The Beatles

Foi uma banda de rock britânica. Em Março de 1957, John Lennon criou uma banda composta por colegas da escola Quarry Bank School, primeiramente chamada de The Black Jacks, mas logo definida como The Quarrymen em homenagem à escola. Paul McCartney havia assistido uma apresentação da banda em uma festa na Igreja St. Peter. Paul foi convidado a ingressar na banda. O jovem guitarrista George Harrison juntou-se à banda, apresentado por Paul que o teria conhecido por acaso num ônibus. O baterista oficial do Quarrymen, Colin Hanton deixou a banda em 1959. Stuart Sutcliffe, colega de Lennon, aderiu ao baixo. Sutcliffe sugeriu o nome The Beetles como homenagem a Buddy Holly e The Crickets. Em maio de 1960, os então Silver Beetles realizaram uma turnê no norte da Escócia, com o cantor Johnny Gentle. Após a turnê, eles mudaram seu nome para The Beatles. Encontrando-se sem um baterista, o grupo convidou Pete Best para assumir a posição. Em Liverpool, a banda realizou sua primeira aparição no famoso The Cavern Club, numa terça-feira de 21 de fevereiro de 1961. Brian Epstein, dono da loja de disco, viu o grupo pela primeira vez no clube. Os Beatles assinaram um contrato de cinco anos com Epstein. O baixista Stuart Sutcliffe morreu devido a uma hemorragia cerebral. 

 

A primeira sessão de gravação dos Beatles na EMI com George Martin, produtor da gravadora foi marcada no dia 6 de junho de 1962, no famoso Abbey Road Studios, no norte de Londres. Os três membros-fundadores da banda George, Paul e John pediram a Brian que ele demitisse Pete Best. A partir disso, o grupo começou a cogitar alguns nomes para assumir a função de baterista.  Em 19 de agosto, três dias após a demissão de Pete, e Ringo Starr, se tornou o baterista da banda e tocou no The Cavern Club. A primeira gravação dos Beatles com John, Paul, George e Ringo juntos aconteceu em 15 de outubro de 1962 em Hamburgo. Ringo tocou com o Beatles em sua segunda sessão de gravação na EMI, em 4 de setembro de 1962. A banda fez sua primeira aparição ao vivo na TV americana no The Ed Sullivan Show, em 9 de fevereiro de 1964. Em 15 de agosto de 1965, os Beatles fizeram o primeiro concerto da história do rock and roll num estádio aberto, no estádio de beisebol Shea Stadium, Nova York. O seu oitavo álbum, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, foi lançado em 1 de junho de 1967. Além de ter sido o primeiro álbum de rock a ganhar o Grammy Award de melhor álbum do ano, álbum contemporâneo, melhor capa e a melhor engenharia de som. 

No dia 24 de agosto de 1967, a banda foi apresentado ao Maharishi Mahesh Yogi em Londres. No dia seguinte, eles viajaram para Bangor para seu retiro de Meditação Transcendental. Brian Epstein, o empresário da banda, morreu em decorrência de overdose de Carbitol, medicamento para insônia em  27 de agosto. O seu nono álbum, The Beatles, também conhecido como o Álbum Branco, foi lançado em 22 de Novembro de 1968. Foi o último álbum dos Beatles a ser mixado separadamente para estéreo e mono, e o único álbum duplo da banda. A banda realizou sua última apresentação ao vivo no último andar do edifício da Apple Corps, em Londres, na tarde fria de 30 de janeiro de 1969. John anunciou sua saída para o resto da banda em 20 de setembro de 1969. Paul anunciou publicamente a dissolução da banda em 10 de abril de 1970. O seu décimo segundo álbum, Let It Be, foi lançado em 8 de maio de 1970. Na noite de 8 de dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava em Nova York, John Lennon foi abordado por Mark David Chapman que disparou 5 tiros com um revólver calibre 38. John morreu aos quarenta anos de idade. George Harrison morreu no dia 29 de Novembro de 2001 de câncer. Os Beatles foram induzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1988. 

 Rockdigital