top of page
patrulha.jpg
Patrulha do Espaço - Columbia
00:00 / 00:25
Patrulha do Espaço

Foi uma banda brasileira de Hard Rock e Rock Progressivo. Em 1977, depois que Arnaldo Baptista saiu dos Mutantes, ele se juntou com o baterista Rolando Castello Júnior, o baixista Oswaldo "Cokinho" Gennari e o guitarrista irlandês John Flavin para formar a Patrulha do Espaço. O nome, foi subtítulo da música instrumental "Honky Tonky", do primeiro álbum solo de Arnaldo Baptista. A banda estreou no 1° Concerto Latino Americano de Rock, no Ginásio Ibirapuera em São Paulo, em setembro de 1977, se tornando uma das principais expressões do Rock paulistano e brasileiro das últimas décadas. Com a saída de Arnaldo Baptista, em 1978, a banda contratou o vocalista Percy Weiss, e no ano seguinte, a banda gravou o seu primeiro álbum, Patrulha do Espaço, que foi lançado em 1980, sendo o primeiro disco independente de Rock do Brasil, conhecido como Disco Preto. O seu segundo álbum, Patrulha do Espaço, foi lançado em 1981. O seu terceiro álbum, Patrulha, foi lançado em 1982 pelo selo Barato Afins. Destaque para a canção "Columbia". O seu quarto álbum, Patrulha do Espaço 4, foi lançado em 1983Nesse masmo ano, a banda abre o show para o Van Halen em São Paulo. A banda contou com a participação do guitarrista argentino Pappo, durante as gravação do seu primeiro EP Patrulha 85, que foi lançado em 1985, e foi editado na Argentina

 

O álbum em parceria com Arnaldo Baptista, Faremos uma Noitada Excelente..., foi lançado em 1987, e foi gravado em 1978. O segundo álbum com Arnaldo, Elo Perdido, foi lançado em 1988, e foi gravado em 1977. O seu quinto álbum, Primus Inter Pares, foi lançado em 1994. Após esse álbum, a banda se retirou da cena musical, devido a saída do baterista RolandoO primeiro volume da série de compilações, Dossiê 1, foi lançado em 1997, que apresentou a obra da banda em formato CD, contando cronologicamente a história da banda. O seu segundo volume, Dossiê 2 e o terceiro, Dossiê 3, foram lançados em 1998   A volta da banda as atividades ocorreu no início de 1999, quando Rolando Castello Junior se juntou à Luiz Domingues no baixo e voz e Rodrigo Hid na guitarra, voz e teclados e Marcello Schevano na guitarra, voz, teclados e flauta. O seu sexto álbum, Chronophagia, foi lançado em 2000. O seu quarto volume da série, Dossiê 4, foi lançado em 2002. No ano de 2003, a banda lança o EP ComPactO, com músicas inéditas. O seu sétimo álbum de estúdio, Missão na Área 13, foi lançado em 2004, numa alusão ao nome do estúdio onde o álbum foi gravado, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

 

O seu primeiro álbum ao vivo, Capturados Ao Vivo no CCSP em 2004, foi lançado em 2005. O álbum foi gravado no Centro Cultural de São Paulo. Depois desse lançamento, a formação com Luiz Domingues, Rodrigo Hid e Marcelo Schevano se desfez. O baixista Oswaldo Gennari faleceu no dia 1 de janeiro de 2009 em São Paulo. No mesmo ano, fazem uma turnê nacional e internacional e se apresentam na Virada Cultural em São Paulo, no Camping & Rock em Minas Gerais, Psicodália e Rural Rock Fest em Santa Catarina, além de realizar shows em teatros e casas de Rock do país. Depois de 3 anos tocando como trio, por questões de ordem pessoal e de agenda, o guitarrista Marcelo Schevano e o baixista René Seabra saíram da banda. Em 2011, a banda contribui com uma canção na trilha sonora do documentário Brasil Heavy Metal. Com a entrada de Paulo Carvalho no baixo, a banda iniciou a Base Rock Tour 2011, que percorreu os estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. O seu oitavo álbum, Dormindo em Cama de Pregos, foi lançado em 2012. O baterista Rolando Castello Júnior postou em sua rede social o fim da banda, durante a turnê que comemorou os 40 anos de existência da banda. O show de despedida da banda foi no Sesc Belenzinho em São Paulo, no dia 3 de novembro de 2018.

bottom of page