Joe Satriani

Joseph Satriani nasceu em Westbury, Nova York no dia 15 de julho de 1956. É um guitarrista virtuoso americano de rock instrumental. Seu primeiro contato com a música foi com a bateria, aos 9 anos. Aprendeu a tocar folk, blues e jazz com o pai, tio e amigos. Foi inspirado a tocar guitarra aos 14 anos, após ouvir a notícia de que Jimi Hendrix havia morrido. Ele estava jogando futebol americano, quando ouviu a notícia pelo rádio. Nesse momento, ele abandonou a aula, e comunicou ao seu treinador que estava saindo do time para se dedicar à guitarra. Foi nessa época que Satriani começou a excursionar na cidade de Long Island com sua primeira banda, um grupo de dança colegial chamado Justice. Em 1978, mudou-se para Berkeley, Califórnia, onde mais tarde iria graduar-se na renomada Berkeley Music Institute. Foi nesta época que começou a dar aulas de guitarra, e a ficar conhecido como professor. Ensinou renomados instrumentistas. Em 1979, montou o power trio, The Squares. A banda durou até o final de 1985. Em 1984 Satriani gravou o EP Joe Satriani. Seu amigo e ex-aluno Steve Vai, consegue para Joe um contrato com a Relativity Records, e na mesma época lança seu primeiro álbum, Not of This Earth. Com dificuldades financeiras, Satriani foi convidado por Greg Kihn para fazer parte da The Greg Kihn Band. Foi neste mesmo ano que Steve Vai, que estava em alta, por tocar com David Lee Roth, faz vários elogios a Satriani em uma entrevista dada a revista Guitar World Magazine.

 

Esta entrevista seria de suma importância para sua carreira. Em 1987, Satriani lança o álbum, Surfing with the Alien. É até hoje o álbum da Relativity Records que mais vendeu na história e rendeu sua primeira indicação ao Grammy. No começo de 1988, a KOME radio, da cidade de San José na Califórnia, transmitiu ao vivo para todo o país um show da turnê Surfing with the Alien, realizado no dia 14 de abril de 1988 no Cabaret Club. Neste mesmo ano, ele foi recrutado por Mick Jagger para tocar em sua turnê solo de divulgação do álbum Primitive Cool. Também em 1988, em novembro, lançou o segundo EP de sua carreira solo, intitulado Dreaming #11. Em 1989, Satriani lançou o álbum Flying in a Blue Dream. Em 30 de janeiro de 1990 foi ao ar o programa MTV Unplugged, com Satriani e Stevie Ray Vaughan. O programa, que nunca foi lançado como álbum. Em 1992, lançou The Extremist, seu álbum mais aclamado pela crítica, sendo considerado um clássico do rock. O álbum duplo, Time Machine foi lançado em 1993. Mesmo ano em que Satriani foi convidado pelo Deep Purple para substituir o guitarrista Ritchie Blackmore durante a turnê japonesa da banda. Satriani foi convidado a integrar a banda permanentemente, o que não aconteceu em razão de contrato anteriormente firmado com a Sony Music, e também por querer continuar sua carreira solo. Satriani participou da turnê europeia realizada pela banda em 1994, fazendo seu último show em julho, na Áustria. Ele foi substituído por Steve Morse. Em 1996, Joe criou junto com Steve Vai a turnê G3, na qual participa todos os anos desde então ao lado de outros grandes guitarristas virtuosos.

 

O primeiro álbum deste projeto, G3: Live in Concert, foi lançado em 1997. O 3o guitarrista, além de Satriani e Steve Vai foi Eric Johnson. Em 1998, foi lançado seu oitavo álbum, Crystal Planet. Em 2001, seu primeiro álbum solo ao vivo, Live in San Francisco. Em 2002, chega o inédito Strange Beautiful Music. Neste álbum tem a participação de Pia Vai, esposa de Steve Vai tocando harpa na faixa “Chords Of Life”. Em 2004, o segundo álbum com o G3. G3: Rockin' in the Free World teve o trio formado por Satriani, Vai e Yngwie Malmsteen. O DVD desta turnê foi lançado com o nome G3: Live In Denver. Em 2005, mais um álbum com o G3. G3: Live in Tokyo é composto por Satriani, Steve Vai e John Petrucci. Em 2006, é lançado o segundo álbum ao vivo de sua carreira solo, Satriani Live!. No dia 7 de maio de 2013, Satriani lançou o álbum de estúdio, Unstoppable Momentum. A versão deluxe do álbum vinha juntamente com um livro de 98 páginas chamado Joe's Art 2013 - Joe Satriani Book One, que contém desenhos, rabiscos, e esboços feitos pelo músico. Em 2015, seu décimo quinto álbum de estúdio Shockwave Supernova é lançado. Também em 2015 foi lançado seu sexto álbum ao vivo. Surfing in San Jose - The Classic 1988 Radio Broadcast. Por fim, ainda em 2015, no mês de novembro, Satriani foi contemplado com o prêmio “The Maestro” durante o 11ª Annual Classic Rock Roll of Honour Award. Em 2008, Satriani se juntou a Sammy Hagar e Michael Anthony, ambos ex-Van Halen, e Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers, e formou o supergrupo Chickenfoot. Em 2009, o primeiro álbum do supergrupo, Chickenfoot, foi lançado. Em 2011, é lançado o segundo álbum do grupo, Chickenfoot III

 Rockdigital