The Rolling Stones

É uma banda de rock britânica. Em 1960, Mick Jagger e Keith Richard se reencontra em um trem na estação de Dartford, Inglaterra. Os dois são convidados pelo guitarrista Brian Jones para montar uma banda de R&B branca, que se chamaria The Rolling Stones, inspirado no nome de uma canção de Muddy Waters. Sua primeira apresentação foi no Marquee Club em Londres em 12 de julho de 1962. Bill Wyman seria acrescentado à banda porque possuía mais de um amplificador. Em janeiro de 1963, Charlie Watts assumiu a bateria. A banda assina um contrato com a Decca Records. O seu primeiro álbum, The Rolling Stones, foi lançado em abril de 1964. O seu quarto álbum, Out Of Our Heads, lançado em 1965, foi o primeiro de uma série de álbuns com composições da dupla Jagger / Richards. Em 1969, Brian Jones oficialmente é demitido dos Stones, sendo substituído por Mick Taylor. Poucos dias depois de sua saída, Brian Jones seria encontrado morto, afogado na piscina de sua casa em Sussex. Em 6 de dezembro de 1969, a banda participou do Festival de Altamont, na Califórnia. O seu nono álbum, Sticky Fingers, foi lançado em 23 de abril de 1971, com a capa idealizada por Andy Warhol, e foi o primeiro a mostrar o famoso logotipo da boca produzido por John Pasche

 

Na primavera de 1971 os Rolling Stones deviam mais impostos do que poderiam pagar e deixaram o Reino Unido antes que o governo pudesse se apropriar de seus patrimônios. Os Stones se auto-exilaram na França. Keith Richards alugou a Villa Nellcôte, perto de Nice, e usaram o seu porão como estúdio de gravação, usando a aparelhagem e estrutura do Rolling Stones Mobile Studio, o Caminhão de Gravação Móvel da Banda. Como resultado, o álbum duplo, Exile on Main Street, foi lançado em 12 de maio de 1972, que alcançou o topo na Billboard 200. Com a saída repentina de Mick Taylor para seguir carreira solo, Ronnie Wood do Faces assume a segunda guitarra. O seu décimo sétimo álbum, Emotional Rescue, foi lançado a 23 de junho de 1980, alcançou o topo na Billboard 200. Em 1981 a banda sai da Atlantic Records e assina com a EMI. O pianista Ian Stewart, gerente de palco e um dos fundadores da banda, morre em 1985 em virtude de um ataque cardíaco. Considerado como o sexto Stone, é homenageado com uma faixa no vigésimo álbum da banda, Dirty Work, que foi lançado em 24 de março de 1986 sob o selo Rolling Stones Records. O baixista Bill Wyman deixa a banda em 1993 e foi substituído por Ron Wood. Para comemorar os 40 anos da banda, o álbum duplo de coletânea, Forty Licks, foi lançado em 2002. 

 

O seu vigésimo segundo álbum, A Bigger Bang, foi lançado em 5 de setembro de 2005. Esse é o seu último álbum de estúdio de composições originais. Em 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones voltaram ao Brasil para o show da turnê nas areias da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para um público estimado em 1,5 milhão de pessoas, o maior show da banda e um dos maiores concertos de rock de todos os tempos. Em março de 2016 a banda se apresentou em Cuba. O seu vigésimo terceiro álbum, Blue & Lonesome em 2 de dezembro de 2016. O álbum consiste em 12 cover de blues de artistas como Howlin 'Wolf, Jimmy Reed e Little Walter, e contou com Eric Clapton em duas músicas. O álbum, On Air, uma coleção de 18 gravações que a banda realizou na BBC entre 1963 e 1965, foi lançado em dezembro de 2017. Os Stones saíram na sua No Filter Tour com catorze shows na Europa em setembro e outubro de 2017, sendo estendida ao longo de julho de 2018. Em março de 2019, foi anunciado que Jagger passaria por uma cirurgia de substituição da válvula cardíaca, forçando a banda a adiar a etapa norte-americana. Em 16 de maio, os Rolling Stones anunciaram que a No Filter Tour seria retomado em 21 de junho. Em 2020, a turnê na América do Norte foi adiada para começar em 8 de maio devido à pandemia do COVID-19.

 Rockdigital