Muddy Waters
McKinley Morganfield nasceu no dia 4 de abril de 1913 no Condado de Issaquena, no Mississippi. Foi um músico de Blues norte-americano. Sua avó, Della Grant, o criou depois que sua mãe morreu, logo após seu nascimento. Grant deu a ele o apelido de Muddy desde cedo porque ele adorava brincar nas águas lamacentas de Deer Creek. Waters foi adicionado anos depois, quando ele começou a tocar gaita e se apresentar localmente em sua adolescência. Ele teve o seu primeiro contato com a música na igreja Batista. Aos 17 anos, ele comprou seu primeiro violão. Ele começou a tocar suas músicas em bares perto de sua cidade natal, principalmente em uma plantação de propriedade do coronel William Howard Stovall. No início da década de 1930, Waters acompanhou Big Joe Williams em turnês pelo Delta, tocando gaita. Em agosto de 1941, Alan Lomax foi para Stovall, Mississippi, em nome da Biblioteca do Congresso para gravar vários músicos de Country Blues. Ele gravou Waters na sua casa. Mais tarde, ele enviou duas cópias da prensagem e um cheque de vinte dólares. Lomax voltou em julho de 1942 para gravá-lo novamente. Ambas as sessões foram eventualmente lançadas pela Testament Records como Down on Stovall's Plantation. Em 1943, Muddy Waters foi para Chicago com a esperança de se tornar um músico profissional em tempo integral. Ele viveu com um parente por um curto período enquanto dirigia um caminhão e trabalhava em uma fábrica durante o dia e se apresentava à noite. Big Bill Broonzy, então um dos principais bluesmen em Chicago, fez Waters abrir seus shows nos clubes barulhentos onde Broonzy tocava. Isso deu a ele a oportunidade de tocar para um grande público. Em 1944, ele comprou sua primeira guitarra elétrica e formou o seu primeiro combo elétrico.
Em 1946, ele começou a gravar para a Aristocrat Records, um selo recém-formado, dirigido pelos irmãos Leonard e Phil Chess. Em 1948, os singles "I Can't Be Satisfied" e "I Feel Like Going Home" se tornaram sucessos, e sua popularidade nos clubes começou a crescer. Logo depois, a Aristocrat mudou seu nome para Chess Records. A música de Muddy Waters, "Rollin 'Stone", também se tornou um sucesso naquele ano. Em meados da década de 1950, os singles de Muddy Waters estavam frequentemente em várias paradas de Rhythm & Blues da revista Billboard. Waters gravou a canção "Mannish Boy" em Chicago em 24 de maio de 1955, e gravou várias versões durante sua carreira. O seu primeiro álbum de compilação, The Best of Muddy Waters, foi lançado em abril de 1958. As doze canções foram originalmente lançadas como singles entre 1948 e 1954 e a maioria apareceu no top 10 na Billboard Rhythm & Blues Records. Muddy Waters fez uma turnê pela Inglaterra em 1958. No Newport Jazz Festival, ele gravou o seu primeiro álbum ao vivo e um dos primeiros álbuns de blues ao vivo, At Newport 1960, lançado em 15 de novembro de 1960. Em outubro de 1963, Muddy Waters participou da primeira de várias turnês anuais pela Europa, organizadas como o American Folk Blues Festival, durante a qual ele também tocou números mais acústicos. O seu sétimo álbum, Fathers and Sons, foi lançado em agosto de 1969, com uma banda de apoio que incluía Mike Bloomfield e Paul Butterfield. Foi o seu álbum de maior sucesso da carreira, alcançando a posição 70 na Billboard 200. Em 1972, ele ganhou seu primeiro Grammy Awards na categoria de Melhor Gravação Étnica ou Tradicional pelo seu álbum de compilação, They Call Me Muddy Waters, lançado em 1971.
Em 1972, ele voou para a Inglaterra para gravar o álbum, The London Muddy Waters Sessions. Waters ficou insatisfeito com os resultados, devido ao som mais voltado para o Rock dos músicos britânicos. O álbum ganhou outro Grammy Awards na categoria de Melhor Gravação Étnica ou Tradicional. O seu álbum, The Muddy Waters Woodstock Album, foi lançado em abril de 1975. Foi o seu último álbum pela Chess Records, e ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Gravação Folclórica Étnica ou Tradicional. O seu álbum de estúdio, Hard Again, foi lançado em 1977, e foi o primeiro álbum de Waters pela Blue Sky Records depois de deixar a Chess. O álbum ganhou o Grammy Awards na categoria de Melhor Gravação Folclórica Étnica ou Tradicional no ano de seu lançamento. Em 1982, o declínio da sua saúde interrompeu drasticamente sua programação de apresentações. Sua última apresentação pública ocorreu quando ele se sentou com a banda de Eric Clapton em um show na Flórida no verão de 1982. Muddy Waters faleceu durante o sono de insuficiência cardíaca, em sua casa em Westmont, Illinois, no dia 30 de abril de 1983, de complicações relacionadas ao câncer no Good Samaritan Hospital em Downers Grove, Illinois, aos 70 anos. Um pouco da história de Muddy Waters e da Chess Records foi retratada no filme Caddilac Records de 2008. Muddy Waters foi incluído no Blues Hall of Fame em 1980 e ao Rock and Roll Hall of Fame em 1987. Ele foi considerado o 49º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista Rolling Stone.