hendrix.jpg
Jimi Hendrix

 

James Marshall Jimi Hendrix, nascido Johnny Allen Hendrix em Seattle no dia 27 de novembro de 1942. Foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Em 1966, Hendrix, tocou e gravou com a banda de Little Richard de 1964 a 1965. Em meados de 1966, Hendrix lutava para ganhar a vida tocando o circuito de R&B como guitarrista de apoio. Após ser encaminhado para Chas Chandler, que estava deixando o The Animals e interessado em administrar e produzir artistas, Hendrix assinou um contrato de gestão e produção com Chandler e o ex-empresário Michael Jeffery do The Animals. Chandler trouxe Hendrix para Londres e começou a recrutar membros para uma banda, a Jimi Hendrix Experience. No final de outubro, após ter sido rejeitado pela Decca Records, a banda assinou com a Track Records. O seu primeiro álbum, Are You Experienced, foi lançado em 12 de maio de 1967, e alcançou o segundo lugar na UK Official Charts, e alcançou a quinta posição na Billboard 200. Em 18 de junho, a banda fez sua estreia nos EUA no Monterey Pop Festival. Imediatamente após o festival, Bill Graham os reservou para uma série de cinco shows no Fillmore East.

 

O segundo álbum de estúdio da banda, Axis: Bold as Love, foi lançado em 1 de dezembro de 1967 pela Track Records. O álbum alcançou o Top 10 nas paradas de álbuns do Reino Unido e EUA. No dia 4 de janeiro de 1968, Hendrix foi preso pela polícia de Estocolmo, após ter destruído completamente um quarto de hotel num ataque de fúria devido à embriaguez. O terceiro e último álbum de estúdio da banda, Electric Ladyland, foi lançado em 16 de outubro de 1968. Em meados de novembro, ele alcançou o topo na Billboard 200, onde passou duas semanas, e alcançou a sexta posição na UK Official Charts, onde passou 12 semanas na parada. Dois anos mais tarde, ele participou no último dia do Festival de Woodstock realizado de 15 a 18 de agosto de 1969. Em maio de  1969, Hendrix foi preso no Aeroporto Internacional de Toronto após uma quantidade de heroína ter sido descoberta em sua bagagem.  Ele participou do Festival da Ilha de Wight, em 1970. O seu álbum ao vivo, Band of Gypsys, foi lançado em 25 de março de 1970, e foi o primeiro álbum sem a Jimi Hendrix Experience. Foi gravado em 1 de janeiro de 1970, no Fillmore East em Nova York, com Billy Cox no baixo e Buddy Miles na bateria, frequentemente chamada de Band of Gypsys.

 

Em 06 de Setembro de 1970, Jimi Hendrix se apresentou no Isle Of Fehmarn Festival, na Alemanha. Não oficialmente, a sua banda era denominada Cry Of Love Band, com Mitch Mitchell na bateria e Billy Cox no baixo. Após o show, os Hells Angels locais, que já vinham promovendo arruaças desde o início do festival, assaltaram a bilheteria e levaram toda a arrecadação. Em 16 de setembro, Hendrix se apresentou em público pela última vez durante uma jam informal no Ronnie Scott's Jazz Club no Soho, em Londres, com Eric Burdon & the War. Jimi Hendrix morreu nas primeiras horas do dia 18 de setembro de 1970, ele tinha se asfixiado em seu próprio vômito. Jimi Hendrix foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 1992, e no Hall da Fama da Música do Reino Unido, em 2005. Ele recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 1994. Em 2006 seu álbum de estréia nos Estados Unidos, Are You Experienced, foi inserido no Registro Nacional de Gravações, e a revista Rolling Stone classificou-o como o melhor guitarrista na sua lista de 100 maiores guitarristas de todos os tempos, em 2003. Hendrix também foi a primeira pessoa a fazer parte do Hall da Fama da Música Nativo-Americana.