eric.jpg
Eric Clapton

 

Eric Patrick Clapton nasceu em Ripley, Surrey, na Inglaterra no dia 30 de março de 1945. É um músico, cantor e compositor britânico. Clapton recebeu um violão Hoyer, fabricado na Alemanha, aos 13 anos. Seu jeito de tocar violão era tão avançado que, aos 16 anos, começou a ser notado. Nessa época, ele começou a se apresentar em Kingston, Richmond e West End. Em 1962, começou a se apresentar como uma dupla com David Brock em pubs ao redor de Surrey. Com 16 anos, Clapton se juntou a sua primeira banda, um grupo de R&B, o The Roosters. Ele ficou com a banda de janeiro até agosto de 1963. Em outubro daquele ano, ele fez uma temporada de sete shows com Casey Jones & the Engineers. Em outubro de 1963, ele passou a integrar a banda Yardbirds, que começava a fazer sucesso na Grã-Bretanha. Eric saiu em março de 1965. A virtuosidade e o poder de Clapton com seu instrumento inspiraram um fã a escrever com tinta spray as palavras "Clapton is God", em uma parede da estação de metrô de Islington. Eric entrou para a John Mayall & the Bluesbreakers e saiu em 1966 para formar o Cream, um dos primeiros power trios do rock, com seus amigos Jack Bruce e Ginger Baker. As brigas internas, especialmente entre Bruce e Baker, levou o fim do trio. Uma segunda participação em outro super grupo, o Blind Faith em 1969, com BakerSteve Winwood e Rick Grech, que resultou em um álbum e uma turnê norte-americana. Clapton passou a viajar em turnê como convidado do grupo americano Delaney and Bonnie and Friends.

 

O seu primeiro álbum solo,  Eric Clapton, foi lançado em 16 de agosto de 1970. Clapton formou a banda Derek and the Dominos. O seu segundo álbum solo, 461 Ocean Boulevard, foi lançado em julho de 1974 pela RSO Records, e alcançou o topo na Billboard 200. O seu quinto álbum, Slowhand, foi lançado em 25 de novembro de 1977, e produziu dois singles de sucesso "Lay Down Sally" e "Wonderful Tonight". O seu décimo primeiro álbum, Journeyman, foi lançado em 7 de novembro de 1989. Anunciado como um retorno à forma de Clapton, que lutou contra o vício do álcool e recentemente encontrou a sobriedade. O álbum alcançou o segundo lugar na UK Albums Chart,  e recebeu um Grammy Awards na categoria de Melhor Performance Vocal de Rock Masculino em 1990. Em 20 de março de 1991, Conor, seu filho de quatro anos com a modelo italiana Lori Del Santo, morreu depois de cair da janela de um apartamento. Devido essa perda, Clapton compôs a canção "Tears In Heaven". Em 2002, Clapton levou a leilão parte de sua coleção de guitarras para levantar fundos para o Crossroads, centro de reabilitação para viciados que ele fundou na Antígua em 1997. Eric Clapton se tornou o primeiro e único artista 3 vezes incluído no Rock and Roll Hall of Fame. Ele foi incluído pela primeira vez em 1992 como um membro da banda Yardbirds. A sua segunda inclusão foi um ano depois em 1993, para a super-grupo Cream. E a terceira vez no dia 06 de março de 2000, quando ele foi incluído como um artista solo. Em 3 de novembro de 2004, Clapton foi condecorado com o título da Ordem do Império Britânico. Em maio de 2005, Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker se reuniram como Cream para uma série de concertos no Royal Albert Hall em Londres.

 

Mais tarde, o Cream se apresentou em Nova York no Madison Square Garden. O seu décimo sétimo álbum, Back Home, foi lançado em 29 de agosto de 2015 pela Reprise Records. Em 2007, um jornalista de Montreal chamado Michael Woloschuk pesquisou os registros de serviço das Forças Armadas Canadenses. Ele soube que o pai de Clapton era Edward Walter Fryer, nascido em 21 de março de 1920 em Montreal e falecido em 15 de maio de 1985 em Newmarket, Ontário. Fryer era músico (piano e saxofone) e um vagabundo de longa data que se casou várias vezes, teve vários filhos e, aparentemente, nunca soube que era o pai de Eric Clapton. Clapton agradeceu a Woloschuk em um encontro no Aeroporto Macdonald-Cartier, em Ottawa, Ontário, Canadá. Em 28 de junho de 2008, ele foi a atração principal do Hard Rock Calling 2008 no Hyde Park de Londres com o apoio de Sheryl Crow e John Mayer. O seu décimo oitavo álbum, Clapton, foi lançado em 27 de setembro de 2010 e alcançou a sexta posição na Billboard 200. Clapton fez uma turnê pelos EUA e Europa de 14 de março a 19 de junho de 2013 para comemorar 50 anos como músico profissional. Em uma entrevista de 2016 para a revista Classic Rock, Clapton revelou que ele havia sido diagnosticado com neuropatia periférica em 2013, uma condição envolvendo danos aos nervos periféricos que normalmente causa dor em facadas, queimação ou formigamento nos braços e pernas. Clapton realizou dois shows no Madison Square Garden em Nova York em 1 e 3 de maio de 2015, que marcaram o 46º aniversário desde que Clapton, com o Cream, abriu o novo Madison Square Garden em 2 de novembro de 1968. O seu vigésimo álbum, I Still Do, foi lançado em em 20 de maio de 2016.