Montrose

Foi uma banda americana de hard rock. Depois que o guitarrista Ronnie Montrose deixou o Edgar Winter Group no início de 1973, e formou uma nova banda com Sammy Hagar, conhecido como Sam Hagar nos vocais, Bill Church no baixo e Denny Carmassi na bateria. A banda assinou contrato com a Warner Bros., e nesse período, a banda não tinha um nome oficial e faturava como Ronnie Montrose and Friends. A banda fez sua estreia pública em 21 de abril de 1973, através de uma transmissão de rádio de quarenta e cinco minutos exibida na KSAN FM no programa Tom Donahue Show. Seu primeiro álbum, Montrose, foi lançado pela Warner Bros. no final de 1973. O álbum alcançou a posição 133 na Billboard 200. O primeiro membro a deixar a formação original da Montrose foi o baixista Bill Church, que foi substituído por Alan Fitzgerald no segundo álbum da banda, Paper Money, lançado em 1974. O álbum alcançou a posição 65 na Billboard 200. Sammy Hagar saiu da banda em fevereiro de 1975. Ele foi substituído por Bob James.

 

Buscando ampliar e mudar o som da banda, o tecladista Jim Alcivar também foi acrescentado. A nova formação da banda fez sua estreia ao vivo em San Francisco no Winterland Ballroom em 5 de abril de 1975. Nesta fase, a banda se separou do produtor Ted Templeman. a Montrose lançou o álbuns, Warner Brothers Presents ... Montrose! em 1975, que alcançou a posição 79 na Billboard 200. No álbum Jump On It, lançado em 1976, Alan Fitzgerald foi substituído no baixo por Randy Jo Hobbs. Após a saída do vocalista Bob James, depois de uma apresentação da banda em Winterland no dia 31 de dezembro de 1976, a Montrose se separou, e Ronnie Montrose ressurgiu um ano depois com o álbum instrumental solo, Open Fire, lançado em janeiro de 1978. juntamente com Jim Alcivar e Alan Fitzgerald, o baterista Skip Gillette e o vocalista escocês Davey Pattison, Ronnie formou a banda Gamma.

 

O seu primeiro álbum, Gamma 1 foi lançada em 1979. Seu segundo álbum, Gamma 2, foi lançado em 1980. O ex-baterista da Montrose, Denny Carmassi, substituiu Skip Gillette e o baixista Glenn Letsch, substituiu Alan Fitzgerald. Em 1987, Ronnie Montrose reformou a Montrose com o vocalista Johnny Edwards, o baterista James Kottak e o baixista Glenn Letsch, que substituiu Fitzgerald no Gamma. Esta nova formação da Montrose lançou o seu quinto álbum, Mean em 1987. Ronnie Montrose reformou novamente a banda em 2001 com uma nova formação com Keith St John nos vocais e um elenco rotativo de músicos. Ronnie lutou contra um câncer de próstata a partir de 2007. Em 2009, a Montrose com Keith St John, Mick Brown e Sean McNabb se apresentou no West Fest, no 40º encontro de Woodstock no Golden Gate Park.  Em 3 de março de 2012, Ronnie Montrose suicidou-se com um tiro. Sua morte foi originalmente considerada como resultado do retorno do câncer de próstata. A Montrose fez uma performance única na boate de Cabo Wabo com Sammy Hagar em outubro de 2012. Em 27 de abril de 2013, a Montrose com Sammy Hagar, Denny CarmassiBill Church Joe Satriani, participaram de um concerto em homenagem a Ronnie .

 Rockdigital