Muddy Waters

McKinley Morganfield nasceu no Condado de Issaquena, Mississippi no dia 4 de abril de 1913,  foi um músico de blues norte-americano. O seu nome artístico traduzido é Águas Lamacentas, ele ganhou devido ao costume de quando criança brincar em um rio. Ele se mudou mais tarde de Mississipi para Chicago, Illinois, onde trocou o violão pela guitarra elétrica. Sua popularidade começou a crescer entre os músicos negros, e isso o permitiu passar a se apresentar em clubes de grande movimento. A técnica de Muddy é fortemente característica devido a seu uso da braçadeira na guitarra. Suas primeiras gravações pela Chess Records apresentavam Muddy Waters na guitarra e vocais apoiado por um violoncelo.

 

Posteriormente, ele adicionaria uma seção rítmica e a gaita de Little Walter, inventando a formação clássica de Chicago Blues. Em agosto de 1941, Alan Lomax foi para Stovall, Mississippi, em nome da Biblioteca do Congresso para gravar com vários músicos de country blues. Ele trouxe o seu material e gravou na casa de Muddy. Mais tarde, ele enviou duas cópias da prensagem e um cheque de vinte dólares, e Muddy foi até a esquina e colocou na jukebox. Lomax veio em julho de 1942 para gravar Muddy novamente. Ambas as sessões foram lançadas no seu primeiro álbum como Down on Stovall's Plantation pela Testament RecordsMuddy rapidamente tornou-se a figura mais famosa do Chicago Blues. 

 

Muitas das canções tocadas por ele tornaram-se sucesso: Walkin' blues, Hoochie Coochie Man, She’s Nineteen Years Old e Rolling and Tumbling. Foi Waters quem ajudou Chuck Berry a conseguir seu primeiro contrato. Em 30 de abril de 1983 Muddy Waters morreu vítima de Insuficiência cardíaca enquanto dormia na sua casa em Westmont, Illinois. A cidade de Chicago e o subúrbio de Westmont homenagearam Muddy colocando seu nome em vias públicas. Um pouco da história de Muddy Waters e da Chess Records foi retratada no filme Caddilac Records de 2008. Muddy Waters foi induzido ao "Blues Hall of Fame" em 1980 e ao Rock and Roll Hall of Fame em 1987. Ele foi considerado o 49º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

 Rockdigital