top of page
butterfield.jpg
Paul Butterfield - Buried Alive in the Blues
00:00 / 00:25
r.i.p.png
Paul Butterfield

Paul Vaughn Butterfield nasceu em Chicago no dia 17 de dezembro de 1942. Foi um gaitista, cantor e líder de banda de Blues americano. Butterfield frequentou a Universidade de Chicago, onde conheceu o aspirante a guitarrista de Blues Elvin Bishop. Ele cantava e tocava gaita e Bishop o acompanhava na guitarra. Eles começaram a se apresentar no Big John's, um clube popular na cidade de Chicago. Butterfield conheceu o guitarrista Mike Bloomfield, e formaram a The Paul Butterfield Blues Band, e eles assinaram um contrato com a Elektra Records. A banda foi convidada para se apresentar no Newport Folk Festival em julho de 1965. Bob Dylan convidou a banda para apoiá-lo na sua primeira performance elétrica ao vivo. A banda adicionou o tecladista Mark Naftalin, e seu primeiro álbum, The Paul Butterfield Blues Band, foi lançado em 1965. O seu segundo álbum, East-West, foi lançado em 1966. O álbum alcançou a posição 65 na Billboard 200. Na Inglaterra, em novembro de 1966, Butterfield gravou várias músicas com John Mayall & the Bluesbreakers, do álbum, A Hard Road. O EP John Mayall's Bluesbreakers with Paul Butterfield, foi lançado no Reino Unido em janeiro de 1967.

 

Apesar de seu sucesso, o Butterfield Blues Band logo mudou sua programação. Arnold e Davenport deixaram a banda, e Mike Bloomfield passou a formar seu próprio grupo, a Electric Flag. Com Bishop e Naftalin permanecendo na guitarra e teclados, a banda adicionou o baixista Bugsy Maugh, o baterista Phillip Wilson, os saxofonistas David Sanborn e Gene Dinwiddie. Esta formação gravou o seu terceiro álbum, The Resurrection of Pigboy Crabshaw, lançado em 1967. O álbum alcançou a posição 52 na Billboard 200. O seu quarto álbum, In My Own Dream, foi lançado em 1968. O álbum alcançou o número 79 na Billboard 200. No final de 1968, tanto Bishop quanto Naftalin saíram da banda. A The Butterfield Blues Band foi convidada a tocar no Woodstock Festival em 18 de agosto de 1969. Apesar de sua performance, eles não apareceram no filme Woodstock. O seu sexto álbum, Keep On Moving, foi lançado em 1969, com apenas Butterfield da formação original. O álbum alcançou a posição 102 na Billboard 200. O seu primeiro álbum ao vivo, Live, foi lançado em 1970. O álbum duplo foi gravado de 21 a 22 de março de 1970, no The Troubadour, em West Hollywood, na Califórnia. A canção "One Night Stand" foi tocada com a Janis Joplin e a Paul Butterfield Blues Band em março de 1970, e foi lançada em 1982 no álbum, Farewell Song, que é uma coleção de 9 gravações inéditas de Janis.

 

O seu sétimo álbum, Sometimes I Just Feel Like Smilin', foi lançado em 1971, e a Paul Butterfield Blues Band se desfez. Em 1972, uma retrospectiva da sua carreira no álbum, Golden Butter: The Best of the Butterfield Blues Band, foi lançado pela Elektra. Após a dissolução da banda, Butterfield formou a sua próxima banda, a Paul Butterfield's Better Days, que lançou 2 álbuns de estúdio. A versão de "Buried Alive in the Blues" está no primeiro álbum da banda. Butterfield prosseguiu em sua carreira solo e com músicos de apoio, e continuou em turnê, e gravou o seu primeiro álbum solo, Put It in Your Ear, que foi lançado em 1976, e o seu segundo álbum, North South, foi lançado em 1981. A partir de 1980, Paul Butterfield passou por vários procedimentos cirúrgicos para aliviar a sua Peritonite, uma grave e dolorosa inflamação dos intestinos e começou a usar analgésicos, incluindo heroína, o que levou a um vício. Seu amigo, Mike Bloomfield foi encontrado morto de uma overdose de drogas em seu carro no dia 15 de fevereiro de 1981. O seu terceiro e último álbum solo, The Legendary Paul Butterfield Rides Again, foi lançado em 1986. No dia 15 de abril de 1987, ele participou do concerto BB King & Friends. No dia 4 de maio de 1987, aos 44 anos, Paul Butterfield faleceu em seu apartamento no bairro de North Hollywood, em Los Angeles, vítima de uma overdose de drogas.

bottom of page