The Crickets
Foi uma banda americana de Rock and Roll. Buddy Holly fazia gravações demo com amigos músicos em Lubbock, no Texas desde 1954. Sonny Curtis, Jerry Allison, e Larry Welborn participaram dessas sessões. Em 1956, a banda de Holly, então conhecido informalmente como Buddy and the Two Tones, gravaram um álbum de Rockabilly em Nashville, no Tennessee, pela Decca Records. A banda não atingiu o sucesso financeiro até 1957, quando o produtor e engenheiro de gravação Norman Petty, gravou sessões de Holly em Clovis, Novo México. Buddy Holly já havia gravado para outra gravadora no seu próprio nome. O The Crickets foi formado pelo guitarrista e vocalista Buddy Holly, o baterista Jerry Allison, o baixista Joe B. Mauldin e o guitarrista Niki Sullivan. O seu primeiro álbum, The "Chirping" Crickets, foi lançado em 27 de novembro de 1957, e foi o único álbum com a participação de Holly. Niki Sullivan abandonou a banda em pouco mais de 1 ano para voltar a estudar. O The Crickets, agora um trio, continuou a fazer aparições no palco e na TV. Alguns Disc-Jockeys se referiram à banda como Buddy Holly and the Crickets. Em 1958, Holly rompeu com o produtor Petty e se mudou para Nova York. Allison e Mauldin escolheram não ir e retornaram a Lubbock. Holly passou a usar o seu próprio nome com os músicos de estúdio Tommy Allsup e Carl Bunch. Waylon Jennings excursionou com ele logo após o fim do The Crickets.
Allison e Mauldin se reuniram com Holly depois que ele voltou de uma turnê de inverno. Mauldin, Allison e Sonny Curtis começam a gravar novas canções como o The Crickets, com vocais de Earl Pias. Enquanto eles estavam gravando, Buddy Holly faleceu no dia 3 de fevereiro de 1959 em um acidente de avião durante a sua turnê. David Box, um nativo de Lubbock, no Texas, se juntou ao grupo como vocalista em 1960 com o single "Dont Cha Know" / "Peggy Sue Got Married", e deixou o grupo no mesmo ano. O seu segundo álbum, In Style With the Crickets, foi lançado em 5 de dezembro de 1960 pela Coral Records, com Earl Sinks nos vocais. Em 1961, Jerry Naylor se tornou o vocalista do The Crickets. O baterista Jerry Allison, possuía o nome e a marca comercial do The Crickets. Ele ofereceu a Naylor a posição de vocalista do The Crickets após assinarem com a Liberty Records. O álbum em parceria, Bobby Vee Meets the Crickets, foi lançado em 14 de julho de 1962. O seu terceiro álbum, Something Old, Something New, Something Blue, Somethin' Else, foi lançado em dezembro de 1962 pela Liberty Records. Em 1963, o The Crickets alcançou o Top 40 na UK Singles Chart mais 2 vezes, com os singles "My Little Girl" e "Don't Try to Change Me", a última de suas gravações a chegar às paradas. O seu quarto álbum, California Sun / She Loves You, foi lançado em fevereiro de 1964. No mesmo ano, Naylor saiu do grupo. David Box faleceu em um acidente de avião em 23 de outubro de 1964, enquanto viajava como cantor solo.
O trio Allison, Curtis e Hardin, com a participação de Eric Clapton em 2 canções, gravou o seu quinto álbum, Rockin' 50's Rock'n'Roll, que foi lançado em dezembro de 1970 pela Barnaby Records, como um álbum conceitual de nostalgia dos anos 1950, composto por canções escritas por Holly. O seu oitavo álbum, A Long Way from Lubbock, foi lançado em maio de 1975 pela Mercury Records, com Albert Lee nos vocais. O seu décimo segundo álbum, The Crickets and Their Buddies, foi lançado em julho de 2004, com clássicos de sua carreira, com performances de vários artistas, incluindo Eric Clapton, Graham Nash, Bobby Vee e outros. O seu décimo terceiro álbum, About Time Too!, foi lançado em setembro de 2005. Em 14 de abril de 2012, o The Crickets foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame por uma comissão especial encarregada de corrigir a omissão da banda com Buddy Holly quando ele foi induzido em 1986. O grupo não pôde comparecer à cerimônia porque Mauldin estava doente. Joe B. Mauldin faleceu de câncer no dia 7 de fevereiro de 2015, em Nashville, no Tennessee. Em 6 de fevereiro de 2016, o The Crickets & Buddies se apresentou em Clear Lake, Iowa, no Surf Ballroom, o local da última apresentação de Holly. Membros de grupos anteriores apareceram. Após o show, Allison anunciou que era a performance final do grupo. Earl Sinks faleceu em sua casa no dia 13 de maio de 2017. Jerry Naylor faleceu no dia 5 de dezembro de 2019, aos 80 anos. Jerry Allison faleceu de câncer em 22 de agosto de 2022, em Lyles, no Tennessee, aos 82 anos.