crickets.jpg
The Crickets

 

Foi uma banda americana de rock and roll. Buddy Holly fazia gravações demo com amigos músicos em Lubbock desde 1954. Sonny Curtis, Jerry Allison, e Larry Welborn participaram dessas sessões. Em 1956 a banda de Holly, então conhecido informalmente como Buddy and the Two Tones, gravaram um álbum de rockabilly em Nashville no Tennessee, pela Decca Records. A banda não atingiu o sucesso financeiro até 1957, quando o produtor e engenheiro de gravação Norman Petty, gravou sessões de Holly em Clovis, Novo México. Buddy Holly já havia gravado para outra gravadora no seu próprio nome. O seu primeiro álbum, The "Chirping" Crickets, foi lançado em 27 de novembro de 1957. O The Crickets foi formado pelo guitarrista e vocalista Buddy Holly, o baterista Jerry Allison, o baixista Joe B. Mauldin e o guitarrista Niki Sullivan que abandonou a banda em pouco mais de um ano para retomar aos estudos. O The Crickets, agora um trio, continuou a fazer aparições no palco e na TV. Alguns disc jockeys se referiram à banda como Buddy Holly and the Crickets. Em 1958, Holly rompeu com o produtor Petty e se mudou para Nova York. Allison e Mauldin escolheram não ir e retornaram a Lubbock.

 

Holly passou a usar o seu próprio nome com os músicos de estúdio Tommy Allsup e Carl BunchWaylon Jennings excursionou com ele logo após o fim do The CricketsAllison e Mauldin aguardam com expectativa para se reunir com Holly depois de voltar de uma turnê de inverno. Entretanto, Mauldin, Allison e Sonny Curtis começam a gravar novas canções como o The Crickets, com vocais de Earl Pias. Enquanto eles estavam gravando, foi anunciado que Buddy Holly tinha morrido em um acidente de avião durante a turnê. David Box, um nativo de Lubbock, Texas, se juntou ao grupo como vocalista em 1960 com o single "Dont Cha Know" / "Peggy Sue Got Married", e deixou o grupo no mesmo ano. Em 1961, Jerry Naylor se tornou o vocalista do Crickets. O baterista Jerry Allison, possuía o nome e a marca comercial do The Crickets. Ele ofereceu a Naylor a posição de vocalista do The Crickets após a assinatura do grupo com a Liberty Records. O álbum, Bobby Vee Meets the Crickets, foi lançado em 14 de julho de 1962. Em 1963, o The Crickets alcançou o Top 40 no Reino Unido mais duas vezes, com os singles "My Little Girl" e "Don't Try to Change Me", a última de suas gravações a chegar às paradas.

 

Naylor gravou como vocalista do Crickets até 1964. David Box morreu em um acidente de avião em 23 de outubro de 1964, enquanto viajava como cantor solo. O álbum, A Long Way from Lubbock, foi lançado em 1975 com Albert Lee nos vocais. O álbum, The Crickets and Their Buddies, foi lançado em 2004, com clássicos de sua carreira, com performances de vários artistas, incluindo Eric Clapton, Graham NashBobby Vee e outros. Em 14 de abril de 2012, o The Crickets foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame por uma comissão especial encarregada de corrigir a omissão da banda com Buddy Holly quando ele foi induzido em 1986. O grupo não pôde comparecer à cerimônia porque Mauldin estava doente.  Joe B. Mauldin morreu de câncer no dia 7 de fevereiro de 2015, em Nashville, Tennessee. Em 6 de fevereiro de 2016, o The Crickets & Buddies se apresentou em Clear Lake, Iowa, no Surf Ballroom, o local da última apresentação de Holly. Membros de grupos anteriores apareceram. Após o show, Allison anunciou que era a performance final do grupo. Jerry Naylor morreu no dia 5 de dezembro de 2019, aos 80 anos.