rolling.jpg
Rolling Stones - As Tears Go By
The Rolling Stones

É uma banda de rock britânica. Em 1960, Mick Jagger e Keith Richard se reencontra em um trem na estação de Dartford, Inglaterra. Jagger e Richards foram convidados pelo guitarrista Brian Jones em 1962 para montar uma banda de R&B branca, que se chamaria The Rolling Stones, inspirado no nome de uma canção de Muddy Waters, "Rollin' Stone", cujo nome foi utilizado oficialmente, pela primeira vez, em sua apresentação no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962. Bill Wyman seria acrescentado à banda porque possuía mais de um amplificador. Em janeiro de 1963, Charlie Watts assumiu a bateria. A banda assina um contrato com a Decca Records. O seu primeiro álbum, The Rolling Stones, foi lançado em abril de 1964. O seu quarto álbum, Out Of Our Heads, lançado em 1965, foi o primeiro de uma série de álbuns com composições da dupla Jagger / Richards. Em 1969, Brian Jones oficialmente é demitido dos Stones, sendo substituído por Mick Taylor. Poucos dias depois de sua saída, Brian Jones seria encontrado morto, afogado na piscina de sua casa em Sussex. Em 6 de dezembro de 1969, a banda participou do Festival de Altamont, na Califórnia. O seu nono álbum, Sticky Fingers, foi lançado em 23 de abril de 1971, com a capa idealizada por Andy Warhol, e foi o primeiro a mostrar o famoso logotipo da boca produzido por John Pasche

 

Na primavera de 1971 os Rolling Stones deviam mais impostos do que poderiam pagar e deixaram o Reino Unido antes que o governo pudesse se apropriar de seus patrimônios. Os Stones se auto-exilaram na França. Keith Richards alugou a Villa Nellcôte, perto de Nice, e usaram o seu porão como estúdio de gravação, usando a aparelhagem e estrutura do Rolling Stones Mobile Studio, o caminhão de gravação móvel da banda. O seu álbum duplo, Exile on Main Street, foi lançado em 12 de maio de 1972, e alcançou o topo na Billboard 200. Com a saída repentina de Mick Taylor para seguir carreira solo, Ronnie Wood do Faces assumiu a segunda guitarra. O seu décimo sétimo álbum, Emotional Rescue, foi lançado a 23 de junho de 1980, alcançou o topo na Billboard 200. Em 1981 a banda sai da Atlantic Records e assina com a EMI. O pianista Ian Stewart, gerente de palco e um dos fundadores da banda, faleceu em 1985 em virtude de um ataque cardíaco. O seu vigésimo álbum, Dirty Work, foi lançado em 24 de março de 1986 pela Rolling Stones Records. O baixista Bill Wyman deixou a banda em 1993 e foi substituído por Ron Wood. Eles foram incluídos no Rock and Roll Hall of Fame em 1989. Para comemorar os 40 anos da banda, o álbum duplo de coletânea, Forty Licks, foi lançado em 2002. Os Stones foram induzidos no UK Music Hall of Fame em 2004. O seu vigésimo segundo álbum, A Bigger Bang, foi lançado em 5 de setembro de 2005.

 

Esse é o seu último álbum de estúdio de composições originais. Em 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones voltaram ao Brasil para o show da turnê nas areias da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Eles tocaram no Festival de Glastonbury em 2013. Em março de 2016 a banda se apresentou em Cuba. O seu vigésimo terceiro álbum, Blue & Lonesome, foi lançado em 2 de dezembro de 2016. O álbum consiste em 12 cover de blues. Em março de 2019, foi anunciado que Jagger passaria por uma cirurgia de substituição da válvula cardíaca. Em 4 de abril de 2019, foi anunciado que ele havia concluído seu procedimento de válvula cardíaca em Nova York, estava se recuperando após uma operação bem-sucedida. Jagger, Richards, Watts e Wood em suas próprias casas, foram uma das atrações principais do programa Global Citizen's One World: Together at Home,num show on-line na tela em 18 de abril de 2020, um evento global para apoiar os profissionais de saúde da linha de frente e a OMS durante a pandemia do COVID-19. O álbum de 1973 da banda, Goats Head Soup, foi relançado em 4 de setembro de 2020. O álbum liderou a parada de álbuns do Reino Unido quando os Rolling Stones se tornaram a primeira banda a liderar as paradas em seis décadas diferentes.