Litlle Richard

Richard Wayne Penniman nasceu em Macon na Geórgia no dia 5 de Dezembro de 1932. Foi um cantor, compositor e pianista americano. Em outubro de 1951, Richard começou suas gravações de jump blues pela RCA Camden. Em 1952 enquanto Richard estava em uma de suas gravações, seu pai levou um tiro e morreu, o assassino foi preso mas pouco tempo depois as acusações acabaram sendo retiradas. Richard foi forçado a trabalhar como lavador de pratos em Macon. Suas próximas gravações com a Peacock Records em 1953 não estavam satisfazendo Richard com sua carreira solo, ele então formou uma nova banda de R&B chamada The Upsetters.  

 

Como sugestão de Lloyd Price, Richard gravou uma demo para o selo gospel/R&B Specialty Records em 9 de fevereiro de 1955. O dono da Specialty, Art Rupe, emprestou dinheiro para comprar seu contrato da Peacock RecordsRichard disse à Rupe que gostava do som de Fats Domino, então Rupe e Blackwell reservaram o estúdio de gravação J & M de Cosimo Matassa em Nova Orleans, e contrataram músicos de estúdio que haviam trabalhado com Fats Domino. Após seguidas gravações que não agradaram Blackwell, Richard começou a espancar no piano um ritmo boogie woogie e gritar a improvisada "Tutti Frutti", uma canção que ele havia escrito e apresentado no palco durante anos. Blackwell estava tão impressionado com aquele som que fez Richard gravar a canção. A gravação foi lançada pela Specialty em outubro de 1955, estourando nas paradas.

 

Seguiram-se hits como "Lucille", "Keep A Knockin", "Long Tall Sally", "Rip it up", "Jenny Jenny" entre outros. Por fim, em 1958, largou a carreira após uma excursão a Austrália para dedicar-se à religião. Tornou-se pastor e gravou canções gospel. Em 1962, entretanto, voltou aos palcos em uma turnê com shows de abertura dos Beatles e do Rolling Stones. Nos anos 70, dedicou-se mais a eventos nostálgicos celebrando as "origens" do rock' roll do que a uma carreira artística efetiva, gravando poucas canções inéditas. Em 1986, Little Richard foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame, também foi eleito pela revista Rolling Stone o 8º maior artista da música de todos os tempos. Little Richard morreu no dia 09 de maio de 2020, aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo filho do músico, Danny Penniman, à revista Rolling Stone. A causa da morte, de acordo com a publicação, foi um câncer.

 Rockdigital