top of page
mayal.jpg
John Mayall - Don`t Waste My Time
00:00 / 00:25
John Mayall 

 

John Mayall nasceu no dia 29 de novembro de 1933 em Macclesfield, Inglaterra. É um cantor, compositor e multi-instrumentalista britânico. Em 1956, com o colega de faculdade Peter Ward, Mayall tinha fundado o Powerhouse Four que consistia de músicos locais. Em 1962, ele se tornou membro do blues Syndicate. No final de 1963, Mayall se mudou para Londres e com a sua banda, agora chamada os Bluesbreakers, Mayall começou a tocar no Marquee Club. O primeiro single lançado por John Mayall e sua banda em maio de 1964, foi a canção "Crawling Up a Hill", com "Mr. James" como lado B. Mayall assinou um contrato com a Decca Records. O seu primeiro álbum ao vivo, John Mayall Plays John Mayall em 1965 pela Decca. O álbum foi gravado ao vivo no clube Klooks Kleek em West Hampstead, em Londres, no dia 7 de dezembro de 1964. Eles tiveram uma programação constante de mais de 100 diferentes músicos na sua trajetória. O guitarrista Roger Dean deixou a banda e foi substituído por Eric Clapton. A banda perdeu o seu contrato com a gravadora Decca naquele ano. O single "I'm Your Witchdoctor", produzido por Jimmy Page em outubro de 1965, foi o primeiro creditado a John Mayall & The Bluesbreakers, seguido por um retorno à Decca em 1966.

 

Depois, em agosto de 1966 John Mayall e Eric Clapton lançam o single "Lonely Years", com o lado B "Bernard Jenkins", que foi lançado pela purdah Records. O seu primeiro álbum, Blues Breakers with Eric Clapton, conhecido como The Beano Album, foi lançado em 22 de julho de 1966, e foi pioneiro em um som de Blues-Rock dominado pela guitarra. O álbum alcançou o Top 10 no Reino Unido. Clapton saiu da banda para formar o Cream e foi substituído por Peter Green para a gravação do segundo álbum, Hard Road, lançado em 17 de fevereiro de 1967. Green saiu para formar o Fleetwood Mac. Então Mick Taylor se juntou a banda, e o quarto álbum, Crusade, foi lançado em 1 de setembro de 1967. O seu quinto álbum de estúdio, Bare Wires, foi lançado em 1968 pela Decca Records. Foi o últimoálbum de estúdio de John Mayall a apresentar o nome Bluesbreakers. Também foi o seu primeiro álbum de sucesso, alcançando a terceira posição na UK Albums Chart, e na posição 59 na Billboard 200. O seu sexto álbum, Blues from Laurel Canyon, foi lançado em novembro de 1968. Mick Taylor saiu para se juntar aos Rolling Stones, e o nome Bluesbreakers foi retirado dos álbuns, ficando somente John Mayall. O seu quarto álbum ao vivo, The Turning Point, foi gravado em um show no Bill Graham 's Fillmore East em 12 de julho de 1969. O single "Don't Waste My Time" alcançou a posição 81 na Billboard Hot 100. O seu sétimo álbum, Empty Rooms, foi lançado em março de 1970 pela Polydor Records, e alcançou o nono lugar na UK Albums Chart. O seu vigésimo álbum, Return of the Bluesbreakers, lançado em 1985 pela Aim Australia, fez retornar o nome Bluesbreakers e foi mantido desde então.

 

Com algumas interrupções, os Bluesbreakers continuaram a lançar alguns álbuns e fazer turnês, apesar de nunca terem alcançado a aclamação popular ou da crítica pelo seu material inicial. Em 2003, Eric Clapton, Mick Taylor e Chris Barber se reuniram com a banda de John Mayall para comemorar o 70th Birthday Concert in Liverpool. Em 2005, Mayall foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico. Em novembro de 2008, Mayall anunciou em seu site, que saiu dos Bluesbreakers para diminuir a sua carga de trabalho e se dar a liberdade para trabalhar com outros músicos. O ex-membro da banda Johnny Almond faleceu no dia 18 de novembro de 2009, do câncer com a idade de 63 anos. Em 2009, a Eagle Records pediu a Mayall um novo álbum, e ele montou uma banda solo e o seu trigésimo segundo álbum, Tough, lançado em  15 de setembro de 2009. Em 2013, Mayall assinou um contrato com Forty Below Records. O seu trigésim o quarto álbum, A Special Life, foi lançado em 30 de maio de 2014. Em 2016, Mayall foi incluído no Blues Hall of Fame. A autobiografia de Mayall, Blues From Laurel Canyon: My Life As A Bluesman, co-escrita com Joel McIver, foi publicada pela Omnibus Press em agosto de 2019. O seu trigésimo sexto álbum, Nobody Told Me, foi lançado em 22 de fevereiro de 2019. O seu trigésimo sétimo álbum, The Sun Is Shining Down, foi lançado em 28 de janeiro de 2022 pela Forty Below.

bottom of page