Joe Satriani
Joseph Satriani nasceu no dia 15 de julho de 1956 em Westbury, Nova York. É um guitarrista virtuoso americano de Rock Instrumental. Seu primeiro contato com a música foi com a bateria, aos 9 anos. Aprendeu a tocar Folk, Blues e Jazz com o seu pai, tio e amigos. Foi inspirado a tocar guitarra aos 14 anos, após ouvir a notícia de que Jimi Hendrix havia morrido. Ele estava jogando futebol americano, quando ouviu a notícia pelo rádio. Nesse momento, ele abandonou a aula, e comunicou ao seu treinador que estava saindo do time para se dedicar à guitarra. Foi nessa época que Satriani começou a excursionar na cidade de Long Island com sua primeira banda, um grupo de dança colegial chamado Justice. Em 1978, ele se mudou para Berkeley, na Califórnia, onde mais tarde iria se graduar na Berkeley Music Institute. Foi nesta época que ele começou a dar aulas de guitarra, e a ficar conhecido como Professor. Ensinou renomados instrumentistas. Em 1979, montou o power trio, The Squares. A banda durou até o final de 1985. Em 1984 Satriani gravou o EP, Joe Satriani. Seu amigo e ex-aluno Steve Vai, consegue para Satriani um contrato com a Relativity Records. O seu primeiro álbum, Not of This Earth., foi lançado em 18 de dezembro de 1986. Com dificuldades financeiras, Satriani foi convidado por Greg Kihn para fazer parte da The Greg Kihn Band. Foi neste mesmo ano que Steve Vai, que estava em alta, por tocar com David Lee Roth, faz vários elogios a Satriani em uma entrevista dada a revista Guitar World Magazine.
Esta entrevista seria de suma importância para sua carreira. O seu segundo álbum, Surfing with the Alien, foi lançado em 15 de outubro de 1987, e alcançou a posição 29 na Billboard 200. É até hoje o álbum da Relativity Records que mais vendeu na história. No começo de 1988, a KOME radio, da cidade de San José na Califórnia, transmitiu ao vivo para todo o país um show da Surfing with the Alien Tour, realizado no dia 14 de abril de 1988 no Cabaret Club. Neste mesmo ano, ele foi recrutado por Mick Jagger para tocar em sua turnê solo de divulgação do álbum Primitive Cool. Também em 1988, em novembro, lançou o seu segundo EP solo, Dreaming #11. O seu terceiro álbum, Flying in a Blue Dream, foi lançado em 30 de outubro de 1989. No dia 30 de janeiro de 1990, foi ao ar o programa MTV Unplugged, com Satriani e Stevie Ray Vaughan. O programa não foi lançado como álbum. O seu quarto álbum, The Extremist, foi lançado em 21 de julho de 1992, e foi o seu álbum mais aclamado pela crítica, sendo considerado um clássico do Rock. O álbum duplo, Time Machine, foi lançado em 13 de outubro de 1993. Mesmo ano em que Satriani foi convidado pelo Deep Purple para substituir o guitarrista Ritchie Blackmore durante a turnê japonesa da banda. Satriani foi convidado a integrar a banda permanentemente, o que não aconteceu em razão de contrato anteriormente firmado com a Sony Music, e também por querer continuar sua carreira solo. Satriani participou da turnê europeia realizada pela banda em 1994, fazendo seu último show em julho, na Áustria. Ele foi substituído por Steve Morse.
Em 1996, Satriani criou junto com Steve Vai a turnê G3, na qual participa todos os anos desde então ao lado de outros grandes guitarristas virtuosos. O primeiro álbum deste projeto, G3: Live in Concert, foi lançado em 1997. O terceiro guitarrista foi Eric Johnson. O seu oitavo álbum, Crystal Planet, foi lançado em 3 de março de 1998 pela Epic Records. Em 2001, o seu primeiro álbum ao vivo, Live in San Francisco, gravado em dezembro de 2000 no The Fillmore, em San Francisco, e foi lançado em 19 de junho de 2001. O seu nono álbum, Strange Beautiful Music, foi lançado em 25 de junho de 2002. Neste álbum tem a participação de Pia Vai, esposa de Steve Vai tocando harpa na faixa “Chords Of Life”. Em 2004, o segundo álbum com o G3. G3: Rockin' in the Free World, teve o trio formado por Satriani, Steve Vai e Yngwie Malmsteen. Em 2005, mais um álbum com o G3. G3: Live in Tokyo, composto por Satriani, Steve Vai e John Petrucci. Em 2006, é lançado o seu segundo álbum ao vivo, Satriani Live!. Em 2008, Satriani se juntou a Sammy Hagar e Michael Anthony, ambos ex-Van Halen, e Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers, e formaram o supergrupo Chickenfoot. O seu décimo quarto álbum, Unstoppable Momentum, foi lançado em 7 de maio de 2013. O seu sexto álbum ao vivo. Surfing in San Jose - The Classic 1988 Radio Broadcast, foi lançado em 2015. No mesmo ano, no mês de novembro, Satriani foi contemplado com o prêmio The Maestro durante o 11ª Annual Classic Rock Roll of Honour Award. O seu décimo sétimo álbum, Shapeshifting, foi lançado em 10 de abril de 2020 pela Sony Music.