Jimi Hendrix

 

James Marshall Jimi Hendrix, nascido Johnny Allen Hendrix em Seattle no dia 27 de novembro de 1942. Foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Em 1966, Hendrix, tocou e gravou com a banda de Little Richard de 1964 a 1965. Depois de obter sucesso inicial na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de seu desempenho em 1967 no Festival Pop de Monterey. Em janeiro de 1968, Hendrix foi preso pela polícia de Estocolmo, após ter destruído completamente um quarto de hotel num ataque de fúria devido à embriaguez. Ele foi a principal atração, dois anos mais tarde no Festival de Woodstock em 1969. 

 

Em maio de  1969, Hendrix foi preso no Aeroporto Internacional de Toronto após uma quantidade de heroína ter sido descoberta em sua bagagem.  Ele participou do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Em 06 de Setembro de 1970, Jimi Hendrix faz sua última apresentação com sua banda própria, no Isle Of Fehmarn Festival, na Alemanha. Não oficialmente esta banda era denominada Cry Of Love Band, e além de Jimi contava com Mitch Mitchell na bateria e Billy Cox no baixo. Após o show, os Hells Angels locais, que já vinham promovendo arruaças desde o início do festival, assaltaram a bilheteria e levaram toda a arrecadação. Em 16 de Setembro de 1970, Jimi Hendrix se apresenta pela última vez, ao vivo, num show do Eric Burdon & the War em Londres. 

 

Jimi Hendrix morreu em Londres nas primeiras horas de 18 de setembro de 1970, ele tinha se asfixiado em seu próprio vômito. Ele foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1992, e no Hall da Fama da Música do Reino Unido, em 2005. Ele recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 1994. Em 2006 seu álbum de estréia nos Estados Unidos, Are You Experienced, foi inserido no Registro Nacional de Gravações, e a revista Rolling Stone classificou-o como o melhor guitarrista na sua lista de 100 maiores guitarristas de todos os tempos, em 2003. Hendrix também foi a primeira pessoa a fazer parte do Hall da Fama da Música Nativo-Americana.

 Rockdigital