Eric Clapton

 

Eric Patrick Clapton nasceu em Ripley na Inglaterra no dia 30 de março de 1945. É um guitarrista, cantor e compositor britânico. Em 1963, passou a integrar a banda Yardbirds, que começava a fazer sucesso na Grã-Bretanha. Eric e acabou saindo em março de 1965. A virtuosidade e o poder de Clapton com seu instrumento inspiraram um fã a escrever com tinta spray as palavras "Clapton is God", em uma parede da estação de metrô de Islington. Eric entrou para a John Mayall & the Bluesbreakers e saiu em 1966 para formar o Cream, um dos primeiros power trios do rock, com seus amigos Jack Bruce e Ginger BakerClapton ficou chocado ao ver as extrovertidas e irreverentes brincadeiras que Jimi Hendrix fazia durante a apresentação. As brigas internas, especialmente entre Bruce e Baker, levou o fim do trio. Uma segunda participação em outro super grupo, o Blind Faith (1969), com BakerSteve Winwood e Rick Grech, resultou em um álbum e uma turnê norte-americana.

 

Clapton então decidiu ficar um pouco nas sombras, e passou a viajar em turnê como convidado do grupo americano Delaney and Bonnie and Friends. Clapton lançou seu primeiro disco solo em 1970, que trazia uma de suas melhores composições, "Let It Rain". Clapton formou uma nova banda com a intenção de contrastar com o culto de "estrelismo" que crescera a sua volta. Isto tornou-se ainda mais evidente com a escolha do nome, Derek and the Dominos. Clapton parou de tocar e se apresentar e tornou-se viciado em heroína, o que resultou em um hiato em sua carreira. Em 20 de março de 1991, Conor, filho de quatro anos de Clapton com a modelo italiana Lori Del Santo, morreu depois de cair da janela de um apartamento. Devido essa perda, Clapton compõe a canção Tears In Heaven

 

Em 1999, Clapton, então com 54 anos, conheceu a artista gráfica Melia McEnery, 25, em Los Angeles enquanto trabalhava em um álbum com B. B. King. Eles se casaram em 2002 e tiveram três filhas. Nesse mesmo ano, Clapton levou a leilão parte de sua coleção de guitarras para levantar fundos para o Crossroads, centro de reabilitação para viciados que ele fundou na Antígua em 1997. Eric Clapton se tornou o primeiro e único artista três vezes induzido no Rock and Roll Hall of Fame. Ele foi induzido pela primeira vez em 1992 como um membro do Yardbirds.  A segunda indução veio um ano mais tarde em 1993, para o Cream. E a terceira vez em 06 de março de 2000, Eric Clapton foi induzido como um artista solo. Em 3 de novembro de 2004, Clapton foi condecorado com o título da Ordem do Império Britânico.

 Rockdigital