

Van Halen
Foi uma banda americana de Rock. Em 1973, os irmãos Eddie Van Halen e Alex Van Halen formaram uma banda em Pasadena, na Califórnia, com o baixista Mark Stone. A banda teve diversos nomes como The Trojan Rubber Company, The Broken Combs, Rat Salad, e depois, Genesis. Eddie também fazia os vocais na banda. Em 1974, a banda decidiu substituir Stone por Michael Anthony, o baixista e vocalista da banda local Snake. A banda começou tocando somente covers e em pouco tempo se tornou muito conhecida. David Lee Roth era um amigo dos irmãos Van Halen, e por eles alugarem um sistema de som com ele, e para economizar dinheiro, colocaram Roth como vocalista. Neste período, descobriram que havia outra banda chamada Genesis, e mudaram rapidamente para Mammoth, e em 1974, mudou oficialmente seu nome para Van Halen. A sua primeira apresentação foi em dezembro de 1974, tocando no Christmas Family Festival no Greek Theatre em San Pedro, na Califórnia. Em 1977, a banda assinou um contrato com a Warner Bros. Records. O seu primeiro álbum, Van Halen, foi lançado em 10 de fevereiro de 1978, e alcançou a posição 19 na Billboard 200. O seu quinto álbum, Driver Down, foi lançado em 14 de abril de 1982, e alcançou a terceira posição na Billboard 200. As tenções de Roth e Eddie aumentaram, e isso causou atritos com os outros membros. Em janeiro de 1983, a banda se apresentou no Brasil.
Eddie construiu seu estúdio caseiro, o 5150 Studios. O seu sexto álbum, 1984, foi lançado em 9 de janeiro de 1984, alcançando a segunda posição na Billboard 200. A canção "Jump" foi o single de maior sucesso do Van Halen, alcançando o topo na Billboard Hot 100. No meio da turnê do álbum, as tensões artísticas e pessoais entre os músicos atingiram o pico com a saída de Roth. Eddie foi apresentado por um mecânico de automóveis a Sammy Hagar, o ex-líder do Montrose, e foi contratado como vocalista. O seu sétimo álbum, 5150, foi lançado em 24 de março de 1986 pela Warner Bros Records, alcançando o topo na Billboard 200. Durante a gravação de músicas para o filme Twister, a tensão crescente entre Hagar e os irmãos Van Halen ferveu e Hagar saiu da banda no Dia dos Pais, em junho de 1996. O seu primeiro álbum de compilações, Best Of – Volume I, foi lançado em 22 de outubro de 1996. As duas músicas recém-gravadas, "Can't Get This Stuff No More" e "Me Wise Magic", no final do álbum são com David Lee Roth. Elas foram as últimas músicas gravadas e lançadas pela formação original do Van Halen, com Eddie, Alex, Roth e Anthony. O próximo vocalista do Van Halen foi Gary Cherone. O seu décimo primeiro álbum, Van Halen III, foi lançado em 17 de março de 1998. No início de 1999, o Van Halen voltou ao estúdio, e começaram a trabalhar em um novo álbum. O projeto nunca foi lançado, com Cherone deixando a banda amigavelmente em novembro, citando diferenças musicais.
Na turnê de verão de 2004, em alguns shows, o filho de Eddie, Wolfgang Van Halen, subiu ao palco e tocou guitarra com o pai. No show final da banda, em Tucson, Eddie quebrou uma de suas guitarras no final do show. Hagar e Anthony admitiram que Eddie teve problemas com álcool durante a turnê. Após o término da turnê, Hagar e Anthony saíram da banda em 2005. Em 2006, o baixista Mike Anthony foi substituído por Wolfgang. Em janeiro de 2007, o Van Halen foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame. Apenas Hagar e Anthony apareceram na cerimônia de indução em nome da banda. Eddie retornou à reabilitação depois de uma briga furiosa nos bastidores na Flórida com seu filho Wolfgang, durante a turnê de 2008, que motivou Eddie a procurar ajuda mais uma vez. O seu décimo segundo álbum, A Different Kind of Truth, foi lançado em 7 de fevereiro de 2012 pela Interscope Records. O primeiro com David Lee Roth desde 1984. O álbum alcançou a segunda posição na Billboard 200. O seu álbum ao vivo, Tokyo Dome Live in Concert, foi lançado em março de 2015, gravado em junho de 2013. Naquele mesmo mês, a banda fez sua primeira incursão na TV americana, aparecendo no Jimmy Kimmel Live!, anunciando uma nova turnê. Eddie Van Halen faleceu no dia 6 de outubro de 2020 em Santa Mônica, depois de uma longa luta contra um câncer na garganta, aos 65 anos. Sua morte veio apenas 10 dias depois que o baixista original do Van Halen, Mark Stone, faleceu de câncer. Em uma entrevista de novembro de 2020 com Howard Stern, Wolfgang Van Halen confirmou o fim da banda.