrica do Som, da TV Cultura de São Paulo. A banda assinou um contrato com o selo Baratos Afins, do produtor Luiz Carlos Calanca. O seu primeiro registro foi um compacto simples com as músicas "Luz" e "18 Horas" em 1984.

 

O seu primeiro álbum, A Chave do Sol, foi lançado em 1985, com 6 músicas. Em 1985, o vocalista Fran Alves foi contratado. Logo no início do ano eles entraram em estúdio e gravaram o EP sem título definido. Nesse trabalho destacou-se a música "Um Minuto Além", que chegou a ter significativa execução nas rádios. Fran Alves saiu da banda, e em outubro de 1986, entrou o vocalista Roberto Cruz também conhecido como Beto Cruz, que também era guitarrista. O seu segundo álbum, The Key. foi lançado em 1987 pelo selo Rock Brigade. Na divulgação do álbum em 1987. A banda tocou em diversas cidades brasileiras, no Festival Setembro Rock em Teresina, em shows em teatros como Mambembe, TBC e no Ginásio do Palmeiras e do Santos F.C.. Ao final do ano de 1987, a banda sofreu uma ruptura por incompatibilidades gerenciais e artísticas. Oficialmente, a banda não encerrou suas atividades, mas foi reformada por Luiz Domingues e Beto Cruz com o nome abreviado de A Chave.

 

A dupla seguiu em frente com Eduardo Ardanuy e Theo Godinho na guitarra, José Luiz Rapolli na bateria e Fabio Ribeiro nos teclados. Theo Godinho saiu rapidamente, e a banda cumpriu os shows com datas anteriormente agendadas com a A Chave do Sol, tal como o Festival Verão Vivo, realizado no Guarujá em São Paulo, numa produção da TV Bandeirantes. O seu terceiro álbum, A New Revolution, foi lançado em 1989 pelo selo Devil's Discos. Luiz Domingues deixa a banda após a gravação do álbum e a banda passou a se chamar The Key, seguindo adiante só com Beto Cruz como remanescente da Chave do Sol, que encerra as suas atividades no início de 1991. Em 2000, a banda participou do programa da TV Cultura de São Paulo, a Musikaos. Em 2006, a banda se apresentou na Virada Cultural de São Paulo, com Rubens Gióia e José Luiz Dinola como membros originais. Fran Alves faleceu no ano de 2009. Em 2012, a banda se apresentou e somente Rubens participou como membro original.

 Rockdigital